BIJUTERIAS DE CERÂMICA – 240

Oi, pessoal, bom dia!

Mais um sábado, dia de passeio. Uêba!

Mas antes da diversão, vamos ao post do dia, bijuterias de cerâmica:


Bijuterias de cerâmica modeladas e pintadas a mão

Eu adoro usar colares… Na verdade, quando estou sem um colar sinto que está faltando algo. E os colares coloridos são meus preferidos, valorizam qualquer roupa básica. Até uma calça jenas com camiseta simples fica mais bonita com um colar. Então que tal fazer os seus? É bem fácil. Voce vai precisar de argila para artesanato para queima em forno caseiro. Esse material é econontrado em lojas de materiais para artesanato. Também é possível fazer os colares com argila comum, mas esse tipo de aregila precisa de queima em temperaturas mais altas, por isso recomendo essa artesanal.


Peças de cerâmica para montagem de bijuterias

Utilize forminhas para cortar massa em formatos diversos como quadrados, círculos, corações para fazer os pingentes. Abra a massa em uma mesa forrada com plástico utilizando um rolo de massa. O ideal é utilizar duas ripas de madeira da mesma espessuar para apoiar o rolo, para que a massa fique com a espessura bem uniforme. O ideal é que a massa tenha até 0,5 cm de espessura.

Utilize um canudo de refrigerante (daqueles mais largos) para fazer os furos dos pingentes. E para fazer as contas, faça bolinhas com a massa e fure-as também com canudinhos, só que agora utilize os canudos mais finos.


Modelo de pingente para colar

Voc não precisa fazer as peças totalmente regulares, poderá também fazer alguns relevos, aplicar elementos, fazer texturas na massa, modelar com as mãos, enfim, trabalhar as peças como preferir. No modelo acima eu fiz os relevos e algumas texturas diferente com um palito.


Outro modelo de colar

Na peça acima também fiz relevos e desenhos diferentes. E no colar abaixo eu fiz sobreposições da massa e um vazado. O mais bacana desse trabalho é que não há limites para a criatividade, você pode fazer uma infinidade de modelos diferentes. A pintura deve ser feita apenas depois da queima da peça de cerâmica (siga as instruções da embalagem da argila artesanal), com as tintas Decorfix 150 brilhante ou metálica. Passe uma demão de Selador Incolor da Linha Decorfix 150 na peça e aguarde secagem. Depois pinte com as tintas nas cores desejadas. Aguarde secagem com pleta por 24 horas e depois leve as peças para queimarem em forno caseiro, a gás ou elétrico na temperatura de 150 graus por 35 minutos.


Modelo de pingente com sobreposição e vazado

Eu gosto muito de fazer em algumas peças um acabamento diferente aplicando Médium Envelhecedor na cor betume, ou até mesmo o próprio betume sobre as peças já pintadas e queimadas. Zeu utilizei esse acabamento nas peças acima, e elas ficam com um aspecto mais rústico, que na minha opinião combina muito com as peças modeladas em cerâmica.


Peças de montagem de bijuterias

Depois de terminada a etapa da pintura, faça a montagem dos colares utilizando cordões de couro ou algodão encerados, próprios para bijuterias e também contas e passadores de madeira para finalizar as peças. No estojo acima estão algumas das peças que utilizei para montar esse colares, e outras contas e peças já modeladas e pintadas, prontas para virarem “futuras” bijuterias.

Bem, é isso pessoal, espero que vocês gostem da sugestão. Eu adoro esses colares!

Abraços e até amanhã!


23 comentários sobre “BIJUTERIAS DE CERÂMICA – 240

  1. adorei suas idéias, mas não entendi q argila é esta q vc usa, por acaso é aquelas q encontramos em papelaria, ou vc tem alguma marca em especial, pois eu só conheço a argila p queima em fornos de alta temperatura.
    aguardo noticias

    obrigada
    marli

    1. Oi, Marli, esse material pode sere cnontrado em lojas de artesanato e papelarias, chama-se massa cerâmica e queima em fonro doméstico. Uma das fabricantes aqui no Brasil é a Lycin. Procure o site da empresa, deve existir algo. Bom trabalho!

  2. Olá! Adorei a sua dica! Vou seguir o seu passo-a-passo e tentar fazer algumas peças. Só fiquei com uma dúvida: Quando fui no site das tintas, eu vi que eles mandam deixar a decorfix 150 secar naturalmente por 24 horas, porém, depois tem que colocar no forno. Daí, eu não sei se coloco a peça modelada no forno, depois faço a pintura e após 24 horas tem que voltar para o forno. Se vc puder me orientar, eu fico super grata. E parabéns pelas dicas! São bárbaras! Beijos da Lu.

    1. Luciana, primeiro você tem que modelar a peça, e se necessário, queimá-la, para que ele passe de peça crua pra biscoito cerâmico. Só depois é feita a pintura e a queima da pintura. Obrigada pelos elogios! Beijos…

  3. Bom dia Cristina! Você está de parabéns, seu trabalho é muito bonito. Também adoro artesanato. Moro em Aracaju, Sergipe, aqui temos um artesanato forte em argila, mas nunca tinha ouvido falar de massa cerâmica. Como moro em apartamento e estou voltando a trabalhar com artesanato, gostei muito da sua dica. Porém acha que em Aracaju será difícil acha esse material. Vou tentar pesquisar a empresa que você indicou. Um grande abraço e mais uma vez parabéns e obrigada por dividir conosco sua idéias e nos dar orientações.

    Ana Muffareg.

  4. lindo seu trabalho!
    Gostaria que você me indicasse a empresa que fornece essa massa de cerâmica pra queimar em forno doméstico.
    Também moro em apartamento!
    Sou de São José dos Campos.
    Além de nos render um $ extra é uma terapia maravilhosa!

    Obrigada e aguardo vc, bjus a todos

    Cris

  5. Trabalho para uma confecção, estou em busca de fornecedores de colares com minima produção de 100 peças por modelo.
    Gostaria de entrar em contato.
    Obrigado
    Paulo
    11-97544-7360

  6. Lindo seu trabalho!
    Queria saber se ha a possibilidade de secar a peça naturalmente?
    Pois gostaria de começar a trabalhar com argila mas trabalho viajando, então nem sempre vou ter um forno a disposição rsrs!
    Agradeço e até mais!

    1. Flávia, pintura a frio é possível de ser feita, mas não fica com o mesmo acabamento que as técnicas feitas em forno, infelizmente… Nem a mesma durabilidade.

  7. Ola cristina!! Sou de SJCampos e estou atras de quem faz bijuteria de ceramica de argila, gostaria muito de conhecer e tambem fazer alguns cursos nesta àrea, vc conhece e pode me indicar? Obrigada. Johanna.

    1. Oi, Johanna, como vai? Eu não dou aulas dessa técnica, infelizmente… E não conheço ninguém na sua região… Uma pena, mas não sei como ajudá-la…

    1. Oi, Isabella, no momento não tenho nenhuma peça pronta, estou retomando a técnica e vou voltar a fazer, mas não tenho nada pronto no momento. beijos!

    1. Puxa, Eliane, não conheço um em especial. Aqui em SP na Ladeira Porto Geral e Rua 25 de março há inúmeras lojas de materiais para bijuterias…

    1. Argila na verdade não se pinta… pintamos a cerâmica, ou seja, a argila já bem seca. Nesse caso você deve aplicar uma base como fundo, pode ser uma PVA branco, e depois pode pintar a peça com tintas acrílicas ou PVAs decorativos, guache ou qualquer tinta decorativa de sua preferência. No post em questnao eu estou usando as tintas acrílicas decorativas DECORFIX 150, da marca Corfix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *