QUADRINHOS COM FLORES PRENSADAS – 161

Bom dia, pessoal…

Andei meio tristonha esses dias (na verdade ainda estou meio assim, assim), meu pai está bem desanimado e as mudanças em seu quadro não aparecem. Procuro me ocupar com meus trabalhos e projetos na tentativa de seguir adiante e não sucumbir ao desânimo também, mas nem sempre é fácil. Pelo menos essa semana eu vou conseguir trabalhar um pouco todos os dias e pintar umas peças novas. Isso ajuda…
Bem, minha sugestão de hoje é um quadrinho bem simples, mas feito com uma técnica que eu adoro:


Quadrinho com flores prensadas

Essa época do ano é ideal para colhermos algumas das flores que ficam mais bacanas nesse processo de secagem com prensa, como a hortênsia e o kalanchoe. E com as flores e folhas secas e prensadas você poderá fazer delicados trabalhos de colagem, como quadros, caixas, cartões e até mesmo páginas de sacrapbook, para quem gosta dessa técnica.

E minha contribuição hoje será ensinar como fazer a cola tipo “grude” ideal para encadernações e para a colagem das flores. Essa cola é indicada para essas técnicas porque não apresenta acidez, é natural e pode ser removida posteriormente. Para as flores ela é bo apor ser mais leve e não manchar nem deixar os papéis marcados.

Veja como fazer a Cola de Amido

– Em uma panela de preferência de ágata ou teflon e muito bem limpa, coloque 1 xícara de café de amido de milho (maisena) e três xícaras de café de água.

– Mexa com uma colher de pau no fogo médio, até que comece a formar uma massa esbranquiçada e bem espessa.

– Abaixe o fogo para o mínimo e continue mexendo por mais 5 minutos. Desligue o fogo.

– Forme uma bola dessa massa e cubra a massa com água fria. A cola não irá se misturar com a água, apenas irá esfriar mais rápido e ficar bem separada da água.

– Coloque esse “grude” em um pote plástico com tampa e guarde-o na geladeira por até 3 dias, prazo em que você poderá usar essa cola. Após esse prazo a cola não deve mais ser utilizada.

Para utilizar a cola com as flores prensadas, prepare uma mistira mais fluida, colocando uma porção do grude em um copinho e acrescentando mais água até obter a aconsistência de um mingau ralo. Utilize essa mistura para fazer as colagens e descarte o que não for utilizado.

Para saber como secar as flores coma prensa, visite meu site e veja outros posts aqui no blog colocando as palavras “flores prensadas” no buscador.

Em meu site, na página da LOJA, também ofereço a prensa para secagem e uma revista com a técnica completa e várias sugestões de aplicações. Dê uma olhadinha por lá…


Revista de Flores Prensadas e Prensa para Secagem


Um comentário sobre “QUADRINHOS COM FLORES PRENSADAS – 161

  1. Cris,
    Vc não pode desanimar!!! Entregue tudo nas mãos de Deus e Ele lhe dará a força necessária!!! Acredite!!!!
    Ficaram muito singelos os seus quadrinhos!!! Até românticos!!! Uma idéia seria fazer um usando flores recebidas no dia dos namorados, ou das mães…e depois mostrar pra pessoa que deu as flores!! É uma forma de guardá-las e de demonstrar o qto gostamos de ganhá-las! Não é?
    Deus esteja contigo!!
    Bjo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *