QUADRINHO CRAQUELADO – 302

Olá, pessoal, bom dia…

Hoje eu trouxe uma técnica que todos adoram, o craquelado sobre decoupage. Pode não ser uma novidade, mas sempre é bom saber, não é mesmo?

Então aí vai o post do dia:


Quadrinho Craquelado

Esse é mais um trabalho da minha parede de técnicas… e o craquelado sempre encanta. E esse, feito sobre decoupage, é mesmo bem legal. Para fazer, primeiro preparamos o fundo da peça, no caso uma moldura de MDF, pintada com tinta acrílica metálica em um tom de verde bem claro.

Aliás, por falar em tinta metálica, você sabia que as tintas acrílicas brilhantes, quando misturadas à tinta metálica branca, dão um tom perolado muito interessante? Pois é, foi uma mistura assim que preparei para fazer o fundo dessa peça.

Depois de pintar a moldura, a colei uma gravura de girassóis, e sobre essa colagem apliquei o kit craquelado incolor, composto por verniz base, que deve ser aplicado em várias demãos (3) e o verniz craquelador, que é aplicado uma única vez.

A quantidade maior de verniz base é indicada para que o craquelado tenha profundidade (maior relevo). Veja a foto da lateral do quadrinho abaixo e observe o relevo:


Lateral do quadrinho

Para obter um craquelado maior, devemos dar um tempo MENOR entre as demãos de verniz base e verniz craquelador (no máximo 20 minutos entre cada demão). Se deixarmos secar demais, o craquelado tende a ficar MENOR, e esse acabamento normalmente não é o esperado.

Depois de pelo menos 12 horas da secagem do verniz craquelador é que devemos aplicar a pasta em cera metálica para realçar os veios do craquelado, fazendo-a penetrar nos veios, aplicando a cera com um paninho e fazendo movimentos circulares sobre a peça, e depois limpando com uma paninho limpo e seco.

Os vernizes do kit craquelado tem brilho intenso, e o acabamento é incrível! Experimente fazer a técnica, você vai gostar!


10 comentários sobre “QUADRINHO CRAQUELADO – 302

  1. olá cris
    craquelê é sempre bem- vindo,eu amo esta técnica que podemos fazer diversos trabalhos legais e com girassóis então nem se fale ficou um belo trabalho……………….parabéns….bjks

  2. Olá, Cristina! Passo por aqui todos os dias, mas somente hoje resolvi postar um recado. Parabéns pelos seus trabalhos, pelo ateliê novo. Obrigada por compartilhar conosco! Sucesso, mais e mais!
    Grande abraço!

  3. Olá, Cristina, sempre tive vontade de aprender a pintar as peças em MDF, então me arrisquei a aprender sozinha, não sabia por onde começar, foi então que fuçando nos sites de artesanato eu encontrei seu blog que foi a minha salvação. Você explica muito bem os passo a passo, e graças a sua boa vontade de compartilhar seu trabalho com as pessoas que gostam de artesanato, já comecei a fazer as primeiras peças. É claro que elas não ficaram lindas iguais as suas, mas eu chego lá. Parabéns e um grande beijo.

    1. Oi, Rachel, obrigada! Nossa, fiquei feliz com seu comentário, que bom! Meu trabalho é esse, e tenho o maior prazer em compartilhar isso tudo com vocês. Fico torcendo por você não parar mais de pintar agora que foi pega por essa técnica tão gostosa. bem-vinda ao meu blog, espero vê-la sempre por aqui.

    1. Olá, Bete, você pode fazer esse trabalho com fotos, sim… e pode ser a própria foto, sem problemas, o kit craquelado pode ser aplicado em qualquer material. Bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *