BAÚ COM ROSAS – 250

Oi, pessoal, boa tarde.

Hoje o post entrou mais tarde, eu já havia dito que o dia está preguiçoso, não é mesmo?

Bem, aproveito para deixar uns recadinhos aqui… Amanhã estarei no programa Sabor de Vida, da TV Aparecida, participando da festa especial de 5 anos de aniversário do programa. Irei para lá com o Marcelo Darghan, com o Peter Paiva e com a Rosana Pardo, e muitos outros artesãos estarão lá também, então a festa promete ser uma diversão só…

E na quinta-feira irei apresentar uma aula no programa Mulher.Com, da TV Século XXI. Farei um trabalho de pintura bauernmalerei em madeira. Quem puder, assista!

Bem, vamos ao post do dia:


Caixa com rosas

Esse trabalho com máscara líquida para artesanato é muito bacana, e eu adorei essa peça. E o melhor, é bem fácil de fazer. Ah, e na página MINIAULAS há um vídeo em que trabalho com essa mesma máscara em outra peça de madeira, vale a pena para quem ainda não viu e que entender melhor o processo de aplicação da máscara passar por lá e dar uma olhadinha…

A peça, de madeira natural, apenas foi lixada e bem limpa antes do trabalho. Recomendo que vocês utilizem pelas de madeira natural, que ficam muito mais bonitas, mas temabém é posível fazer esse trabalho em peças de MDF.

Com a Máscara Líquida para Artesanato faça as rosas em todas peças, utilizando um pincel redondo de pelos, de preferência usado. Passe sabão no pincel para que a máscara não grude nos pelos (pode ser qualquer tipo de sabonete ou sabão em pedra). Desenhe as rosas com círculos, já imitando o fromato das flores. E desenhe também as folhas.

Aguarde secagem por cerca de 20 minutos. A máscara irá secar e formar uma película emborrachada. Aplique com um pincel chato e largo o Médium Envelhecedor na cor betume em toda peça, passando por cima das aplicações de máscara. Passe o médium envelhecedor também por dentro do baú. Retire o excesso de produto com um paninho e aguarde secagem por alguams horas. Quando mais tempo secar, melhor…

Retire a máscara deslizando os dedos pela peça. A película sairá facilmente. Utilize um paninho de malha que não solte pelos para facilitar a retirada da máscara sem machucar os dedos. Vocês verão que as flores e folhas estão desenhadas na peça, que agora tem todo fundo pintado de médium envelhecedor betume.

Agora será muito fácil fazer a pintura dos motivos: com tintas acrílicas foscas nas cores rosa chá, rosa escuro e branco faça os diferentes tons de rosa para pintar as flores e com o verde kiwi puro e misturado com o branco pinte as folhas. O charme desse trabalho é deixar uma margem sem pintura em volta dos motivos (veja nas fotos). Nada mais fácil…

E para finalizar, apenas aplique cera em pasta incolor por toda peça, por dentro e por fora. Aguarde secagem e lustre com uma flanela.

Espero que vocês tenham gostado… e amanhã, como vocês já sabem, tem mais.


6 comentários sobre “BAÚ COM ROSAS – 250

  1. Oi Cris
    Você sabe que horas voces estarão no ar, porque o programa sabor de vida passa o artesanato cada dia em um horário se você souber me avise pra mim assistir.
    Não quero perder e ainda mais que você e o Peter Paiva vão estar lá e são pessoas que eu gosto muito.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *