1 post por dia,  Pintura em Tecido

PINTURA IMITAÇÃO PATCHWORK EM TECIDO – 278

Olá, pessoal, bom dia…

A técnica de hoje aqui no blog é a mesma que irei apresentar na TV, no programa Vida Melhor, da Rede Vida, hoje, a partir das 11h30. E todas as pessoas que deixarem um comentário aqui com seu nome, cidade e e-mail irão participar do sorteio de um kit especial com 4 revistas de pintura em tecidos, então não deixe de comentar e participar*…

* válido apenas para moradores do Brasil

Essa técnica é uma das preferidas, e o projeto abaixo, que ilustra o post de hoje, foi publicado na revista Pegue & Faça Pintura em Tecido, n.08, da Editora Escala.


Pano de prato com pintura de paisagem

O segredo dessa técnica está em fazer um matizado suave, dando volume às formas principais da pintura. Esse matizado é obtido com as tintas para tecidos e Gel Médium para matizar. Depois de pintados os fundos, é feita a pintura das estampas em cada parte do motivo. Cada estampa tem uma padronagem diferente: pode, ser pequenos corações feitos com 3 bolinhas, florzinhas feitas com cinco bolinhas, pequenas maçãs, desenhos geométricos, bolinhas etc…

E para fazer essas bolinhas e detalhes, utilize intrumentos para pintura como o faça-bolinhas e o pinta-olhos, ou improvise com o cabo do pincel, argolinhas metálicas, cabeça de alfinete…


Outra visão da pintura

Para fazer o acabamento final, utilize tinta para tecidos aplicada em frasco com bico aplicador fino, fazendo pequenos traços que imitam as costuras. Veja o passo a passo simplificado da pintura:

Materiais:

– Placa de madeira preparada com cola permanente
– Pano de prato com tecido de algodão, tecido tipo popeline branca para fazer a pintura (lavar para retirar a goma)
– Tintas para tecidos Corfix nas cores: amarelo canário, amarelo cádmio, verde gris, aquamarine, azul bebê, azul cobalto, pêssego, vermelho queimado, branco, coral e preto
– Gel Médium para Matizar Corfix
– Pincel Pinctore Tigre ref.432 n.0
– Pincel Pincotore Tigre ref. 437 n.10
– Faça-bolinhas e pinta-olhos Pinctore Tigre
– Bisnaga plástica comm ponteira de metal Kit Fine Linner
– Risco no papel vegetal, carbono de grafite
– Ponteira metálica

Modo de Fazer:

– Estique o tecido de popeline na placa de madeira preparada com a cola permanente.
– Transfira o risco com o carbono.
– Inicie a pintura pela cor de fundo de cada área do coração. Faça uma parte de cada vez. – Por exemplo: aplique a cor amarelo canário em uma das partes.
– Antes que essa cor seque, pegue a tinta no pincel colocando gel em toda extensão e tinta na cor amarelo cádmio na ponta mais longa.
– Deslize o pincel nas bordas do motivo fazendo o sombreado.
– Repita o procedimento em cada parte, sempre aplicando a cor mais clara por baixo e a mais escura em seguida. Aguarde secagem.
– Faça os detalhes das estampas de cada área pintada utilizando o faça-bolinhas. Faça corações, florzinhas e bolinhas. Também utilize o pincel n.0 para detalhes menores. Aguarde secagem
– Coloque a tinta para tecidos preta na bisnaga e coma ponteira de metal, faça pequenos traços, imitando a costura. Aguarde secagem por mais 24 horas. E espere 72 horas para lavar os tecidos pintados.

Gostaram? Espero que sim… e não deixem de comentar e participar do sorteio, ok? Os posts devem ser publidcados até o dia 10/10, e o sorteio será no dia 12/10, com a publicação do resultado no dia 14/10.


43 Comments

  • Penha

    Oi Cris!
    Adoro patchwork e essa pintura ficou linda, bem delicada como o patch exige. Inclusive estou fazendo um trabalho com a técnica carton mousse (patchwork embutido)… se quiser ver o meu trabalho e dar sua opinião ficarei grata. Ah! obrigada pela dica do verniz… ainda não terminei, mas vou postar no meu blog tb e te aviso. Bom, CLARO que quero participar do sorteio, né? então lá vai:
    Penha
    penhaart@yahoo.com.br
    São Paulo/SP

    bjs

    • Cristina Bottallo

      Penha, eu vi seus trabalhos, estão lindos, parabéns! Estou guardando essa técnica para colcoar aqui em novembro, na semana especial do meu blog, mas me dá uma vontade de postar logo… Bem, vai valer a pena esperar…
      Adorei, viu?
      Ah, e você está participando do novo sorteio em meu blog, ok?
      Beijos…

    • Cristina Bottallo

      Ah, Eni, que legal, esse canal é bem mais fácil de asistir, né? Vou tentar voltar lá todo mês…
      Ah, e você está participando do novo sorteio em meu blog, ok?
      Beijos…

  • Toninha

    Olá Cris
    Hoje consegui assistir o programa e a Rede Vida pega também na Parabólica no canal 4.
    A sua apresentação esteve otima tanto a tecnica e como a explicação Quando der coloque no Bog os trabalhos com aplicação com termolina que não deu pra ver nada porque eles não mostraram de perto.
    Bjssssssss

    • Cristina Bottallo

      Ah, Toninha,q ue legal, esse canal é bem bacana, vou procurar voltar lá mais vezes…
      Vou colocar no blog, sim… E os trabalhos com termolina já estão aqui no blog, veja na página TODAS AS TÉCNICAS.
      Ah, e você está participando do novo sorteio em meu blog, ok?
      Beijos…

    • Cristina Bottallo

      Olá, Josie, que legla! Obrigada pelos comentários carinhosos…
      Ah, e você está participando do novo sorteio em meu blog, ok?
      Beijos…

  • Rosana Tedeschi

    Foi por acaso que assisti a aula imitação de patchwork em tecido, no canal Rede Vida, adorei conhecer e aprender a técnica e tbm de conhecer uma excelente professora, que explica com detallhes e muita calma. Vou fazer nos meus panos de pratos e caminhos de mesa, blusas e etc………. Parabéns. bjs Obs.: não consegui ver os trabalhos com termolina, o câmera não mostrou de perto. bjs

    • Cristina Bottallo

      Olá, Rosana, que legal, fiquei feliz ems aber que você gostou da aula e da sugestão…
      Vou levar os trabalhos com termolina qualquer dia desses, mas procure auqi no blog, na página TODAS AS TÉCNICAS, porque eu já publiquei aqui, acho que chamam Panos de Prato com termolina, ou algo assim…
      Ah, e você está participando do novo sorteio em meu blog, ok?
      Beijos…

    • Cristina Bottallo

      Olá, Marta, que legal, fiquei feliz em saber que vc me assistiu, obrigada!
      Ah, e você está participando do novo sorteio em meu blog, ok?
      Beijos…

  • Maria Tavares

    Olá Cristina, este seu trabalho é muito lindo como todos, aliás!
    Tenho andado por aqui e há dias inspirei-me nas suas pinturas Bauer, entusiasmei-me e já publiquei no meu blog uma caixinha muito simples. Obrigado por partilhar os seus conhecimentos 🙂

    Beijinhos
    Maria Tavares

    • Cristina Bottallo

      Olá, Maria, nossa, fiquei tão feliz com seu comentário! Nos conhecemos no facebook, não foi? E seu blog é muito bacana, parabéns! Deixei um comentário por lá… Eu tenho muita vontade de fazer uma viagem a Portugal ano que vem, que sabe dar umas aulas… Adoraria conhecer seu ateliê, vamos ver se as coisas dão certo e eu vou mesmo…
      Outra coisa que eu queria dizer é que estava procurando a Paula Mendes, já trabalhei na Acrilex e conheci a Paula, ela é ótima! e estava querendo o contato dela. Se você puder me passar, agradeço,s e não poderia dar uma recado a ela e passar meu e-mail, para ela me procurar. Eu ficaria mutio agradecida… Vou te mandar um e-mail, ok?
      Um beijo enorme!
      Cristina

  • Isabel Góes

    Amei a técnica que vc ensinou hoje no programa, minha mãe que é artesã tb gostou demais. Depois do Patch Appliquèe é a técnica mais prazeirosa que já vi, vou procurar aprender mais sobre ela. Obrigada pelas dicas.

    • Cristina Bottallo

      Olá, Isabel, que bom que você e sua mãe gostaram, fico feliz! Fique de olho aqui no blog, em breve virão novidades…
      Ah, e você já está participando do novo sorteio aqui do meu blog, ok? Beijos…

  • Rosa Maria Gil

    Olá Cris, em primeiro lugar gostaria de dizer que vc é muito generosa em compartilhar essas dicas valiosas de como fazer seus trabalhos, o trabalho de hoje além de diferenciado, é fácil de fazer e fica maravilhoso!!!
    Parabéns eu amei!!!
    Beijos

    • Cristina Bottallo

      Olá, Rosa, obrigada, mas tenho que confessar que nem sei quem ganha mais com essa verdadeira troca, se são vocês ou se sou eu, que tenho motivação de sobra smepre que recebo comentários como o seu… Acho que é como aquela frase que diz “É dando que se recebe…”. Porque compartilhar meu trabalho com vocês é o que faz com que ele tenha sentido. Por isso sou grata a todos que estão aí, do outro lado, e agradeço, de coração! Um beijo enorme para vc!
      Ah, e você já está participando do novo sorteio aqui do meu blog, ok? Beijos…

  • Maria da conceição teixeira

    Olá Critina , assisti você hoje na rede vida achei sua apresentação otima e seu trabalho lindíssimo.
    Adoro artesanato ,tenho um carinho imenso por tudo que é feito por artesões ,pois acho que no Brasil ainda não se valoriza como se deve o artesanato .
    beijus e que DEUS abençõe sempre seu caminho.

    Maria da Conceição

    • Cristina Bottallo

      Olá, Maria da Conceição, obrigada pelos elogios e comentários…Trabalha com artesanato não é fácil, mas é um prazer e tanto! Me sinto privilegiada…
      Um beijo grade, seja muito bem-vinda em meu blog.
      Ah, e você já está participando do novo sorteio aqui do meu blog, ok? Beijos…

  • Marilia Aparecida

    Olá Cristina!
    Achei tudo de bom esse pano de prato,vou até me atrever a pintar um também….kkkk….
    Pena que não pude assistir sua apresentação buaaaaa….buaaaaa…
    Mas tenho certeza que foi um sucesso.
    Beijos.

  • Sandra Duarte (Rio de Janeiro-RJ)

    Oí, Cristina!

    Adorei a técnica, a suavidade das cores, o desenho! Pena que não assisti ao programa, porque passo o dia inteiro no escritório, mas pelos comentários acima, a sua aula foi maravilhosa.Seu talento para a arte merece muito reconhecimento.
    Aproveitando a ocasião: recebi há pouco o meu pedido e já estou ansiosa para assistir ao dvd e praticar as pinceladas.
    beijo

    • Cristina Bottallo

      Oi, Sandra, obrigada, e bem-vinda ao meu blog… Sei que é complicado assistir na TV, mas na medida do possível estou gravando uams MINIAULAS e colocando aqui, vou ver se gravo a de hoje… Obrigada pelos elogios!
      Ah, vc já está participando do novo sorteio, ok? Beijos…

    • Cristina Bottallo

      Oi, Janaina, não esquenta, é complicado mesmo… Mas vc pode acompanhar tudo aqui no “bloguito”, como diz a Bianca…
      Nossa, é verdade jana, patchwork é tudo! Estou guardando a técnica de patchwork embutido para a semana especial que vou fazer em novembro, mas a vontade já era sair fazendo…
      Ah, vc já está participando do novo sorteio, ok? Beijos…

    • Cristina Bottallo

      Oi, Ana, saudades…
      Que bom que vc consegui assistir, esse programa é legal porque pega em vários locais, vou tentar marcar uma aula para o próximo mês já… Ah, vc ja está participando do sorteio, ok? Beijos…

    • Cristina Bottallo

      Oi, Lisa, que legal ver você por aqui… o meu blog está bem agitado, ontem bati meu recorde até agora, mais de 3.200 acesso em um dia só! Nada mal, não é? Beijos…

  • maria da penha bertramello

    Olá, CRIS, adoro a arte de patch com pintura, ainda mais com este capricho! Parabéns!!Engraçado tanto tempo que vejo vc na Tv e até já trabalhei em oficina com vc e o Marcelo Darghan e nunca havia visitado seu blog, agora serei frequentadora pois gosto muito do seu trabalho e de você. Um grande abraço, se tiver um tempinho visite meu blog: http://artesdapenha.blogspot.com
    Meu e-mail: p_bmello@yahoo.com.br. BOA SORTE À TODOS QUE PARTICIPAREM DO SORTEIO!!

    • Cristina Bottallo

      Olá, Maria da Penha, que legal saberque “já nos conhecemos” há tempos… Uma pena que vc não tenh passeado aqui pelo blog antes, mas o importante é estar aqui! Vou visitar seu blog, sim, só tô meio corrida hoje, mas vou entrar lá…
      Beijos!

  • Selma

    Oi, Cristina
    Sou de Santos, SP .Faço apliquee em tecido, mas adorei feito com pintura! fica muito fofo! e acredito bem mais rápido.
    Obrigada por suas dicas! bjus

  • Japurana da Silva Lima

    O trabalho está maravilhoso. A popeline pintada é aplicada com costura no pano de prato? Essa parte não ficou muito clara para mim. Se possível, por gentileza, poderia esclarecer ? Obrigada. Sou acompanhante assídua dos seus trabalhos.
    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *