ESTAMPARIA FLORAL EM TECIDO – 271

Oi, pessoal, bom dia…

A chuva continua atrapalhando meus planos de pintar o mural do meu ateliê, mas estou fazendo o possível, e ontem o trabalho andou um pouquinho… Ah, e não precisam ficar tão curiosas (os), estou gravando e fotografando tudo para colocar aqui no blog depois.

Aliás, já adiantando algumas das novidades que venho prometendo, entre os dias 11 e 16 de outubro vou promover a primeira Semana Especial do meu blog, só com trabalhos de Pintura em Telas, uma sugestão por dia, vários vídeos mostrando a pintura do mural que estou fazendo em meu ateliê e que segue o mesmo estilod e pintura que uso para as telas. Durante essa semana também vou fazer promoções especiais dos materiais de pintura em telas em minha loja, para incentivar quem ainda não se aventurou nesse tipo de pintura a começar a pintar. E muitas outras novidades ainda virão por aí, por isso aguardem!

Bem, o post de hoje é bem bacana, uma técnica que adoro, estamparia em tecido. E o passo a passo completo está em vídeo, na página MINIAULAS:


Estamparia em tecido

A técnica é simples de fazer e rápida, basta vocês assistirem ao vídeo para conprovar: em 10 minutos é possível pintar uma toalhinha.

Para fazer, siga algumas orientações:

– Lave a toalha ou tecido antes da pintura.
– Estique a pela em uma placa de madeira preparada com cola parmanente, para que o tecido fique esticado e não saia do lugar durante a pintura.
– Ao fazer os desenhos da estampa, distribua as figuras de maneira uniforme.
– Prepare as tintas misturando-as com cerca de 10% de água, para que fiquem mais fluídas e cprram mais facilmente no tecido.
– Procure trabalhar com pelo menos uma cor de tinta bem próxima à cor da toalha, para que a composição fique bem harmoniosa.
– Trabalhe com pincéis de filamentos sintéticos, chatos e chanfrados, em tamanhos adequados à área a ser pintada.
– Não cubra totalmente o fundo do tecido com a tinta, deixe que algumas partes fiquem aparentes por entre as pinceladas.
– Mantenha uma pequena distância entre cada uma das cores, de maneira que uma não encoste totalmente na outra.
– Para fazer o grafitado, os contornos, utilize tintas para tecido mais diluídas (com 20% de água) colocadas em frascos com bico aplicador.
– Aguarde secagem completa das tintas por 24 antes de retirar a toalhinha da placa de madeira e usar a peça. E aguarde 72 horas antes de lavar o tecido.


Detalhe da pintura

Veja acima o detalhe da pintura da toalhinha… Observe que os traços do grafitado não são um contorno preciso nem fechado, são traços bem soltos, gestuais. E utilize tons de tinta próximos às cores já aplicadas. Fácil, né? Assistam ao vídeo e confiram!

Por hoje é isso, pessoal! Amanhã tem mais…


7 comentários sobre “ESTAMPARIA FLORAL EM TECIDO – 271

  1. Oi, tb? Adorei a toalha, sou suspeita adoro pintura em tecido, tb to louca pra ver a inauguração do seu atelier, pena que não posso ver pessoalmente… bjs.

    1. Oi, Ana Maria… Que bom saber que você gostou da sugestão… Eu sou suspeita, né?
      Ah, fique sossegada que vou colocar fotos e vídeos da inauguração aqui, já etsou preparando as novidades…
      Beijos!

    1. Fofolete! Essa você trouxe do passado, hein, Bianca? E olha que nem é do seu tempo, que vc é muito nova, é m,ais do meu mesmo… Mas você tem razão em usar o termo para a bonequinha, é uma fofolete mesmo! Achoq ue vou gravar uma MINIAULA com ela, mas só depois que treminar a arrumação do meu ateliê. Beijão, Bianca…

  2. olá cris
    não vejo a hora de ver as pinturas em telas aproveitando que comprei um painel de 60×90 para reservar aguardando uma técnica para que eu possa ter uma idéia e pintá-la falando em pintura em tecido eu amo tanto como pintar painel do meu jeito é claro……mas essa toalha ficou maravilhosa vou acabar usando essa técnica em um jogo americano que tenho guardado…………amei a toalha

    1. Ai, Eni, que legal! Sempre fico insegura quando coloco uma técnica, na dúvida se vocês vão gostar ou não do trabalho, que bom que vc gostou…
      Ah, se prepare para a semana de pintura em telas, será muito legal. Beijos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *