1 post por dia,  Trabalhos em Papel,  Trabalhos Manuais

CADERNO COM LINHAS – 253

Oi, pessoal, bom dia!

Ontem minha apresentção na TV Século XXI foi bem legal, até prometi colocar o post da técnica com foto e risco, o que farei amanhã. Também já tenho mais dois programas de TV agendados, na RedeVida semana que vem e Rede Brasil na outra. Também prometi colocar aqui as fotos da festa do Sabor de Vida, e farei tudo isso amanhã, então aguardem…

Vamos ao post do dia, mais uma ideia com papéis e linhas, uma caderno bem diferente:


Caderno com colagem de linhas

O post de hoje traz uma ideia interessante para vocês transformarem um simples caderno em um diário especial, único. Além da pintura da capa, também fiz uma colagem com linhas em papel artesanal.

Para fazer esse trabalho eu peguei um caderno de 100 folhas tipo brochura, desses bem comuns, com a capa dura e plastificada. É preciso desmontar o caderno para fazer a pintura, então retire o miolo do caderno (as folhas) soltando as guardas, que são as primeiras folhas do caderno, aquelas mais grossas, que são coladas na capa e na contra-capa.

Na capa desse caderno eu fiz uma pintura com aquarela e sal. O primeiro passo é retirar a película plástica do caderno para que a capa possa receber a pintura. Não é difícil retirar a película, fazendo um corte com um estilete na superfície da capa é possível levantar uma pontinha do plástico. Depois basta ir puxando a película até retirar tudo. Em seguida lixe a capa com uma lixa d’água fina para que fique uniforme.

Como fazer a pintura:
– Aplique duas ou três demãos de base acrílica na capa, intercalando secagem entre cada aplicação e secagem completa ao final. Utilize um rolinho de espuma fina para fazer a pintura.
– Escolha as cores de aquarela líquida que você deseja utilizar. Eu escolhi as cores laranja, verde esmeralda e âmbar. Caso você não tenha as tintas aquarela líquida, poderá utilizar aquarelas em pastilhas ou bisnagas também.
– Umedeça o fundo com um pouco de água aplicada com um pincel chato e largo de pelso macios.
– Aplique as cores de aquarela com um pincel redondo de pelos macios, uma cor ao lado da outra, mesclando-as.
– Antes que as tintas sequem, jogue algumas pedrinhas de sal grosso sobre a pintura e deixe secar completamente, de um dia para outro pelo menos.
– Retire as pedrinhas de sal com cuidado e deixe secar mais um pouco, até secar completamente.
– Aplique uma demão de verniz spray fosco para proteger a pintura. É muito importante a aplicação desse verniz porque as tintas aquarela não fixam totalmente e podem manchar com umidade.


Parte interna do caderno

Antes de montar o caderno, faça o bordado na laterla com linhas e contas de bijuterias. Cole o miolo novamente no meio do caderno, utilizando as primeiras folhas como guarda, ou seja, colando-as na parte interna da capa e contra-capa, como o caderno estava montado originalmente. Depois de colar o miolo, faça a pintura também nessas páginas. E finalize pintando as primeiras páginas do miolo com tinta acrílica decorativa fosca na cor laranja. Veja foto acima.

Para fazer a colagem com linhas você vai precisar de um pedaço de papel artesanal fino, linhas de bordado de diversas cores, cola branca, pincel e palitos de madeira. Veja como proceder:


Colagem feita com linhas

– Passe o risco desejado ou faça um desenho a lápis sobre o papel.
– Aplique cola branca com um pincel em uma das partes do desenho, uma das partes que receberá uma determinada cor de linha.
– Vá colando a linha sobre a aplicação de cola, utilizando o palito para ajudar. Coloque a linha sempre do centro para fora, de maneira que toda área fique preenchida.
– Faça a aplicação por partes, uma de cada vez. É trabalhoso, mas o resultado fica muito interessante…


Detalhe da colagem

Para finalizar, contorne o motivo com uma caneta permanente preta, de ponta fina, fazendo alguns detalhes como as folhas, arabescos e bolinhas e também o retângulo ao redor da árvore. Fixe a colagem na capa do caderno com cola branca e pronto!


4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *