1 post por dia,  Pintura em Tela

TELAS COM PAPEL MACHÊ – 275

Olá, pessoal, boa tarde…

Hoje eu sai para resolver um monte de coisinhas com minha filha que veio do interior para votar e acabei me atrapalhando, por isso o post vai entrar mais tarde. Não gosto de variar muito o horário de colocar a técnica do dia aqui no blog, mas às vezes acontece…

Bem, hoje trouxe uma ideia feita em uma tela-painel, mas que também podem ser feitas em caixas e outros objetos:


Tela com papel machê

Para fazer você vai previsar de papel machê em pó, que pode ser encontrado em papelarias e lojas de artesanato. Prepare a massa de papel machê adicionando água na porporção indicada na embalagem e trabalhe por alguns minutos a massa para que fique bem uniforme. Reserve.

Recorte um coração (ou outra foram que desejar) em um pedaço de papelão e cole-o no painel com cola branca. Não é necessário passar nada na tela, apenas colar o aplique. Aguarde secagem por 30 minutos.

Depois forre a mesa com uma plástico, coloque um punhado da massa e abra ocm uma rolo de massa, cobrindo com outro pedaço de plástico para que não grude nem na mesa nem no rolo. Coloque a tela painel sobre a massa aberta e cubra toda lateral e parte da frente do painel. Retire oe xcesso, acerte as bordas e faça emendas, se necessário. Aguarde secagem completa do papel machê por cerca de 3 dias. Você notará que o papel machê fica bem mais claro e leve depois de seco.


Vista lateral do painel

Pinte a tela com a tinta acrílica para telas na cor azul turquesa misturada com branco e aguarde secagem. Pegue um pincel chato de cerdas duras com um oiquinho de tinta acrílica decorativa metálica na cor ouro e “raspe” na tela, de maneira que fique uma leve textura dourada na superfície da tela. Aguarde secagem.

Cole peças de montagem de bijuterias de metal e contas plásticas no painel, utilizando cola branca. Para finlaizar, aplique tinta relevo 3D na cor metálica ouro ao redor do coração e fazendo pequenos traços e desenhos como as flores. E, por fim, com tinta relevo na cor azul celeste, faça bolinhas de azul sobre os entremeios de metal dourado colados no painel. Aguarde secagem novamente e está pronto!


Variação com apliques de papel machê

No modelo acima, que também é uma tela-painel, a o papel machê foi utilizado em forma de apliques feitos de recortes de papelão forrados pela massa de papel machê.

Faça os recortes desenhando em retalhos de papelão (desses de caixas de compras) e forrando com a massa de papel machê aberta com o rolo. Aguarde secagem dos apliques por alguns dias (em geral 2 dias), pinte-os com tintas acrílicas para telas nas cores desejadas, e também fazendo a sobreposiação de cores com o pincel de cerdas duras, se você desejar. Pinte a tela painel com tinta acrílica para telas na cor azul cerúleo e depois cole os recortes com cola branca.

Faça o acabamento com tinta relevo em cores varidas, fazendo contormos, traços, arabescos, espirais e bolinhas com essas tintas em cores contrastantes. Aguarde secagem completa por 24 horas.

Bem, espero que vocês tenham gostado das sugestões… e amanhã tem mais!


2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *