1 post por dia,  Pintura em Vidros e Porcelanas

PINTURA EM PORCELANA FORMAS GEOMÉTRICAS EM CORES – 248

Oi, pessoal, bom domingo para vocês!

Esses dias de meio de feriado estão bem tranquilos por aqui… O pessoal sumiu! Tudo bem, a gente tem que aproveitar esses períodos para fazer outras coisas, então eu entendo. Só sinto falta de vocês por aqui.

Enquanto alguns passeiam por aí, vou sugerir mais uma ideia de pintura em porcelana, para fazer canecas, xícaras e outras peças utilitárias bem legal:


Xícara com figuras geométricas

Já falei muitas outras vezes para vocês sobre a tinta Decorfix 150, e vou repetir mais uma vez: essa tinta é muito fácil de usar e tem um resultado muito bacana. Não precisa de queima especial, não é a base de solvente ou óleo, não precisa preparar, nada disso.

Claro que existem algumas dicas de aplicação, afinal é um produto bem particular, então veja as dicas gerais para aplicação dessa tinta e também as dicas para fazer esse modelo da foto acima:

– Limpre muito bem as peças antes da pintura para tirar todo resíduo de gordura e pó. Lave com água e detergente e depois passe álcool na peça.

– Misture muito bem a tinta com um palito, removendo todo pigmento que fica depositado no fundo do frasco. Essa tinta é mais espessa e sedmenta demais (a resina separa-se do pigmento), não adianta agitar o frasco.

– As tintas são solúveis em água, mas não devem ser diluídas em excesso, se não perdem sua capacidade de aderência.

– Utilize pincéis de pelos macios para aplicar as tintas e não pincele várias vezes no memso local, caso contrário, a o invés de colocar tinta, você irá tirá-la. Como a porcelana é um material liso e o pincel desliza muito facilmente na peça, é natural que fiquem marcas das pinceladas (veja a foto do modelo).

– Se você quiser fazer técnicas mais pinceladas, é bom misturar um pouco de Médium Retardador, produto que retarda a secagem da tinta permitindo que ela seja trabalhada por mais tempo. Adicione de 2 a 3 gotas de Médium para cada porção de tinta, no máximo. Se você adicionar muito médium a tinta pode craquelar.

– Aguarde secagem da camada de baixo antes de aplicar a seguinte, caso queira fazer sobreposição de camadas de tinta. Ou mesmo se for contornar ou filetar a peça. A xícara acima foi pintada com todas as cores, aplicadas em pinceladas, e depois de agurdar a secagem, foi feita a aplicação da tinta Decorfix 150 metálica na cor ouro, para fazer os detalhes entre cada cor.

– Quando terminar completamente a pintura, aguarde 24 horas de secagem da tinta ao natural antes de levar a peça para queimar. A queima é fundamental para a fixação da tinta.

– Ligue o forno (caaseiro, a gás ou elétrico)na temperatura de 150 graus e aguarde 5 minutos para aquecer. Coloque as peças e deixe que queimem por 35 minutos. Desligue o forno e apenas retire as peças quando estiverem frias.

– Caso seu fogão marque como mínima a temperatura de 160 ou 180 graus, você poderá utilizá-lo também, apenas recomendo que coloque as peças na grelha amis alta do forno, o mais longe dos queimadores que puder.

Viram? Não poderia ser mais fácil… Dá até para pintar um jogo de chá completo! Bom domingo para vocês e até amanhã.


10 Comments

  • Ritalu

    Ola Cris!

    Bom feriado e que a semana seja bem harmoniosa.
    Cris, amei a técnica em porcelana, estou me programando para pinta-la,pois, esse geométrico ficou um encanto.

    Abraços.

    Ritalu.

  • Penha

    Cris, vc tirou uma grande dúvida… vi essa técnica no programa Bem Simples na Fox e tava toda entusiasmada, mas qdo ela disse forno a 150º, pirei, pois o meu começa no 180º. Vc me deu novamente o entusiamo perdido. Vou ver se faço umas peças personalizadas. tks.Bjs

  • eni silva

    olá cris
    eu não sumi tá kkkkkkk……..lindo trabalho você sabe o quanto eu aprecio esta técnica fora as outras também claro .fico fascinada com tanta coisa cada uma diiferente da outra nem tem como não gostar………………..boa semana pra vcs ……bjks

  • eva

    Olá Cristina, acompanho teu trabalho e adoooro.
    Gostaria que me desse dicas, se possivel, para pintar prato de vidro tranparente, tipo colorex, com a decorfix 150 fosco, é a que comprei.

    • Cristina Bottallo

      Oi, Eva, obrigada pelos elogios ao meu trabalho. Anotei sua sugestão e vou pensar em alguma técnica, ok? Fique de olho por aqui, qualquer hora dessas a sugestão aparece…

  • franklin almeida

    Muito bom as dicas , mas preciso de ajuda , quero um tinta pra pocelana pra queima no forno mesmo , e um tinta que possa fazer um traço bm fino, ja q essa tinta decotex e resistente ,que um q fik pra sempre ou ate qnto dura a caneca . pode me ajudar?

    • Cristina Bottallo

      Franklin, uma tinta em porcelana que dure para sempre e fique bem fina, só mesmo as de pintura a 750 graus e queima em forno próprio, aplicada com bico de pena. As tintas de artesanato comum sempre podem soltar. Procure na loja Aladim Porcelanas, em São Caetano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *