1 post por dia,  Pintura em Tela

TEXTURA EM TELA COM BARBANTE – 291

Olá, pessoal, bom dia…

A semana começou em um ritmo mais tranquilo, embora eu tenha muito trabalho pela frente. De todo modo, os posts voltarão a entrar em seu horário normal, e hoje eu inicio a Semana Especial de Pintura em Telas, como havia prometido.

Então aí vai o post do dia:


Tela com textura e pintura a óleo

Esse trabalho é especial para quem gosta de texturas e pinturas abstratas. Também é uma excelente técnica para quem quer se aventurar na pintura a óleo sem muitas dificuldades, afinal basta seguir o procedimento básico de aplicação dos materiais para conseguir um efeito bem bacana como o dessa tela.

O primeiro passo é fazer a textura com a pasta para modelagem. Esse produto, especial para telas (veja abaixo a tabela com produtos para pintura em telas e suas aplicações), proporciona uma textura intensa, e ainda serve para fixar o barbante na superfície da tela.

Para fazer a textura apliquei a pasta na tela com uma espátula, para espalhar bem. Depois fixei o barbante na própria textura, pressionando de leve para que afundá-lo um pouco na pasta. Em seguida trabalhei com a pasta, criando diferentes texturas e utilizando materiais como pincéis de cerdas duras, esponjas grossas e espátulas, aí é só esperar secar bem por 2 ou 3 dias, antes de fazer a pintura.

Para pintar, embora eu tenha utillizado tintas a óleo, apliquei primeiro uma demão de tinta acrílica branca, para impermeabilizar bem o fundo e realçar o brilho das tintas a óleo. Depois pintei cada espaço com uma cor diferente de óleo, levemente diluídas com óelo de linhaça (diluente da tinta a oleo). A aplicação deve ser feita com pincel, espalhando bem a tinta na superfície e limpando em seguioda com um paninho, para tirar o excesso.

E finalize pintando o barbante com tinta a óleo metálica na cor bronze. Dilua um pouco a tinta metálica com diluente óleo para aplicá-la com um pincel redondo fino.

Esse tipo de aplicação segue o mesmo príncipio das pátinas, técnicas nas quais aplicamos a tinta e retiramos em seguida, criando um efeito de maior transparência. Veja o detalhe abaixo:


Detalhe da pintura

CONHECENDO MELHOR OS PRODUTOS PARA PINTURA EM TELAS

1. MATERIAIS PARA PREPARO DAS TELAS:

– Gesso Acrílico:
produto específico para prearação de superfícies para aplicação de tintas acrílicas ou a óleo. Quando aplicado à tecidos de algodão crú ou lona proporcionam uma textura ideal para pinturas com óleos e acrílicos, com boa absorção dos produtos, manutenção do brilho natural das tintas e perfeita fixação.

– Pasta para Modelagem: a pasta é muito mais consistente e flexível que o gesso, e proporciona relevos mais intensos e fixação de materiais leves, como o barbante, ou mais pesados, como troncos de árvpres, pedaços de tecido, conchas e até mesmo pedras. Por ser flexível, pode ser aplicada em telas sem o riscod e rachar ou craquelar.

Amanhã continuarei com as técnicas de pintura em telas e mais dicas sobres os materiais para essa linha. Por hoje, fico por aqui…


18 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *