VASO CRAQUELADO – 269

Olá, amigas (os), bom dia…

Na verdade o domingo não começou tão “bom dia” assim por aqui… Estava chovendo bem forte pela manhã, logo cedo, e, naturalmente, a chuva atrapalhou meus planos de “longão” (corrida mais longa, com 2 horas, pelo menos) da semana. Isso foi uma pena, ontem eu tinha ido deitar bem cedo para descansar e estar mais disposta para a corrida longa, mas azar, nem sempre as coisas acontecem do jeito que a gente planeja, não é mesmo? Aliás, foi só eu começar a pintura o mural do meu ateliê na sexta-feira para começar a chover direto, puro azar também…

Bem, isso deve ser o finalzinho do meu inferno astral, por sorte meu aniversário vai chegar logo e aí entro na fase melhor do ano, pelo menos assim espero…

Bem, vamos lá, chega de conversa e mais um “post do dia”:


Vaso de cerâmica com craquelado

Uma das coisas que mais gosto nas técnocas de craquelado é que você não precisa fazer praticamente nada para seu trabalho ficar bacana, basta usar os produtos corretos, na ordem correta e pronto, seu trabalho ficará perfeito. Eu sugiro, inclusive, que você aplique essa técnica quando tiver alguma peça em seu ateliê que você não sabe muito bem como trabalhar, afinal não tme como não dar certo…

A peça acima foi feita da seguinte maneira:

Materiais:

– Vaso de cerâmica
– Base acrílica para artesanto
– Tinta acrílica fosca nas cores: areia, cinza lunar, verde mediterrâneo e verde pistache
– Kit Craquelado Corfix
– Pasta Metálica Goldfix na ouro pálido
– Pincéis chatos largos de pelos macios (pelo menos 2) e pincel chato largo de filamentos intéticos
– Paninho de malha (que não solte pelos)
– Lápis preto

Modo de Fazer:

– Primeiro prepare a peça aplicando uam demão de base acrílica para artesanato. Utilize o pincel de filamentos sintéticos.
– Em seguida, separe a peça em 4 partes, fazendo um leve traçado com o lápis. Veja como foi feito no modelo e adapte os traços ao formato da peça que você irá pintar.
– Aplique em cada parte a cor de tinta acrílica fosca desejada – eu segui a ordem das cores na lista acima, de baixo para cima. Passe pelo menos duas demãos de cada cor para cobrir bem, sempre com o pincel de filamentos sintéticos. Aguarde secagem completa.
– Aplique três demãos do verniz base que vem no Kit Craquelado, intecalando secagem por cerca de 20 minutos entre cada demão. Utilize um dos pincéis de pelos.
– Após a última aplicação de verniz base, agurade os 20 minutos de secagem e em seguida uma única demão do Verniz Craquelador, que também faz parte do Kit Craquelado. Utilize o outro pincel de pelos.

Observação: não aplique verniz em excesso, aplique apenas a camada necessária para cobrir bem. Se você colocar produtos demais, eles podem escorrer.

– Aguarde secagem completa por 24 horas. Nesse tempo, o verniz irá craquelar.
– Aplique uma camada fina de pasta metálica Goldfix em toda peça, em pequena quantidade, utilizando um retalhinho de malha. Faça movimentos circulares para que a pasta penetre bem nos veios do craquelado, que irá aparecer apenas após a aplicação da pasta.
– Limpe o excesso com outro pedacinho de malha limpo e está pronto.

Viram como é simples? E a peça fica bem interesante, você poderá, inclusive, fazer um jogo com vários vasos de tamanhos diferentes e dispondo as cores de tinta acrílica de forma variada.

Acho sempre válido falar sobre craquelados, todo mundo gosta e pode fazer.


Espero que vocês aproveitem a sugestão… Bom domingo e até amanhã!

10 comentários sobre “VASO CRAQUELADO – 269

  1. olá cris
    eu também tive problema com a chuva reunimos a familia para podermos passear no parque do ibirapuera neste domingo mas resolvemos ficarmos por aqui mesmo mas dias melhores virão não é mesmo?
    eu amei o craquelado e as cores são maravilhosas………adores as tonalidades das cores……bjks

  2. Lindo! Adorei estes tons de verde.
    Mas eu sempre tenho dificuldades de usar o Kit.
    O craquelado sempre fica miúdo.Dai eu abandonei ele, não uso mais.Pode ser que seja a marca, não sei…

    bjo.

    1. Oi, Janaina, que legal você ter feito esse comentário… Aí eu posso respodner e ajudar. Em primeiro lugar, você usa o kit de que marca? Porque isso faz toda diferença, o da Corfix, que eu uso, dá para fazer como você quiser. Veja, no da Corfix, quanto menos tempo você deixar secar (MENOS) maior fica o craquelado. Se você deixar secar muito tempo, ele tende a ficar miúdo. Me diga qual você usa e como você faz que eu te dou mais dicas… Beijos!

  3. OI cris
    Acho que a chuva apesar de ser esperada atrapalhou muita gente hoje.Eu ia participar de uma caminhada do grupo Que eu participo o Viva Vida e foi um evento muito esperado e não pode ser realizado. Mas estamos precisando de chuva.Está faltando agua todos os dias aqui em casa.
    Como foi o aniversário do seu pai?Ele deve ter ficado feliz com vocês todos reunidos.Quando você for lá visita-lo da um beijão nele por mim.
    Este vaso craquelado ficou lindo .
    Bjs

    1. Pois é, Toninha e Eni, a chuva é bem-vinda para melhorar a qualidade do ar, para regar as plantas, para nossa saúde… Mas os inconvenientes vêm junto, não é mesmo? Nossos planos para hoje ficam para outro dia…

    1. Oi, Janaína… Eu já imaginava que vocês nãoe stava usando o kit da Corfix, porque ele funciona sempre. Infelizmente o da Acrilex costuma apresentar esse problema mesmo… Tente fazer alguns testes variando o tempo de secagem para ver se alguma coisa muda… Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *