CARTONAGEM COM PAPÉIS MARMORIZADOS – 262

19 de setembro de 2010

Olá a todos, bom dia!

Mais um domingo, dia de fazer coisinhas em casa, descansar e almoçar com a família, não é mesmo? Daqui a pouco eu farei isso também, mas antes segue meu post do dia…
As conversas eu vou deixar para mais tarde, faz tempo que não conto como estão as coisas e me deu vontade de falar um pouquinho, vou escrever outro post em seguida, então voltem mais tarde tabém, ok?

Vamos lá, técnica do dia:


Caixa com tampa solta forrada com papel marmorizado

No começo desse ano eu fiz um curos muito bacana de cartonagem (ou papelaria artística, outro termo utilizado para definir os trabalhos dessa linha). A cartonagem consiste em construir caixas, pastas, envelopes e embalagens exclusivas com papelão, cola, papel e tecido. Eu escrevi “construir” porque fazendo o curso pude observar que se trata extamente disso: a gente parte de uma ideia ou necessidade (por exemplo, uma caix para guardar determinado livro), elabora um projeto, tirando as medidas da embalagem que vamos fazer, escolhe a melhor forma de montar esse projeto levando em consideração uma série de aspectos como a durabilidade, a praticidade, a resistência e o visual, naturalmente e escolhe um acabamento para esse projeto. Foi isso que fizemos nesse curso, e o primeiro projeto foi esa caixa mais simples, de tampa solta.

A ideia aqui é bem simples de ser entendida: a caixa tem uma base mais larga, na qual é montada a estrutura lateral e uma tampa feita por duas partes planas, uma que se encaixa perfeitamente na parte interna da estrutura lateral da caixa e outra, um pouco mairo e que fica por cima, dando acabamento à tampa da caixa.

A peça foi feita em papelão cinza de cerca de 4mm de espussura, o idela para essas peças. E esse papelão foi forrado com dois tipos de acabamento: na base e na parte superior da tampa eu utilizei papel marmorizado feito a mão, um papel mais fino, de gramatura 120. E na lateral da caixa e base da tampa (encaixe) eu utilizei um papel de encadernação liso.

A marmorização de papel é uma técnica muito utilizada em encadernações e cartonagens, e consiste em mergulharmos a folha de papel em um reciepiente que contenha diversas cores de tinta sobre uma meio coma qual ess atinta não se misture, de forma que possamos “desenhar” sobre esse meio, criando o efeito marmorizado e depois transferir essas tintas para o papel.

Em geral essa técnoca é feita com tintas a óleo diluídas levemente sobre a água. Como água e óleo não se misturam, as tintas ficam na superfície. Ao mergulharmos o papel no recipienmte em que estõa esses produtos, a tinta passa para o papel, acaba ficando molhado. Aí colocamos as flhas para secar e depois utilizamos os papéis como preferirmos. veja outro modelo de caixa feito com esse acabamento:


Caixa tipo álbum para livro com papel marmorizado

Também podemos utilizar um produto conhecido como CMC (carboxilmetilcelulose) para fazer um gel e sobre ese gel trabalhamso com tintas, que podem ser acrílicas (a base de água), criando o efeito marmorizado e depois mergulhamos o papel ness meio. E há ainda técnicas feitas com tintas esmalte e vitral, que são a base de solvente, e que também não se msituram com a água. Não importa quais materiais você utilize, a ideia é smepre a mesma: criar o efeito marmorizado feito comas tintas sobre uma base com a qual nãos e misturem e depois transferir essas tintas para o papel. Esse é ,de fato, um dos efeitos de pintura dos mais apreciados…


Parte interna da caixa tipo álbum para livro

Mas esse é um tema que certamente irei retomar aqui, pretendo gravar uma MINIAULA com a técnica de marmorizaçaõ em breve. E também pretendo voltar a falar, com mais detalhes, sobre cartonagem, então fiquem de olho…
Um abraço e até amanhã!


Filed under: Técnica do dia,Trabalhos em Papel

Tags:, ,

10 Comentários Deixe um comentário

  • 1. eni silva  |  20 de setembro de 2010 às 4:22

    olá cris
    adorei ótima idéia para podermos fazer nossa própria,muito legal principalmente para presentear alguém com um bom livro…………………bjks

  • 2. Cristina Bottallo  |  20 de setembro de 2010 às 21:23

    Legal, não é msmo, Eni? Um beijão…

  • 3. luci mara horta hashimoto  |  18 de janeiro de 2011 às 9:30

    Ola, Cristina, parabens
    Acompanho voce ha muito tempo, e adoro seus trabalhos.
    Fiquei muito interessada, em aprender a tecnica de marmorizacao em papel, pois sou oficineira de uma ong, em guarulhos,SP, e neste ano, irei ensinar cartonagem. Seria muito interessante acrescentar no curriculum, a marmorizacao de papeis, porque teriamos mais uma opcao para forracao das caixas. Voce ja editou o seu DVD?
    Ficarei no aguardo de uma resposta sua. Perdoe-me tambem, pelos erros de acentuacao, pois estou digitando num computador japones, e como sou novata no mesmo, nao encontro acentuacao quase nenhuma.rsrsrsrsrs
    Beijos, obrigada.

  • 4. Cristina Bottallo  |  18 de janeiro de 2011 às 17:02

    Oi, Luci, como vai? Obrigada pelos elogios e por acompanhar meu trabalho. Esse tipo de pintura é mesmo muito bacana, perfeito para cartonagem.
    Infelizmente não consegui fazer ainda meu DVd dessa técnica, mas esse é um dos meus objetivos para esse ano, então aguarde mais um pouquinho…
    Assim que eu tiver novidades, avisarei por aqui.
    Um beijão,
    Cristina

  • 5. alane  |  24 de março de 2011 às 22:11

    A matéria foi muito esclarecedora. Acho lindos os papeis marmorizados. Voce esta de parabéns.São lindos os seus trabalhos.

  • 6. Cristina Bottallo  |  26 de março de 2011 às 10:32

    Oi, Alane, obrigada, e bem-vinda ao meu blog! Beijos…

  • 7. SILVANA MARIA  |  9 de setembro de 2011 às 19:31

    BOA NOITE,

    JÁ CONHEÇO SEU TRABALHO AHÁ MUITO TEMPO E HJ RESOLVI
    ENVIAR UM COMENTÁRIO E PARABENIZÁ-LA, ESTÁ ÓTIMO.
    SUAS DICAS E EXPLICAÇÕES NOS ENSINAM A TRABALHAR MEL
    HOR.
    OBRIGADA.
    SILVANA MARIA R. DE CARVALHO

  • 8. Cristina Bottallo  |  13 de setembro de 2011 às 21:31

    Olá, Silvana, que legal, bem-vinda ao meu blog, e obrigada pelos elogios, fiquei contente! Um beijo enorme,
    Cristina

  • 9. Clara  |  23 de outubro de 2011 às 16:05

    Adorei seu trabalho, sou professora de Artes; Quero trabalhar: marmorização de papeis natalinos, gostaria de uma dica.
    obrigada!

  • 10. Cristina Bottallo  |  28 de outubro de 2011 às 21:30

    Clara, estou trabalhando em novas técnicas de pintura em papel, em breve irei publicá-las, ok? Abraços e obrigada pelos elogios.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório), (Oculto)

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

TrackBack URL  |  Feed RSS para comentários sobre este post.


Lista de Links

UM POST POR DIA

Durante todo ano de 2010 eu postei aqui no blog uma nova técnica por dia, com fotos, passo a passo, algumas com vídeos... Todos esses 365 trabalhos estão aqui, e você pode vê-los buscando no calendário abaixo (use as setas para recuar ou avançar nos meses) ou veja todas as técnicas já publicadas no link "Todas as Técnicas" acima. Aproveitem e naveguem por aí... Abraços e obrigada pela visita, Cristina Bottallo

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

LOJA DE CRISTINA BOTTALLO

PROJETO PASSO A PASSO

Arquivos

Tags

Anunciantes