QUADRINHO COM ENVELHECIMENTO – 307

Oi, pessoal, bom dia…

Ando correndo demais esses dias e atrasando um pouco para responder aos comentários de vocês, mas sempre que tenho um tempinho procuro deixar as coisas mais em dia por aqui, então agradeço a compreensão de vocês. Estou muito contente porque tenho recebido novos contatos, pessoas que já visitavam o blog mas não escreviam e outras que estão começando a vistar agora e têm se apresentado, isso é muito legal!

Bom, o trabalho do dia é uma pintura em madeira, um trabalho que já mostrei aqui em outras versões, em caixinhas, e hoje apresento em um simpático quadrinho:


Quadrinho envelhecido

Usei uma tampa de caixa de MDF como moldura (uma boa opção quando não usamos a caixa inteira) e pintei esse motivo floral com tons de azul e lilás. A técnica de pitnura floral aplicada aqui é muito semelhante ao bauernmalerei, com pinceladas em vírgulas e com muito branco, para realçar os motivos, sobretudo após o envelhecimento. E pintei as lateriais dessa tampa também, como vocês podem ver abaixo:


Lateral do quadrinho

O envelhecimento é feito com o Médium Envelhecedor, que é uma tinta de alta pigmentação, porém com uma certa trasnparência, e por isso mesmo ideal para ser aplicada sobre outras pinturas. Esse produto deve ser aplicado e retirado em seguida, deixando a peça “tingida”. O efeito gasto e envelhecido é conseguido com um lixamento posterior, com toda pintura já bem seca, efeito que desgasta naturalmente a peça (eu particularmente gosto muito desse efeito).

Vejam o passo dessa técnica no link PROJETO PASSO A PASSO ao lado.

Por falar em envelhecimento, as pessoas sempre me perguntam sobre opções para pintar móveis antigos e dar uma cara nova às peças, sme muito trabalho, e essa técnica é perfeita para isso, porque pode ser aplicada em qualquer peça, de qualquer material, com ou sem pintura prévia e com resultados surpreendentes.
E esse produto aidna está disponível em várias cores.

Antigamente faziamos o envelhecimento apenas com o betume, que embora ofereça um efeito bacana também (amanhã vou colocar um post aqui com um envelhecimento feito com betume ara vocês compararem) tem algumas limitações, como a cor final, o fato de ser solúvel em aguarrás e aprsentar uma secagem bem mais lenta, além do cheiro forte.

Bem, é isso, pessoal, aproveitem as dicas e voltem amanhã para ver outra sugestão de envelhecimento.


8 comentários sobre “QUADRINHO COM ENVELHECIMENTO – 307

  1. olá cris
    amei de montão !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! esse é uns dos trabalhos que gosto muito de apreciar gosto muito de pinceladas e seu trabalhos é maravilhoso cada técnica é inspirador………bjks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *