GAVETEIRO DE PAREDE COM PINTURA FLORAL – 158

Olá, amigos, bom dia!

Eu, pelo menos, espero ter um bom domingo, com tudo que temos direito: minha corrida mais longa, ao ar livre; um pouco de descanso também, que ninguém é de ferro; trabalhar em meus porjetos, para aproveitar o dia mais livre e, por fim, ficar um pouco com meu pai, como tenho feito todos os últimos dias…

Bem, entre um compromisso e outro, tenho conseguido trabalhar um pouquinho, e a peça que vou apresentar em meu post de hoje foi uma dessas que eu consegui fazer essa semana… na verdade eu a comecei há uns dois anos, fiz o fundo, transferi o risco, e comecei a pintar as folhas… Aí acabei me ocupando de outras coisas e a peça ficou lá, guardada, esperando para ser terminada…

Essa semana, finalmente, eu consegui terminá-la, o que é muito bom! Adoro ver meus trabalhos finalizados, dá uma sensação tão boa de “coisa realizada”… Mesmo que a gente demore para fazer algo, é muito gratificante fazer. É muito melhor do que não realizar as coisas…

Então, vamos lá:


Gaveteiro visto de frente


Um dos lados…


…e o outro lado

A pintura floral que fiz nessa peça é uma variação do bauernmalerei, técnica que tenho usado em muitos outros trabalhos também e que em breve irei colocar aqui. Na verdade essa é uma técnica de pintura derivada do bauer, o tipo de pincelada, os movimentos e a composição seguem as mesmas regras dessa técnica, o que muda um pouco são os motivos e as cores utilizadas, os acabamentos e preparo das peças.

Como esse gaveteiro é de madeira natural, eu o preparei lixando muito bem e aplicando, em seguida, o médium envelhecedor na cor marrom madeira, retirando o excesso com um paninho, de forma que os veios da madeira ficassem aparentes. Se sua peça for de MDF você poderá prepará-la do mesmo jeito, mas já adianto que esse tipo de pintura fica muito melhor em peças de madeira natural.

Aliás, aproveitando o comentário acima, gostaria de deixar registrada aqui minha opinião sobre o MDF. Eu, pessoalmente, não gosto nada desse material. As peças de mdeira natural são muito mais bonitas, e mesmo sendo necessário lixá-las ou prepará-las antes da pintura, e apesar de suas imperfeições, nós, diferenças de textura e espessura, a uniformidade sem-graça do MDF não me agrada nem um pouco. Infelizmente hoje em dia é muito mais difícil encontrar peças de amdeira natural…

Escolhi fazer algumas flores grandes e pássaros para compor esse motivo. Como sempre devemos fazer ao pintar um desenho, comecei pelos elementos que ficam mais para trás, ou seja, as folhas. Utilizei diferentes tons de verde com pinceladas de branco para dar volume.

Depois pintei os pássaros (observe que nas laterais eu pintei o mesmo motivo, apenas invertendo a posição para que ambos ficassem voltados para frente). Os pássaros foram pintados com tons naturais, como avelã e marrom, sempre com as pinceladas de branco.


Detalhe da pintura do pássaro

E as flores foram pintadas com um tom de lilás claro e detalhes em rosa e branco.


Detalhe da pintura das flores

Bem, por hoje é isso, vou deixar vocês curiosas (os) para as novidades que virão… Estou preparando muitas coisas bacanas com pintura em madeira, bauernmalerei e coisas assim… Fiquem de olho! E não deixem de visitar meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br


Um comentário sobre “GAVETEIRO DE PAREDE COM PINTURA FLORAL – 158

  1. Cris,
    Ficou lindo o gaveteiro! A técnica é bonita, alegre!! Até me inspirou a pintar um dos móveis de minha casa!
    Tenho uma cômoda em madeira(marrom), herdei de minha mãe, que quero pintar. Ela tem 4 gavetas e mede aproximadamente 1,30m de altura por 1m de largura. Qual técnica vc sugere que eu pinte? É uma peça que eu tenho muita estima!! No momento ela tá no quarto, mas poderia ser colocada em outro lugar? Na sala, por exemplo? Gosto muito das suas peças em bauern, porém nunca fiz esse tipo de pintura. O máximo que já fiz, foi fazer uma pátina (branco e marfim) em meu roupeiro que tem madeira amarela (não gosto muito). Como confio em seu bom gosto e sei que vc não se encomodaria em me dar as sugestões, aguardo sua resposta! Mas não precisa pressa, eu espero, tá?
    Tenha um bom dia!! Que seja produtivo em todos os sentidos!!!
    Melhoras pra seu pai !!
    Bjo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *