DECOUPAGE EM CANECA COM GUARDANAPOS – 334

Oi, pessoal, bom dia!

Hoje eu trouxe mais uma sugestão de decoupage, só que dessa vez em porcelana.

Caneca de porcelana com decoupage

Todo mundo gosta de decoupage, não é mesmo? Então assistam ao vídeo abaixo para aprender como fazer esse trabalho, e aproveitem a dica… Que tal fazer umas canecas decoradas com guardanapos de Natal e presentear seus amigos? quer mais uma dica? Coloque balas e doces dentro da caneca, embrulhe-a com um celofane e arremate com uma fita. Você terá um lindo presente, econômico e original!



Dicas sobre Decoupage em Porcelana:

– Limpe muito bem as peças antes de fazer a decoupage: lave bem com detergente depois de seco, passe um paninho com álcool.
– Retire as duas películas brancas do verso do guardanapo e use apenas a parte estampada.
– Não utilize nenhum tipo de cola ou impermeabilizante para fazer a decoupage em porcelana, use apenas a base incolor da linha Decorfix 150.
– Esse trabalho só pode ser feito com guardanapos, não utilize outros tipos de papel.
– Aguarde 24 horas de secagem ao natural e depois leve a peça para fixar em forno caseiro, a gás ou elétrico, por 35 minutos na temperatura mínima de 150 graus.
– Você poderá lavar e usar as peças feitas com essa técnica, apenas observe as seguintes observações: não deixe de molho, não esfregue direto no local e não use produtos abrasivos.


76 comentários sobre “DECOUPAGE EM CANECA COM GUARDANAPOS – 334

    1. Oi, Rita… pode usar a tinta sem medo, não é tóxica, não, é tinta acrílica, a base de água… de todo modo, use pouca quantidade nas partes que entrarão em contato com a boca. Beijão!

  1. oi cris. achei linda as canecas. Imagina que faço coleção de canecas tenho muitas e de todos os tipos menos essa . Mais já anotei o material e claro vou fazer uma para a coleção depois te digo como ficou.Beijão cida.

  2. Oi Cris, tudo bem?
    Nossa como é fácil fazer essa peça maravilhosa!!!
    E é um presente perfeito, não só para o fim de ano, mas também para outras ocasiões. Com certeza vou fazer!
    Beijos

  3. Cristina, não tem jeito, cada trabalho que faz é mais bonito que o outro, nunca pintei porcelana, mas que graça de peça, simples, linda e acredito que seja fácil de fazer.
    Obrigada,
    bjs

    1. Olá, Erick, como vai?
      Obrigada pelos elogios, fico muito contente com esse contato.
      Gostei muito da dica da técnica, eu não conhecia, mas vou me aventurar, parece ser uma ótima ideia. Muito obrigada mesmo, Vou fazer umas experiências e depois coloco os resultados aqui.
      Beijos…

  4. Que isso Cris, so elogiei pq realmente achei um maximo e adorei sua ideia e clareza em compartilhar isso conosco. Que bom que te passei algo vi isso como uma grande junção de tecnicas que podem dar um trabalho personalizado e de grande profissionalismo.
    Ficarei te aguardando pois quero mto fazer tbm mas ainda nao comprei nada de material pois tenho medo de comprar e nao ficar como espero como vc ja possiu os materiais fica mais facil e rapido.
    Forte abraço;

  5. Cris tive uma ideia. Como ouvi vc dizendo que nao poderia ter outro produto junto com as a base, e a técnica que te passei a Lú passa verniz fosco no papel, sendo assim imaginei de realizar a impressão a laser pq a impressão ja sairia perfeita e de boa qualidade, nao necessitando de verniz onde nao entraria em atrito com a técnica.
    Forte abraço e aguardo para ver o resultado.
    Abraçoss

  6. Parabéns pelo trabalho, ficou tão fofa que não vou resistir e vou me arriscar fazê-la, mas assistindo sua aula fiquei com uma duvida, caso o desenho fique na beira do guardanapo onde tem aqueles furinhos o que vc aconselha fazer?! Descartar este pedacinho dos furinhos?! Caso eu utilize depois de terminado o trabalho ainda assim vão aparecer as marquinhas?! Bjs.

    1. Oi, Angélica, que legal, fico feliz com seu comentário e elogios ao meu trabalho. bem-vinda ao meu blog, e espero que vc volte mais vezes, porque sempre tem novidades por aqui. Beijão!

    1. Olá, Krol, como vai? O forno caseiro é esse doméstico, a gás, o forno dos fogões de cozinha mesmo. Se a peça for de material resistente ao calor, não quebra, não. Obrigada pelo elogio e beijos.

    1. Olá, Kris, essa tinta é própria para porcelana, cerâmica e vidro, e fixa em forno caseiro a 150 graus. As outras acrílicas não servem para esse trabalho. Bjs.

  7. Fiz uma peça para mim, utilizei tb a caneta para porcelana da compactor para escrever na caneca. O tabalho feito com a caneta necessita ficar no forno por 90 minutos, isso não prejudicou a decoupage. Obrigado pela dica.Vc é 10. bjs

    1. Oi, Vera, obrigada! E fico feliz por vc ter avisado sobre esse efeito com a caneta, normalmente eu não uso, mas sempre é bom saber… Beijão!

    1. Sim, pode usar a Decorfix 150 em cerâmicas, Catarina, só será necessário vc aplicar um selador da mesma linha antes, para impermeabilizar a peça.

  8. Olá, Cris… porque não se pode usar outro tipo de papel e só o guardanapo???
    Vc conhece a técnica de decoupagem com laca chinesa? Há alguma (des)vantagem enter uma técnica e outra?
    Obrigada!

    1. Olá, Cris. Esses produtos que eu usei foram desenvolvidos para serem usados com um papel bem poroso, que absorvesse bem a tinta e, dessa forma, penetrasse até entrar em contato com a porcelana, para fixar bem o papel, que nesse caso só pode ser o guardanapo mesmo.
      Eu não conheço decoupagem com laca chinesa, mas esse é um tipo de verniz bem forte, porém não indicado para porcelana.

    1. Olá, Rozilene, entre em contato com a Corfix (vendas@corfix.com.br ou (51) 3336-9133 e peça para eles indicarem algum ponto de venda por aí, porque não há nenhum outro produto que possa ser usado no lugar da base incolor. Bom trabalho!

  9. Gostaria de saber se posso colocar no forno de microondas a caneca para fixar a pintura? Não tenho forno caseiro.
    Gostaria, também, de saber qual a tinta que vc usou para o acabamento e se posso utilizar outros papeis em vez de quadanapos.
    Um abraço e amei!

    1. Oi, Marise, não é possível fazer a queima da Decorfix em forno de microondas, não. Use o forno do fogão a gás de sua casa. E também não é possível usar outros papéis, apenas guardanapos. A tinta é a Decorfix 150 metálica.

    1. OlÁ, Sonia… existe um processo de transferência de imagens para porcelana, mas não é artesanal, é industrial. Eu não conheço, e a decoupagem artesanal que fazemos só pode ser feita com guardanapos.

  10. Olá Cristina!
    Segui o passo a passo e deu certo, mas estou com algumas dúvidas.
    EM algumas peças, em alguns lugares da louça, a peça amarelou, Será excesso da base? Tempo a mais no forno? Forno muito quente? O que você acha que pode ser?
    E ao toque, na região onde está colado o guardanapo, ficou áspera. É sempre assim ou preciso aplicar alguma coisa sobre a peça?
    Agradeço antecipadamente sua atenção e respostas.

    1. Oi, Cecilia, provavelmente foi o forno mais quente mesmo… é difícil sabermos a temperatura exata de cada forno, as me parece que a aplicação “queimou”, por isso até ficou áspera.

    1. Regina, se for a base incolor fosca da Decorfix 150 sim, mas o melhor resultado você irá obter com a base incolor brilhante, a fosca pode ficar um pouco opaca. Mas observe, sempre deve ser a Decorifx 150, que vai ao forno.

  11. ola Cris amei se trabalho,lindo mesmo!
    estou pensando em fazer um jogo de xicaras de chá e café para presente de casamento de uma amiga .
    uma duvida, na instrução do passo a passo vc orienta a não deixar de molho ou esfregar a peça. mas se a pessoa presenteada esquecer na pia com água ou lavar depois de algum tempo o guardanapo sairá na hora da lavagem?
    aguardo ansiosa sua resposta e desde ja obrigado pelas dicas .
    Abraços
    Joice

    1. Joice, eu tenho umas peças que uso há pelo menos 4 anos, desde que essa tinta foi lançada, naturalmente porque sei que devo tomar certos cuidados com as peças… Pode acontecer de soltar, sim, por isso você tem que orientar a pessoa que irá presentear, não tem outro jeito…

  12. Cristina, fiz a decoupagem com a base incolor brilhante, mais depois do forno notei que a parte onde fica o guardanapo, está mais fosca e mais áspera do que o resto da peça de porcelana.
    O que posso passar por cima da decoupagem para uniformizar o brilho e deixar mais liso (depois de ir ao forno)?
    Te agradeço pela paciência de nos responder e pelos ensinamentos.
    Obrigada!

    1. Olá, Neozella… Em geral a decoupage fica com alguma textura mesmo, mas parece que o guardanapo absorveu demais o verniz incolor, Tente aplicar mais umas duas demãos da Base Incolor Brilhante da Decorfix 150, e não se esqueça de levar ao forno novamente.Pode ser que a aplicação fique amarelada, mas é uma tentativa… Bjs e bom trabalho.

  13. Amei as suas aulas!
    Parabéns!!!
    Cristina,eu poderia fazer essa técnica numa caneca com um guardanapo inteiro?
    Pois essa caneca foi feita uma sublimação e eu queria cobrir.Agradeço desde já.
    Aguardarei sua resposta
    Beijinhos

    Ni

    1. Andreia, só é possível fazer a decoupage em tecidos com guardanapos porque eles são porosos e flexíveis, permitindo que a cola passe totalmente por eles e fixe no tecidos. Outros papéis ficam só na superfície, rasgam e descolam.

  14. Ola Cristina fiz sua técnica e na primeira vez, acho q ficou mto tempo no fornobe acabou queimando o papel deixando amarelado, mais na segunda deixei menos e ficou maravilhosa, obrigada por ter compartilhado essa tecnica eu amei!!!! Parabens pelo trabalho!!

    1. Oi, Ângela, pelo que você está falando foi isso mesmo, o tempo máximo de forno é 35 minutos, na temperatura mínima. Que bom que deu certo da segunda vez… 😀

  15. OLá Cristina!Seu Trabalho é lindo.Gostaria de saber se existe outra marca de base sem ser a decorfix 150,para ser usada em porcelana e que vá ao forno?

    Obrigada!

    1. Oi, Mara. Eu sei que a Compactor tem uma linha assim, mas eu nunca usei. Na Acrilex eu não sei se eles têm… eu uso apenas da Corfix, mas acho que vale a pena você procurar.
      Bom trabalho!

  16. Bom dia, Cris, gostaria de saber se posso usar esta técnica em porta velas feito em copo de vidro, estou começando neste ramo, e gosto muito da decoupage com guardanapos, mais não sei como impermeabilizar o guardanapo no porta velas.

    Obrigada!

    Bjos

    1. Oi, Silvia, você pode fazer a decoupagem em vidro, sim. Com a Decorfix 150 é possível pintar vidros desde que eles sejam resistentes à temperatura, porque devem ir ao forno, é importante você observar isso, ok? Bom trabalho!

  17. Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida!
    Invés de utilizar o guardanapo posso usar o papel seda impermeabilizado com verniz?
    E se caso meu forno só tenha a temperatura a partir de 180º posso utiliza-lo ,mas deixando a caneca menos tempo ?
    Desde já agradeço, beijos…..

    1. Suellen, não dá para fazer decoupage com papel de seda. Embora ele seja fino, sua textura e composição não servem para a fixação com os produtos que indico. Somento com guardanapos.

  18. Olá, moro em Porto Alegre e adorei o teu trabalho com canecas brancas e guardanapos para decoupage, comprei quase tudo, faltou a base transparente da decorfix, já procurei em tudo que é lugar que vende artesanato ou ninguém conhece ou está em falta, estou quase desistindo, por favor me ajuda, indicando um site ou se tiver outras marcas outros veniz que posso colocar no forno, estou louca para começar meu trabalho !

    1. Oi, Fernanda, não, não é para acontecer isso. Provavelmente a temperatura do seu forno estava muito alta, o guardanapo acabou “queimando” mesmo. A temperatura é 150 graus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *