1 post por dia,  Pintura em Tecido

CAMISETA COM PINTURA EM SEDA APLICADA – 324

Oi, pessoal, bom dia!

Hoje eu consegui voltar a correr depois de uma semana parada, que bom! E o melhor foi que corri em Puerto Madero, aqui em Buenos Aires, Argentina, de onde volto para São Paulo hoje.

Ah, é tão gostoso correr em outras cidades, em outras paisagens… Eu já conhecia esse local, e na vedade adoro Buenos Aires, é uma cidade tão bonita, cheia de coisas diferentes, com prédios mais baixos e antigos, construções preservadas, muitos cafés com mesas nas claçadas, floristas nas ruas… Coisas que não vemos tão facilmente no Brasil.

Esse porto fica no Rio de la Plata, era um antigo porto de mercadorias, que depois de ficar abandonado por muito tempo foi restaurado e agora abriga prédios de escritórios modernos e restaurantes muito bacanas, além de algumas lojas e muitos cafés. O dias amanheceu lindo, e claro (às 5h da manhã é bem claro por aqui), com sol e muito agradável. E minha corridinha, mesmo que lenta, ams depois de tanto tempo, foi abençoada. Adorei!

Bem, outra hora escrevo mais esses “bate-papos” que gostamos, agora vamos ao post do dia:


Camiseta com seda aplicada

Eu fiz esse trabalho na verdade com crepe de seda, que é um tecido sintético, não tão fino e delicado, porém mais fácil de ser encontrado que a seda natural. A pintura, que é uma estampa cashmere, foi feita da seguinte maneira:

– Primeiro estiquei o tecido já lavaod em um bastidor de madeira, preso com tachinhas.
– Em seguida, com tinta aquarela para tecido (com fixação a frio) na cor magenta e um pincel redondo de pelos, pintei as figuras cashmere (que são essas formas parecidas com vírgulas) sobre o tecido, distribuindo-as bem por toda área.
– Depois fiz com a tinta rosa as 5 ou 6 bolinhas com a cor rosa, em volta da parte mais larga da figura. Observem que como essa tinta corre pelo tecido, nas parte em que uma cor encontrou a outra as cores se misturaram criando outros tons.
– Depois pintei o fundo com a cor aziul turquesa, deixando uma margem de tecido em volta de cada figura já pintada. Ao pintar o fundo eu não cobri todo tecido, deixei algumas partes em branco, para dar mais leveza à estampa.
– Para finalizar, peguei uma tinta para contornos em tecido, que vem em frasco com bico aplicador, na cor prata, e contornei e defini as figuras. Também fiz pontinhos nas estampas e espirais no fundo, sempre com a tinta prata.


Detalhe da camiseta

Para fixar a tinta, aguarde 72 horas sem lavar e depois passe a ferro pelo avesso, na temperatura indicada para o tipo de tecido utilizado. E depois é só prender o tecido pintado na camiseta com uma cistura invisível feita a mão ou uma costura a máquina.


4 Comments

  • Marcita Braga Machado

    Cristina
    Ultimamente,o que mais me dá prazer é entrar no seu blog.
    Sempre que entro me alegro e me inspiro.
    Descobri você num programa de tv, na inauguração do seu
    atelier e ví que era especial.Estou morando no interior e não
    tenho muito o que ver. Gosto desse seu artesanato sempre
    lindo e variado.
    Obrigada pelo seu desprendimento em nos ensinar.
    Um abraço
    Marcita.

    • Cristina Bottallo

      Oi, Marcita, obrigada! Nossa, me alegro muito em saber que você gosta de visitar meu blog, fiquei muito feliz com sua mensagem. Eu tenho uma imenso prazer em compartilhar meu trabalho com outras pessoas. Volte sempre por aqui! Beijos…

  • eni silva

    olá cris
    fico feliz por sua volta mesmo que todos os dias tem post novos mas dar para sentir a sua ausencia que bom que você fez belos passeios e gostado!!!!…a camiseta ficou muito linda adorei a técnica..bjks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *