JOGO DE CHÁ COM PINTURA FLORAL – 255

Oi, pessoal, um ótimo domingo para vocês!

O calor voltou por aqui,e já está mais seco também… isso é bom, porque se tudo der certo, essa semana, finlamente, começarei a pintar a parte externo do meu ateliê de serigrafia. Legal!

Ah, essa semana tenho apresentação na TV, terça-feira estarei da Rede Vida, a partir das 11h, com uma técnoca de pintura em pratos de porcelana. Ainda não fiz os trabalhos da TV, vou ter que correr com isso hoje… Mas para que vocês já comecem a “entrar no clima”, aí vai mais uma ideia com esse tipo de pintura e material:


Jogo de chá com pintura floral

A tinta desse trabalho vocês já conhecem bem, afinal quem me acompanha aqui no blog já viu várias sugestões que eu trouxe com a Tinta Decorfix 150, tinta acrílica decorativa própria para pintar vidros, cerâmicas e pocelana.

A grande vantagem dessa tinta é que ela fixa em forno doméstico, a 150 graus, por isso não precisa de nenhum equipamento especial. E como eu venho repetindo sempre, basta seguir as orientações gerais de uso desses materiais que são:

– Limpar muito bem as peças antes da pintura, e passar álcool para retirar qualquer resíduo de gordura ou sujeira.
– Utilizar pincéis macios, de prefrência de pelos natuarais.
– Utilizar o Médium retardador dessa linha, sobretudo em técnicas pinceladas como a desse post.
– Aguardar secagem ao natural por pelo menos 24 horas.
– Levar a peça para fixar em forno caseiro, a gás ou elétrico, na temperatura de 150 graus (mínimo do fogão comum) por 35 minutos.

Produtos da Linha Decorfix 150. São produtos acrílicos, portanto solúveis em água. A secagem ao natural ocorre em 24 horas e a fixação completa, para que as peças possam ser utilizadas e lavadas, deve ser feita com queima doméstica a 150 graus por 35 minutos.

A função do Médium Retardador é fazer com que a tinta demore um pouco mais para secar e deslize mais facilmente pela peça, e em técnicas pinceladas isso é muito importante para que a pintura seja mais fácil e não fique com muitas marcas das pinceladas. Apenas observem que a quantidade de Médium Retardador a ser acrescentada deve ser mínima, apenas 2 ou 3 gotas. Se colocarmos esse produtos em excesso a teinta poderá craquelar e soltar da peça.


Xícara em Destaque

Esse métdo das pinceladas foi utilizado na pintura dos motivos das peças que ilustram esse post, e para pintar áreas maiores, como os pires das xícaras ou a faixa pintada do bule, vocês podem utilizar também um esponjinha bem final, dessas de aplicar maquiagem.

Para os contornos e detalhes utilize um pincel linner e a tinta ligeiramente diluída. E aguarde a secagem da tinta de fundo para só depois fazer os contornos, isso servirá para evitar que os traços retirem as tintas já aplicadas.

Depois é só aguardar secagem e e levar a peça para queimar. Não poderia ser mais fácil! Espero que vocês aproveiten a sugestão, e assistam à aula na próxima terça para conhecerem melhor essa linha de tintas.

Um ótimo domingo para vocês e até amanhã!


14 comentários sobre “JOGO DE CHÁ COM PINTURA FLORAL – 255

  1. Olá, cris!
    ficou lindo esse jogo. assistirei o programa na terça para pegar mais detalhes da técnica .
    Para pintar as áreas maiores como é que faz? . É dando batidinhas com a esponjinha?. E para os contornos e detalhes, como diluir a tinta?.

    Um grande abraço.

    ritalu.

    1. Legal, Ritalu, agradeço sua companhia… Não vou fazer exatemente essa peça, mas a aula vai te ajudar, com certeza. Para pintar grandes áreas, eu prefiro dar batidinhas com esponja bem fina, ou usar um pincel tipo brochinha, desses usados com estêncil. E não precisa diluir a tinta demais, senão ela pode craquelar, mas vc pode usar algumas gotinhas do Médium retardador. Bom trabalho!

  2. Olá Cristina!
    Ví seu trabalho na TV hoje e fiquei maravilhada.
    Amei o trabalho produzido. Até vou me inspirar e produzir umas peças pra minha casa.
    Parabéns!
    Xero

  3. Artista tem mesmo ALMA de artista!!
    Gostei muito das combinaçaoes de cores,
    So gostaria de saber se, com esta tinta que voce usa, eu posso colocar a minha peça no forno proprio para a queima das porcelanas.beijinhos, Dani

    1. Que legal, Dani, obrigada!
      Bem, essa tinta fixa em forno doméstico a 150 graus, pode ser forno elétrico também, mas precisa do termostato para não passar dessa temperatura. Se o seu forno for assim, sem problemas.

    1. Oi, Rebeca, não é possivel usar outro tipo de tinta para fazer esse trabalho, e que eu saiba a Acrilex não tem uma tinta equivalente. Não basta ser acrílica fosca para pegar em porcelana, tem que ser a tinta própria para esse material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *