PINTURA RUPESTRE EM TELAS – 294

Oi, pessoal, bom dia!

Nossa, a tela de ontem fez sucesso… Às vezes eu fico surpresa porque tem trabalhos que chamam mais atenção do que outros, aí fico sempre pesnsando se vou conseguir agradar de novo… Tomara!

Bem, a técnica de hoje é um trabalho que eu adorei desenvolver, uma pintura rupestre em tela com uma textura bem interessante, acho que consegui recriar a textura e o efeito da pedra com elementos de pintura. E o mais bacana é que esse trabalho também pode ser feito em outros materiais, fiz também em cerâmica (o passo a passo está ao lado, em PROJETOS PASSO A PASSO) e ficou bem legal.

Então aí vai, post do dia:


Pintura Rupestre em telas

Para fazer, acompanhe o passo a passo a baixo e veja também a técnica em cerâmica, o procedimento e os materiais são os mesmos:

– Prepare a tela aplicando a pasta para modelagem em camada espessa, trabalhando com uma espátula para ficar em relevo.
– Faça o desenho com um palito de churrasco ou cabo de pincel, retirando a pasta das partes desenhadas.
Aguarde secagem completa por cerca de 3 dias.
– Aplique betume líquido diluído com aguarrás em toda textura, e retire o excesso, se houver, com um paninho.
– Aguarde secagem por 24 horas.
– Pinte o fundo da tela com tinta aóleo branca ligeiramente diluída com secante de cobalto. Utilize um pincel mais firme e raspe a tinta na tela, deixando que alguams partes do fundo apareçam.
– Pinte o chão do mesmo modo, coma cor terra de siena queimada, o sol com amarelod e cádmio escuro e a árvore com verde de hooker.
– Dilua um pouco mais a tinta a óleo sépia misturada com a cor preto e utilizando um pincel redondo mais fino, aplique essa msitura na parte baixa dos contornos, realçando o tom escuro. Aguarde secagem.
– Pinte da mesma forma as laterais do painel.


Vista lateral do painel

As tintas a óleo ficam bem opacas nessa técnica por conta da pasta de modelagem, que absorve todo óleo. E justamente o acabamento fosco e meio “rúsico” é que confere mais realismo à esse trabalho. Experimente fazer, fica muito bonito…

Vejam outros modelos, nesse caso pintados em telas e emoldurados:


18 comentários sobre “PINTURA RUPESTRE EM TELAS – 294

    1. Oi, Bianca, obrigada! Até queria escrever mais, mas estou numa correria danada, embarquei num ritmo maluco por aqui, naõ estou conseguindo parar… mas está valendo a pena. Obrigada, de novo!

    1. Oi, Ana, que bom que você gostou… As fotos do ateliê estarão aqui no começo da semana. Eu contratei um fotógrafo para fazê-las e ele vai me entregar o Cd com as imagens na segunda-feira, então é mais provável que eu coloque-as aqui na terça. Também estou ansiosa… Beijos!

  1. Oi, Cristina!

    A pintura rupestre é uma forma de expressão artística que eu adoro. Me faz recordar das aulas de História da Arte, na UFRJ, onde interpretávamos o modo de vida daqueles povos pré históricos através do que eles deixaram desenhado nas cavernas e nas pedras, de uma maneira geral. E a sua visão dessa manifestação, Cristina, faz uma revisão daqueles tempos integrando as nuances terrosas de então com toques de tonalidades atuais, dando mais leveza à pintura. Muito lindo!!!

    bjs.
    Sandra

    1. Que legal seu comentário, Sandra… Quando fiz o primeiro trabalho dessa técnica, relamnete fiquei feliz com o resultado. Algumas técnicas são assim, parece que vêm mais inspiradas, que tinham que “nascer” de qualquer jeito… Me lembro até do dia e do lugar em que fiz ess etrabalho, eu estava em minha antiga casa, trabalhando na lavanderia, e fiz uma bagunça só… Mas valeu a pena, claro. Obrigada e beijos…

  2. Olá Cristina,cá estou eu outra vez delirando com a sua arte.E vou ser sincera em dizer que as “telas” mexem comigo.Já copiei algumas de você,de uma revista que eu tenho ,No seu site eu já tinha visto o mural da sua casa.Sem comentários.Eu sempre achei que as paredes precisam de cor.Que cor é vida,Mas quando vi o mural, e esse de agora,eu fiquei de boca aberta.Parabéns.Já peguei o seu DVD na mão e não comprei não sei porque.Assisto na internet seus vídeos e agora sua mini aula.Espero ser sorteada,só assim entenderei porque não o tenho ainda. A tela que eu copiei é essa da capa ao lado,com abstrato em lilás,violeta enfim.Eu fiz depois dessa várias telas em abstrato e coloquei todas na parede.Graças à você .Grande beijo.São Bernardo do Campo . SP.

    1. Oi, Kátia, obrigada por tantas palavras de incentivo, fico muito feliz em saber que você acompanha meus trabalhos de todas as formas possíveis…Você já está participando do sorteio, então boa sorte! E beijos…

  3. Oi Cris, vc sempre arrasa nos trabalhos q apreseta aqui e na tv, sou sua fã sempre! Meu tempo está currido pois tenho um casal de bbs com 3 meses e eles me tomam quase todo o tempo, mas sempre q posso dou uma passadinha por aqui pra conferir os seus trabalhos e participar dos sorteios quem sabe numa dessas eu sou sorteada… grande bjo e continue sempre assim como és!

    1. Oi, Mara, obrigada! Nossa, parabéns pelos seus bebês! Imagino a loucura que deva ser, dois ao mesmo tempo! E fico feliz por você passar por aqui… Ah, e você já está participando do sorteio, sim… Beijos!

  4. olá cris
    lendo o inicio do trecho que você escreveu,resumindo seu trabalho se torna agradável porque ele tem história vivida
    é um trabalho diferente cujo eles nos mostra a realidade não uma pintura que você batiza com um nome qualquer e posta
    no seu blog isso me chamou muita atenção desde o inicio eles são interessantes pode ficar confiante e tanto que tem tanta gente a segui-lo amei a técnica de hoje………..bjks

    1. Oi, Eni, esse trabalho é mesmo muito legal, e eu já falei aqui outras vezes, adoro pintura rupestre, até já vi algumas ao vivo, é maravilhoso! Obrigada, viu?

  5. Cris realmente está dica de hoje nos permite voltar e reelembrar nosso tempo de escola,onde o professor nos ensinava a arté Rupestre ,que tempooooo booooommmm que não voltão mais….kkk…..
    Adorei a dica e foi muito bom reelembrar os velhos tempos.que não são muitos não viu? rsrsrs
    Que disse que o seu blog não é cultura também…kkk…
    Brincadeirinha amiga.
    Beijos.

    1. Oi, Marília, que legal, fiquei contente em saber que você gostou da dica e da sugestão… Obrigada por me acompanhra sempre por aqui… Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *