ÁLBUM DO BEBÊ – 175

Olá, amigas (os)…

Mais um dia, e mais uma sugestão para vocês…

O post de hoje é uma boa sugestão para quem está para ter seu bebê, ou quer presentear alguma nova mãe. Também é bom para quem quer fazer um bom negócio com artesanato, afinal as peças para bebês têm um mercado excelente:


Álbum com costura japonesa

Esse álbum pode ser feito para diversas finalidades: pode ser um álbum de fotos, um álbum de scrapbook, com páginas exclusivas e decoradas e até mesmo um álbum de assinaturas. A maneira de montá-lo será smepre a mesma, o que varia é o tipo de página que irá em seu miolo, o tamanho e sua capacidade, ou seja, o quanto de espaço ele terá para a colagem de materiais em sua parte interna.

O método de encadernação que utilizei nesse trabalho foi o da costura japonesa, uma das mais tradicionais técnicas de encadernação que conhecemos.

Nessa técnica as páginas e capas são soltas, ou seja, separadas uma a uma, e depois furadas com um guia ou gabarito (para que todos os furos fiquem na mesma posição) e por fim é feita uma “amarração” com cordão ou barbante de sisal, e é essa ” costura” que mantém a encadernação firme.

A capa e contra-capa foram feitas em papelão cinza, que é um tipo de papelão bem duro e resistente, e depois forradas com tecido e papel artesanal feito com fibra de bananeira, que é mais rústico e resistente.

As páginas internas desse álbum, que é um mini-álbum de scrap (por isso seu formato é mais quadrado) foram feitas com papéis próprios para scrapbook, estampados e coloridos. O mais importante a se observar nesse modelo é que é necessário deixar um espaço maior entre as páginas para que possam ser colados os apliques, fotos e demais decorações típicas dessa técnica.


Páginas do àlbum

E para fazer isso, devemos cortar as páginas maiores que a medida do álbum e fazer mais dobras nas laterias. Isso automaticamente irá aumentar o espaço entre cada folha.

Depois de cortarmos e montarmos cada folha e as capas, devemos fazer a furação, utilizando uam guia para que os furos fiquem na posição correta e, por fim, a costura, com um brabante fino de sisal, que deve passar três vezes por cada furo, entrelaçando as páginas. Para decorar, eu coloquei contas plásticas no barbante em toda parte frontal da encadernação.


Detalhe da costura


Mais detalhes

Por fim, para decorar, utiizei serigrafias do meu ateliê em motivos de bebê. Parece complicado, mas não é, essa encadernação é bem accessível, todos podem fazê-la. Se você gostou e quer saber mais, conheça o DVD que ofereço na LOJA do meu site.


DVD de Encadernação


3 comentários sobre “ÁLBUM DO BEBÊ – 175

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *