1 post por dia,  Pintura em Tecido

PINTURA FLORAL COM TINTA PUFF – 279

Olá, pessoal, bom dia!

Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer a todas as pessoas que passaram por aqui ontem, que assistiram à minha apresentação na TV e que deixaram comentários no post de ontem, forma muitas! Foi mais um dia de recorde de acessos, que bom!

E quero avisar que a Semana Especial de Pintura em Tecidos continua, e que ainda está valendo o sorteio das quatro revistas de Pintura em Tecidos, mas para participar vocês devem postar um comentário na técnica de ontem ou no post do sorteio. Todos as pessoas que colocarem comentários (de preferência com o nome, cidade e e-mail, e apenas para o território barsileiro) postados até o dia 10/10 irão participar desse sorteio, então corra para lá, veja o post e deixe seu comentário…

Bem, hoje continuam as técnicas de tecido, e minha sugestão é uma pintura “cheia” com tinta puff:


Almofada com tecido rústico

Esse trabalho é muito simples. Pintura “cheia” nada mais é do que a tradicional técnica da pintura chapada, com grandes áreas de cor preenchidas. Mas a diferença aqui está na textura da tinta puff, que ao ser aplicada no tecido rústico da almofada, cria um efeito bem diferente: a tinta agrega-se á textura do tecido, por isso esse mesmo trabalho, pintado da mesma maneira, com as mesmas tintas em peças de tecido diferentes, promovem um efeito também totralamente distinto.

Na foto de detalhe da almofada ao lado é possível ver muito bem a textura do tecido com a tinta. Esse efeito é obtido após a expansão a cor da tinta puff, e deve ser feito exclusivamente com o calor aplicado pela lado da frente da pintura, ou seja, com um soprador térmico ou secador de cabelos bem forte. Se o calor for aplicado no verso do tecido, como acontece quando passamos a ferro pelo avesso, a tinta irá expandir-se de maneira diferente, de forma mais “achatada” e ficará com a textura mais lisa. Por isso eu recomendo que você utilize apenas esse processo do calor aplicado pelo lado da frente se quiser obter esse efeito.

Veja acima outra opção de almofada com essa mesma pintura, variando os motivos…

Eu pintei esse mesmo motivo floral em uma camisa, e o resultado também ficou muito bacana:


Camisa branca de algodão com pintura floral com tinta puff

Pintando esse mesmo motivo em tecido mais fino, como a popeline branca da camisa, o efeito da pintura fica masi suave, delicado, aveludado…


Detalhe da camisa

A pintura em sim não tem nenhum segredo, apenas faço a aplicaçãod e umt om e em seguida dou umas “batidinhas” com um pincel tipo brochinha ou pata de vaca com um tom um pouco mais escuro, sombreando, levemente, algumas partes… Depois aguardo secagem completa por 24 horas antes de fazer a expansão a calor. Esse prazo mínimo é fiundamental, não tente fazer a expansão antes… E está pronto!

Amanhã continuamos com as técnicas em tecido, ok?


16 Comments

  • Marilia Aparecida

    OLÁ CRISTINA!
    EU ACHO QUE NÃO VOU MAIS VISITAR O SEU BLOG…..KKKKKK….
    FICO DESESPERADA,QUERO FAZER TUDO,QUERO PINTAR PANO DE PRATO,PINTAR ALMOFADA,PINTAR CAMISA….KKKK…
    MENINA ADOREIIIII ESSA CAMISA,MEU MARIDO FICA LOUCO POIS CADA HORA QUERO FAZER UMA COISA….KKKK…..
    BRINCADEIRINHA, IMAGINE SE CONSIGO ENTRAR NA NET E NÃO DAR UMA ESPIADINHA NO SEU BLOG.
    BEIJOS E ATÉ AMANHÃ. rsrsrs

    • Cristina Bottallo

      Oi, Marília, ainda bem que era brincadeira… já tava ficando chateada… (rsrsrsrsrs…) Eu gostaria que cada dia mais pessoas entrassem aqui e continuassem voltadno sempre, como você!
      Que bom que você gostou das sugestões de hoje, mas já vou adiantando, as peças de amanhã estão demais! Um beijo!

    • Cristina Bottallo

      Oi, Maria, que legal! Obrigada pelas visitas… Vou respodner ao seu e-mail com calma, acho que podemos programar algo bem bacana para o ano que vem~Um beijão…

  • eni silva

    oi cris
    que maravilha amei …cada dia que você promete eu fico mais entusiasmada,essas mofadas me deixam tonta a pintura na camisa me deixa louca eu logo vi que não sou a única as vezes não sei nem o que dizer ,se você conhece uma palavra que seja mais do que maravilhosa me fale………bjks

    • Cristina Bottallo

      Oi, Eni, que legal! Eu fico ansiosa para taender às expectativas que eu mesmo acabo criando, né? Mas acho que está dando certo… Um beijão!

    • Cristina Bottallo

      Olá, Aide, que legal, bem-vinda ao meu blog. Eu nãoe vnio técnicas por e-mail porque coloco todas em meu site e blog, então aqui mesmo você irá encontrar tudo que procura… Veja na página TODAS AS TÉCNICAS as técnicas de decoupage. Um abraço!

  • Yolanda Aguiar

    Olá Cris ontem vi o programa da tv aparecida Sabor de vida e logo depois fui procurar vc na internet, adorei seus trabalhos sou atriz, mais especificamente uma palhaça, mas amo artesanato, principalmete para presentear amigos, digo que é para dar ” comidinha ao coração!” parabéns continue assim e obrigada pelas dicas e aulas, Deus abençoa aquele
    que divide seus dons.
    Bjus, YOYO.

    • Cristina Bottallo

      Oi, Yoyo, que legal, eu nunca tive uam amiga palhaça! Que bacana, parabéns! Obrigada pelos elogios, e parabéns por suas boas intenções com o artesanato…

  • MARCIA ELOY

    Oi, Cris
    estou querendo uma renda extra e gostaria de algumas dicas suas dentro das minhas possibilidades, adorei pintura com a tinta puff, será que posso pintar panos de pratos com essa técnica? Peço suas orientações.
    beijos

    • Cristina Bottallo

      Oi, Márcia! Sim, é possível pintar panos de prato com tinta puff, embora a pintura seja ligeiramente mais f®agil do que com a tinta normal, e panos de prato são para uso intenso… Todas as dicas estão em um post que já fiz aqui, de ocmo organizar seu negócio com artesanato. Dá uma olhada nos posts antigos… Bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *