1 post por dia,  Trabalhos Manuais

QUADRINHO COM FALSO-MOSAICO – 273

Olá, pessoal, mais um bom dia para vocês!

Hoje eu trouxe um trabalho bem, bem simples, mas que apresenta um resultado muito bacana, e é realmente fácil demais:


Falso-mosaico com relevo incolor

Esse trabalho faz parte de uma série de quadrinhos que fiz para decorar a parede de meu antigo ateliê. A ideia era fazer um show-room de técnicas, que eu pudesse mostrar para as pessoas e servir de referência para minhas aulas, mas que também ficasse bonito, com um visual diferente. Aliás, vários desses quadrinhos eu já mostrei aqui para vocês, e ainda vou mostrar outros…

Pois bem, esse modelo acima apresenta uma técnica muito simples, a aplicação de relevo incolor transparente sobre uma fotocópia de um trabalho de mosaico. O efeito do relevo transparente, com volume e brilho, é dar a impressão que o trabalho em questão é um mosaico de verdade. E com todo respeito a quem faz mosaicos, uma técnica incrível, que ainda pretendo explorar, fazer o falso-mosaico é muito mais fácil e rápido. Essa técnica é, na verdade, uma variação de decoupage: a ideia é colar uma figura na superfície do quadro, caixa ou bandeja (o importante é que a peça seja plana) e depois aplicar o relevo transparente em gotas, uma “gota” em cada pedacinho do mosaico no papel. Vendo a peça lateralmente, fica mais fácil visualizar:


Vista lateral do mesmo quadrinho

Viram como é possível perceber a tinta em relevo, formando pequenas “gotas” sobre o desenho? O efeito visual fica perfeito, de longe, ninguém diz que não é um mosaico. O acabamento da peça foi feito com tinta acrílica brlhante, a colagem do papel com Cola Gel para Decoupage, e o melhor, todos esses produtos já oferecem acabamento final perfeito, é só fazer, aguardar o tempo de secagem correto e está pronto. E faando em tempo de secagem, a cola gel demora um pouquinho mais para secar que as colas comuns, eu recomendo que você deixe secar de um dia para outro. E o relevo incolor seca competamente em 24 horas.

E falando sobre a parede de técnicas, como eu disse a vocês, muitos desse trabalhos já apareceram aqui. Para vocês confirmarem, basta dar uma olhadinha nas fotos ao lado… A primeira mostra a parede em meu primeiro ateliê, com 35 quadrinhos ao todo, todos na medida 20×20 cm. Um quadrinho sozinho pode não ter tanta graça, mas o conjunto todo fica um mural bem bacana…

Na segunda foto vocês podem ver a parede de telas na medida de 30x30cm que eu e o Marcelo Darghan fizemos para nosso stand na Mega de 2008. Naquele ano nós resolvemos montar um espaço durante a feira para receber os amigos, mostrar nossos trabalhos, fazer uma bagunça. A diferença é que nessa segunda parede nós colocamos apenas trabalhos de pintura em telas, 15 telas de cada um. Ficou bem legal!

Vale como sugestão: se você acha que uma telinha pequena não tem a mesma graça que um quadro bem grande, que tal várias pequenas montando uma parede inteira? Eu aprovo!

Ah, e várias das minhas telas dessa parede estão explicadas em passo a passo no meu DVD e nas revistas de Pintura em Telas que ofereço na LOJA do meu site:

Bom dia e até amanhã, pessoal…


17 Comments

  • Ritalu

    Olá Cris!

    Existem pessoas mais que crescidas,evoluídas.mais do que vivas,despertas,que transparecem sua essênciaem existência!.Assim é você!.
    Você descobriu o verdadeiro sentido da vida.
    “FELIZ ANIVERSARIO”.

    Ritalu.

  • eni silva

    olá cris
    amei o mosaico e amo galinhas como vc bem sabe,trabalho maravilhoso se bem olhar nem parece relevo de tão perfeito
    lindo……..a foto nem se fala ficaram maravilhosa gostei da pose…….bjks

  • ANA MARIA

    Oi tb? Adorei o galo… tb passei pra te desejar FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!!!!! Que Deus te abençoe, te proteja e e de mais inspiração ainda!!! bjjâo nocoração!!!

  • Toninha

    Olá Cris
    Receba o meu abraço mesmo de longe e desejo de coração que você tenha muito sucesso e realize todos os seus sonhos vocè é uma pessoa muito especial.Sou muito feliz por você fazer parte da minha vida.
    Parabéns! Feliz Aniversário!

  • Janaina

    Oi Cris,

    Este trabalho ficou maravilhoso.Nem parece que é um falso mosaico.Adorei.

    Eu vi este Stand pessoalmente na Mega de 2008.Sensacional!

    Ah! e adorei a almofada de gato, da terceira foto.

    Beijos.

    • Cristina Bottallo

      Oi, Janaína, que legal! Obrigada, fiquei feliz ems aberq ue você gostou. E que legal, você viu meu stand na feiram que bacana! Ahm e preciso refazer essas almofadas, são muito bacanas mesmo, mas já não tenho mais… Ah,s e eu tivesse mais tempo para fazer tudo que gostaria…
      😉

  • Flames

    Cris,
    Parabéns, tudo de melhor pra você!!! Que Deus continue te guiando e protegendo, hoje e sempre!!!!! Espero que “teu dia” seja cheio de agradáveis surpresas!!!!
    Quanto a técnica, adorei esse falso mosaico, pois é muito prático e o efeito é muito bom! Valeu a dica!!!
    Ah, o painel com vários quadrinhos é realmente muito bonito, substituindo bem um quadro gigante!!!
    Bjo.

    • Cristina Bottallo

      Oi, Flames, obrigada! Agradeço de coração pela lembrança e pela mensagem. Um beijo enorme! Ah, e que bom que você gostou da técnoca e dos quadrinhos… Legal!

  • cecilia

    Ola Cris!
    Parabens , td be bom pra vc! Obrigada por dividir seu talento.
    Eu gostei muito da tecnica do falso mosaico, mas nao entendi a copia da foto e uma xerox comum?Vc poderia me passar esse desenho por favor? Vc tbem ensina patchwork no isopor? Meu email e: ceciliabarradas@yahoo.com
    Muito obrigada e otimo final de semana.

    • Cristina Bottallo

      Olá, Cecília, como vai? A cópia que utilizei para fazer o galo foi uma fotocópia de um livro, fotocópia colorida. Eu não tenho a imagem comigo mais, tenho que procurar, mas vou ver se encontro, ok? Quanto à técnoca do patchwork embutido, estou preparando uma especial, com vídeo e tudo, mas só para o mês que vem, enetão aguarde, ok?
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *