QUADRINHO COM PINTURA BAUERNMALEREI ENVELHECIDA – 308

Oi, pessoal, boa tarde…

Como vocês podem ver, ainda não consegui me organizar… Paciência! Mas isso é porque estou com vários trabalhos e projetos acontecendo, e tenho que me dividir entre eles e o blog, mas com certeza vai valer a pena, vocês verão…

Eu havia prometido uma técnica de envelhecimento com betume para hoje, e aí vai:


Quadrinho com pintura bauernmalerei

Eu gosto muito desse acabamento envelhecido bem rústico que o bauern oferece… e na verdade esse efeito se aproxima mais da técnica barroco mineiro (já falei dessa técnica aqui em outros posts), basta olhar aqueles móveis rústicos bem típicos de Minas Gerais para entender o que estou dizendo…

Para esse tipo de pintura, valem algumas dicas:

– O acabamento rústico envelhecido fica muito melhor quando feito em peças de madeira natural, ao invés de peças de MDF.
– Em geral as cores, nessa técnica, são mais fortes e vibrantes.
– As pinceladas de branco são fundamentais para criar um efeito de contraste maior quando fazemos o envelhecimento. Por isso as pinceladas de branco devem ser mais “carregadas” de tinta.
– O betume é um verniz bem espesso e escuro, e deve ser diluído com aguarrás, em gerla na proporção de 2 partes de betume para 1 de aguarrás, mas você pode até usar a proporção de 1 para 1, se gostar do efeito mais claro.
– O betume demora mais para secar e tem cheiro forte, as peças podem ficar “pegajosas” e com cheiro por até duas semanas, por isso faça as peças com mais tempo e aguardando a secagem completa.
– Depois de pintar o motivo com tintas acrílicas foscas, aguarde secagem por pelo menos 12 horas, aplique uma demão de cera em pasta incolor para impermeabilizar a peça e só depois aplique o betume, retirando o excesso com um paninho.
– Deixe o betume secar por pelo menos 24 horas e então lixe a peça com lixa para madeira n.220. Sem lixar a peça não irá apresentar o efeito desgastado, que é tão típico desse trabalho.


Lateral do quadrinho

Mais dicas:

– Pinte as lateriais da peça com cores contrastantes. Procure pintar o motivo em uma cor de fundo mais neutra.
– Aproveite as laterais, frisos, puxadores e detalhes da peça (quando houver) para pintar com cores fortes e diferentes.
– Para dar acabamento final, apenas lustre a pela com uam flanela. Como a cera foi aplicada antesd o betume, após lixarmos ela vai ficar na superfície da peça e ao lustrarmos, o acbamento ficará bem liso e suave.

Gostaram? Espero que sim… Eu já falei para vocês, adoro essa técnica!

Bem, pessoal, amanhã vou colcoar aqui o passo da minha apresentação de hoje na TV. Um abraço e até amamhã!


18 comentários sobre “QUADRINHO COM PINTURA BAUERNMALEREI ENVELHECIDA – 308

    1. Oi, Patrícia, pode sim, vc pode usar o envelhecedor no lugar do betume. No post 306 eu mostro um envelhecimento com médium blue night, mas dá para fazer com qualquer cor.

  1. Lindo, lindo… sem palavras.

    Acredita que ainda não consegui praticar o Bauer com o kit que comprei na sua loja.
    Acho que só em Janeiro que vou ficar tranquila…ai sim vou treinar bastante e mandar as fotos dos trabalhos que eu gostaria que você olhasse….

    Beijos no coração.

    1. Vou esperar as fotos, Janaína… e como janeiro é sempre mais sossegado mesmo, quero marcar um enocntro em emu ateliê… Vc será convidada, é claro! Beijos…

  2. Amei o quadro! Adoro a técnica do bauer e com o toque de envelhecimento então, ficou o máximo.
    Como a Janaína, também ainda não consegui praticar o bauer com o kit que comprei na sua loja. É uma pena que ainda não posso dedicar-me ao artesanato pelo tempo que desejo, mas estou certa de que esse dia está chegando e assim que isto começar a acontecer de uma maneira efetiva, serei muito mais feliz, porque acredito que a arte, em muitos aspectos, impulsiona a vida para melhor,
    Cristina, curto muito seu trabalho, sua criatividade, seu modo de expressão.
    Parabéns e sucesso sempre!!!

    bjs.

    1. Oi, Sandra, tudo bem? Nossa, não imaginava que ese quadrinho ia fazre tanto sucesso, isso é prova que a pinura bauernmalerei é uma das preferidas de todos mesmo… Espero que você tenha esses momentos bem bacanas com os materiais que comprou, e não deixe de manadar fotos, ok? Obrigada por todo carinho e um beijão!

  3. Cris,
    O quadrinho ficou perfeito!! Essa técnica é mesmo imbatível!!!
    Fiquei feliz em saber as últimas notícias: a saída do seu pai do hospital, a inauguração do ateliê…Nada como o tempo pra resolver tudo!! E que bom que tudo acabou bem!!!
    Pena que não pude assistir ao Sabor de Vida dia 1, queria tanto ter visto a visita da Bete a seu ateliê!!! Acho que vou escrever pedindo pra repetir! Vi apenas o passo a passo da abelhinha no you tube e adorei a idéia!
    bom final de semana!!
    Bjo.

    1. Oi, Flames, obrigada! Tenho que tirar uma semana inteira só para pintar novas peças de bauernmalerei e colocar todas aui no blog…

      As coisas estão indo mesmo, embora nada seja fácil, hoje meu pai teve uma recaída e voltou para o hospital para fazer uns exames, mas amanhã ele volta para casa. Paciência…

      Quanto ao programa, escreva para a emissora sim, Flames. Se um monte de gente pedir, quem sabe eles atendem, né? Eu vou ver e consigo uma gravação em DVD para colcoar aqui no blog, mas não sei se vai dar… Tomara! Um beijão…

  4. oie cristina adorei suas pinturas,eu estava vendo videos ensinando essa tequina e vi que o seu videos e o melhor…. eu adoro tudo que involva desenhos e pinturas e acheia a pintura bauer muito interessante, e quero muito aprender! parabéns pelo seu trabalho é lindo as suas pinturas, muito muito sucesso para vc cristina, bjssss.

  5. bom noite cristina…
    Eu que agradeço, por vc compartilhar o seu talento com agente! parabéns.
    Que Deus te abençoe e te ilumine, tudo de bom para vc, nem tenho palavras para expressar, mais fica em duas palavras…. (obrigada cristina ). bjssss

  6. oi cristina, com o betume fica mais característico, parecendo peça antiga mesmo do q como envelhecedor ou é só impressão minha?
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *