CARTONAGEM COM PAPÉIS MARMORIZADOS – 262

Olá a todos, bom dia!

Mais um domingo, dia de fazer coisinhas em casa, descansar e almoçar com a família, não é mesmo? Daqui a pouco eu farei isso também, mas antes segue meu post do dia…
As conversas eu vou deixar para mais tarde, faz tempo que não conto como estão as coisas e me deu vontade de falar um pouquinho, vou escrever outro post em seguida, então voltem mais tarde tabém, ok?

Vamos lá, técnica do dia:


Caixa com tampa solta forrada com papel marmorizado

No começo desse ano eu fiz um curos muito bacana de cartonagem (ou papelaria artística, outro termo utilizado para definir os trabalhos dessa linha). A cartonagem consiste em construir caixas, pastas, envelopes e embalagens exclusivas com papelão, cola, papel e tecido. Eu escrevi “construir” porque fazendo o curso pude observar que se trata extamente disso: a gente parte de uma ideia ou necessidade (por exemplo, uma caix para guardar determinado livro), elabora um projeto, tirando as medidas da embalagem que vamos fazer, escolhe a melhor forma de montar esse projeto levando em consideração uma série de aspectos como a durabilidade, a praticidade, a resistência e o visual, naturalmente e escolhe um acabamento para esse projeto. Foi isso que fizemos nesse curso, e o primeiro projeto foi esa caixa mais simples, de tampa solta.

A ideia aqui é bem simples de ser entendida: a caixa tem uma base mais larga, na qual é montada a estrutura lateral e uma tampa feita por duas partes planas, uma que se encaixa perfeitamente na parte interna da estrutura lateral da caixa e outra, um pouco mairo e que fica por cima, dando acabamento à tampa da caixa.

A peça foi feita em papelão cinza de cerca de 4mm de espussura, o idela para essas peças. E esse papelão foi forrado com dois tipos de acabamento: na base e na parte superior da tampa eu utilizei papel marmorizado feito a mão, um papel mais fino, de gramatura 120. E na lateral da caixa e base da tampa (encaixe) eu utilizei um papel de encadernação liso.

A marmorização de papel é uma técnica muito utilizada em encadernações e cartonagens, e consiste em mergulharmos a folha de papel em um reciepiente que contenha diversas cores de tinta sobre uma meio coma qual ess atinta não se misture, de forma que possamos “desenhar” sobre esse meio, criando o efeito marmorizado e depois transferir essas tintas para o papel.

Em geral essa técnoca é feita com tintas a óleo diluídas levemente sobre a água. Como água e óleo não se misturam, as tintas ficam na superfície. Ao mergulharmos o papel no recipienmte em que estõa esses produtos, a tinta passa para o papel, acaba ficando molhado. Aí colocamos as flhas para secar e depois utilizamos os papéis como preferirmos. veja outro modelo de caixa feito com esse acabamento:


Caixa tipo álbum para livro com papel marmorizado

Também podemos utilizar um produto conhecido como CMC (carboxilmetilcelulose) para fazer um gel e sobre ese gel trabalhamso com tintas, que podem ser acrílicas (a base de água), criando o efeito marmorizado e depois mergulhamos o papel ness meio. E há ainda técnicas feitas com tintas esmalte e vitral, que são a base de solvente, e que também não se msituram com a água. Não importa quais materiais você utilize, a ideia é smepre a mesma: criar o efeito marmorizado feito comas tintas sobre uma base com a qual nãos e misturem e depois transferir essas tintas para o papel. Esse é ,de fato, um dos efeitos de pintura dos mais apreciados…


Parte interna da caixa tipo álbum para livro

Mas esse é um tema que certamente irei retomar aqui, pretendo gravar uma MINIAULA com a técnica de marmorizaçaõ em breve. E também pretendo voltar a falar, com mais detalhes, sobre cartonagem, então fiquem de olho…
Um abraço e até amanhã!


10 comentários sobre “CARTONAGEM COM PAPÉIS MARMORIZADOS – 262

  1. Ola, Cristina, parabens
    Acompanho voce ha muito tempo, e adoro seus trabalhos.
    Fiquei muito interessada, em aprender a tecnica de marmorizacao em papel, pois sou oficineira de uma ong, em guarulhos,SP, e neste ano, irei ensinar cartonagem. Seria muito interessante acrescentar no curriculum, a marmorizacao de papeis, porque teriamos mais uma opcao para forracao das caixas. Voce ja editou o seu DVD?
    Ficarei no aguardo de uma resposta sua. Perdoe-me tambem, pelos erros de acentuacao, pois estou digitando num computador japones, e como sou novata no mesmo, nao encontro acentuacao quase nenhuma.rsrsrsrsrs
    Beijos, obrigada.

    1. Oi, Luci, como vai? Obrigada pelos elogios e por acompanhar meu trabalho. Esse tipo de pintura é mesmo muito bacana, perfeito para cartonagem.
      Infelizmente não consegui fazer ainda meu DVd dessa técnica, mas esse é um dos meus objetivos para esse ano, então aguarde mais um pouquinho…
      Assim que eu tiver novidades, avisarei por aqui.
      Um beijão,
      Cristina

  2. BOA NOITE,

    JÁ CONHEÇO SEU TRABALHO AHÁ MUITO TEMPO E HJ RESOLVI
    ENVIAR UM COMENTÁRIO E PARABENIZÁ-LA, ESTÁ ÓTIMO.
    SUAS DICAS E EXPLICAÇÕES NOS ENSINAM A TRABALHAR MEL
    HOR.
    OBRIGADA.
    SILVANA MARIA R. DE CARVALHO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>