PATCHWORK APLIQUÉ EM BLUSA – 281

Olá, amigas (os), bom dia!

Queria avisá-las (os) que postei um vídeo novo na página MINIAULAS, da pintura imitação patchwork, a técnica da terça-feira passada. Como eu fiz a pintura completa, dividi a miniaula em duas partes, hoje eu coloquei a pintura do fundo matizado e amanhã irei postar a continuação, a pintura dos motivos. Acompanhem!

Hoje eu continuo a semana apresentando mais uma técnica em tecido. Como eu já comentei aqui em outros posts, todas as técnicas relacionadas ao patchwork estão fazendo o maior sucesso atualmente, por isso eu trouxe um trabalho de patchwork apliqué:


Blusa com patchwork apliqué

Nesse trabalho eu não utilizei nenhuma técnica de pintura, fiz a colagem de tecidos lisos coloridos com cola pano e o bordado com linhas coloridas, utilizando pontos variados como ponto reto, ponto zigue zague e pespontos. Nada mais simples…

O primeiro passo é selecionar os retalhos de tecidos coloridos e aplicar termolina leitosa para que os tecidos fiquem engomados e possam ser recortados sem desfiar. A termolina é um tipo de goma ou “verniz” para tecidos. Aplique três demãos, intercalando secagem por pelo menos duas horas entre cada aplicação.


Detalhe da blusa

A ideia é riscar as flores e folhas em tamanhos variados. Para fazer as flores que imitam rosas, recorte círculos de tamanhos variados. Recorte também círculos menores em cores diferente para fazer os miolos das flores. Para fazer as tulipas, recorte as figuras como no modelo. E, por fim, recorte várias folhas, em tamanhos e cores variados.

A colagem das figuras deve ser feita com cola pano, aplicada no verso dos recortes. Não há necessidade de aplicar um quantidade muito grande cola, basta um pouquinho para fixar os recortes, de forma que eles não saiam do lugar durante o bordado. Aguarde secagem da cola por pelo menos três horas.


Mais um detalhe…

Para finlaizar, utilize linhas de bordado em cores variadas e faça os pontos simples a mão, enfeitando e dando acabamento ao trabalho. Eu gosto da ideia de utilizra tecidos lisos para esse trabalho, assim os detalhes ficam por conta dos pontos coloridos do bordado…

Gostaram? Espero que sim… E amanhã eu volto, com mais uma sugestão em tecido e a segunda parte da MINIAULA de pintura imitação patchwork em tecido. Até lá!


10 comentários sobre “PATCHWORK APLIQUÉ EM BLUSA – 281

  1. AMIGA SEM PALAVRAS!!!
    ESTA BATA É TUDOOOOOOOOO,FICOU MUITO BONITO A APLICAÇÃO EM PATCHWORK,COMO SEMPRE TUDO QUE VOCÊ FAZ É MARAAAAAAAA….KKK….
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR COM A GENTE.
    BEIJOS.

    1. Oi, Jany, bem-vinda ao meu blog. Na verdade eu dou dicas o tempo todo de como fazer os trabalhos, e as técnicas que sugiro são simples, é possível começar por qualquer uma delas… Continue acompanhando os posts porque mais dicas virão. Beijos…

  2. oi cristina, tem tempo que acompanho seus trabalhos, adoro todos até aprendi fazer alguns, continue trazendo coisas novas pra gente bjos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>