TRANSFERÊNCIA DE IMAGENS – 335

Oi, pessoal!

A técnica de hoje é NOVIDADE! Transferência de imagens para peças de artesanato:

Essa técnica, na verdade, só é possível porque existem produtos que permitem transferir a tinta de impressora a laser para peças variadas como madeira, MDF, tecido, telas, cerâmica…

A partir de uma foto impressa você deverá fazer uma cópia a laser e essa cópia é que será transferida… Assista ao vídeo para entender melhor:

Viram como é simples? E essa técnica de transferênica de imagens pode ser feita em qualquer superfície, basta prepará-la de acordo com as necessidades específicas de cada material. Veja abaixo mais dicas sobre essa técnica. E na LOJA do meu site já está disponível o kit com os materiais necessários para esse trabalho. Veja link ao lado…

Dicas sobre a Técnica de Transferência de Imagens:

– Prepare a peça em que você irá aplicar a técnica de transferência de imagens conforme as orientações de cada material: se for tecido, use apenas tecidos de algodão e lave antes para retirar a goma, se for cerâmica ou gesso, aplique uma base de seladora ou tinta acrílica, se for madeira ou MDF prepare como preferir, assim por diante…
– Prefira usar peças e fundos claros para fazer a técnica, uma vez que em fundo escuros pode não ser possível enxergar os detalhes da imagem.
– Ao trabalhar em tecido, estique-a peça em placa com cola permanente apenas nas bordas, evitando a área em que a imagem será transferida.
– Não tente transferir imagens que não sejam de fotocópias a laser, apenas essas funcionam.
– Lembre-se que as imagens, que podem ser fotos ou textos ou ambos, ficarão invertidas após a transferência, por isso imprima textos ou nomes invertidos para que fiquem na posição correta no final.
– Tenha paciência ao fazer essa técnica. você terá que repetir a operação de retirada do papel várias vezes, e eu observei que quando deixamos as cópias secarem ao natural, sem usar o secador, o resultado é melhor.

Gostaram? Espero que sim! E amanhã tem mais…


83 comentários sobre “TRANSFERÊNCIA DE IMAGENS – 335

  1. Olá, Cris! Nossa! Parece que você lê pensamentos! Eu estou há muito tempo com a cabeça fervilhando de ideias, com base no uso dessa tácnica. Esse post foi esclarecedor e sem dúvidas, o empurrão final para que eu deixe de planejar e anotar, partindo logo para a ação. Parabéns e obrigada!
    Grande abraço!

  2. Excelente explicação, Cristina, que apesar de um pouquinho trabalhosa com a retirada dos resíduos de papel, oferece um ótimo resultado. Eu já havia comprado o Transfer Print, mas somente com a orientação de uso que vem na embalagem não me senti segura para aventurar-me na técnica. O seu passo-a-passo bem detalhado foi fundamental para tirar qualquer dúvida. Obrigada!!!
    beijos

    Sandra

  3. Que técnica legal… vou procurar esse produto com certeza qd for comprar material para artesanato…

    Comprei outro dia um que promete “vidrificar” o objeto em que for aplicado… Como ele veio com mil advertencias ainda não tive coragem de utilizá-lo… Hj a noite vou olhar o nome pra ver se vc já mecheu com ele…

    Bjosss e amo suas video-aulas!!!

    1. Oi, Tarcila… eu não uso o vidro líquido da Gato preto, mas a Vítreo Resina da Corfix, procure aqui as técnicas que fiz com esse material, não tem segredo não… Beijos e obrigada por acompanhar meu trabalho.

  4. Olá Amiga!
    Adorei está técnica mas não consigo assistir o vídeo,mas vou tentar mesmo assim.
    Beijos,fique com Deus.
    Ah! Quero participar do sorteio também,ok? rsrsrs

    1. OI, Marília… Por que será que vc não conseguiu ver o vídeo? Ele está funcionando normal… Tente no youtube se for melhor, entre com meu nome e vc encontrará os vídeos lá também. E vc já está no sorteio, ok? beijos…

  5. Oi Cris,

    Estou adorando assistir os videos.Estão ótimos, muito bem explicados.
    Estou colocando todos nos meus favoritos, na minha conta do youtube.

    E esta técnica é muito bacana.O máximo.
    Beijos

    1. Que legal, Janaína, obrigada! Eu vi que vc me adicionou no youtube… Eu não sei usar muito o canal, mas tô aprendendo… Obrigada e beijos…

  6. Cristina, Essa técnica é muito legal, meu marido esteve em Vitória uns dias atrás e comprou para mim mas ainda não fiz, a sua caixa está linda, como todo trabalho seu, lindo e diferente!
    bjs

  7. Oi,Cris.
    Eu ainda não conhecia esta técnica e adorei.Não vejo a hora de tentar fazer.É também uma ótima idéia para presentear.
    Suas video aulas estão demais.
    Gostaria de participar do sorteio,tá?
    Bjos.
    Si

    1. Oi, Marisa, obrigada! Vou fazer esse trabalho em tecido, sim, continue visitando meu blog, a qualquer momento vou colocar aqui um trabalho em tecido. Beijão…

    1. Olá, Hugo, como vai?
      Antigamente era comum encontrarmos uns produtos a base de solvente que transferiam imagens de revistas para tecidos, mas esses não eram muito duráveis. Se há um produto similar ao Transfer Print eu não conheço… Entre em contato com a empresa Corfix para saber onde comprar os produtos da marca.

  8. Cristina,

    Gostaria de saber se vc dá aulas em seu ateliê e se é possível comprar os artigos de sua loja lá.

    Caso seja possível,qual o horário de atendimento e telefone.

    Obrigada pela sua atençáo.

    Rosely

    1. Oi, Solange, tudo bem?
      Eu tenho para vender o Transfer Print na minha loja do site, mas está em falta no momento, talvez essa semana mesmo eu volte a ter. Fique de olho na loja, na parte de Materiais & Cia, ok?

  9. Cristina há algum tempo estava procurando esta técnica. adorei. só gostaria de saber se posso transferir para couro ou corino.
    Se puderes me responder fico no aguardo.
    e como faço para comprar o material necessário.

    Obrigado.

    1. Ivonete, eu acredito que não deva funcionar muito bem porque esses são materiais não tão aderentes. Mas a verdade é que u nunca tentei. Só mesmo testando… Bom trabalho!

  10. Olá Cristina!!! Assisti seu video sobre transferencia de imagem. Achei tão simples a técnica que fiquei animada para fazer. Só que não deu certo. Tirei a copia a laser deixei secar de um dia pra outro mas na hora de tirar o papel saiu a imagem da foto. Uma parte ficou boa mas ficaram algumas falhas. Não ficou boa como a sua. Em que sera que estou errando? Pois ja fiz umas tres vezes e não deu certo. mesmo depois de um tempo a tampa da caixa parece meio umida.
    Também gostaria de saber se posso usar esta tecnica para decorar caderno.E que preciso fazer um caderno sobre familia e gostaria de usar esta técnica na capa do caderno(aqueles de capa dura) com foto de familia. Acho que ficaria bem diferente. Voce ensina muito bem que fiquei entusiasmada para fazer. Mas não vou desistir. Vou tentar ate conseguir.Esta tecnica tambem pode ser usada em isopor? (aqueles que estão usando agora para fazer trabalho com tecido. Desde ja agradeço por sua ajuda.Bjs

    1. Sandra, boa noite…
      É um pouco difícil para mim dizer o que está errado sem ver… Para deixar a imagem bem nítida é preciso repetir o processo de retirar a película de papel muitas vezes… Você fez esse procedimento? Será que o papel que você usou é muito grosso, ou fino?
      A tampa da caixa ter ficado úmida… me parece produto em excesso. Será que não foi isso? E para fazer esse trabalho em capa de caderno não há problemas, prepare a capa com uma base de tinta acrílica e trabalhe normalmente. Sobre isopor, que é poroso, você terá que aplicar uma base também.
      Reveja o vídeo e procure refazer os passos. Bom trabalho!

  11. Olá Cristina, assisti hoje por acaso sua aula sobre transferência de imagens e fiquei encantada< só não fiz hoje mesmo por que não encontrei o trans print que tu indica< mas vou conseguir. Trabalho com patchwork embutido no isopor e acho que vou conseguir usar essa técnica em meus trabalhos, só fiquei em dúvida sobre a impermeabilização pois uso termolina leitosa para finalizar as peças, você acha que tem algum problema usa-la sobre a imagem transferida ou posso usar tranquilamente?
    Desde já agradeço tua atenção e parabéns pelos lindos trabalhos, um grande abraço.

    1. Olá, Juliane, que legal, bom saber que você gostou… Nõa há nenhum problema em usar a termolina como acabamento, pode continuar usando…
      Beijos e obrigada pelos elogios.

  12. Olá Cris, muito boa essa técnica, eu fiquei maravilhada, mais gostaria de saber se pode ser feita no tecido e após, se posso impermeabilizar com termolina, e se eu lavar vai soltar?

  13. Oi Cristina, tudo bem? Não sei o que significa “fotocópia a laser”. Você está se referindo a xerox ou a impressora?
    Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho.
    Beijo

    1. Lúcia, é tipo xerox, mas feita em máquina a laser… vc tem que perguntar na copiadora que tipo de máquina eles usam.
      Obrigada e bjs.

  14. cristina estou apaixonada com essa tecnica e ja fiz algumas coisas so estou encontrando uma dificuldade ,,,,a gravura esta descascando um pouco sera que nao estou respeitando o tempo de secagem /

  15. cristina estou encantada com seu trabalho estou querendo transferr imagem para telhas pois trabalho com telhas so estou encontrando dificuldades na retitada do papel pois alguns lugares descasca pode me explicar o que esta acontecendo?

    1. Olá, Sonia, obrigada!
      Difícil eu falar sme ver o seu trabalho… mas pode ser a qualidade da cópia… Prefira usar cópias mais antigas, ok? Bjs!

  16. Gostaria de ser informado através do e mail, se este processo serve para pvc e também para cerâmica, estes dois produtos (pvc e cerâmica) irão ficar expostos ao sol e a chuva.

    1. Aliomar, eu não envio respostas por e-mail, só por aqui mesmo…
      Esse trabalho não é para peças que vão ficar expostas ao tempo, não. Não recomendo.
      Abraços!

  17. Cristina fui tirei a foto a laser e preparei a madeira com pva branca passei o print sem deixar excesso, passei também na imagem e coloquei o plástico alisei e no outro dia passei a esponja com água retirei o excesso do papel e nas outras retiradas foi difícil retirar o restante ñ saia e começou a sair alguns pedaços da imagem e agora tenho que lixar e refazer novamente me ajude pois ñ quero perder a madeira quero realizar novamente por favor me responda antes do natal. Obrigado bjs . Lourdes……ok….aguardo.

    1. Oi, Marilourdes… talvez tenha secado demais. O ideal é retirar a imagem no mesmo dia. Você vai ter que lixar a madeira várias vezes até retirar todo excesso de papel, uma pena…
      Beijos e bom trabalho.

  18. Ola Cristina

    Aonde eu consigo as imagens para transferencias sem ser copias de retratos/?
    Aquelas de flores ou passaros ou imagens antigas?
    No aguardo,
    Cynthia.

    1. Olá, Cynthia, você pode fazer uma fotocópia a laser de qualquer imagem, foto ou desenho, e depois laser a transferência. Desenhos assim, antigos, você encontra em lojas de molduras no centro de Sp (na Rua São Caetano tem), em lojas de artesanato e de scrapbooking.
      Bom trabalho!

  19. Olá Cristina, gostei muito do seu trabalho parabéns pelo seu talento e dom!!! Gostaria de saber ser pode ser feito em prato de vidro ou de cerâmica branca? E, se tem que passar algum tipo de produto antes de aplicar a foto e depois tipo um verniz? Obrigada fica na Paz do Senhor, bj

  20. Oi Cristina

    quero fazer o artesanato com transfer, mas não consigo encontrar onde moro a resina para fazer o tansfer. poderias me indicar alguma loja em SP que venda produtos variados para artesanato para que eu possa comprar pela internet.

    muito obrigada pela tua gentileza.
    abraços

  21. Boa tarde Cristina,

    Fiquei em cantada com seu trabalho, e gostaria de saber como posso transferir uma foto sobre o vidro, pois desejo o dar de presente .

    Parabéns.

    Fico no seu aguardo

  22. gostaria de saber qual fixador usar depois que a imagem estiver no tecido, pois eu fiz exatamente como mostra o video só que quando lavei a camiseta a imagem desapareceu… ificou totalmente opaca e apagada.

    1. Não precisa de fixador, Eliana… vc pode usar a Termolina, mas não deve sair. Acho que você não deve ter retirado completamente a película de papel… Vc usou tecido de lagodão pré-lavado?

  23. cristina, aproveitando a oportunidade, quero perguntar a você: como posso impermeabilizar um jogo americano de tecido, de modo que, se derramar café, por exemplo, o liquido não penetre no tecido?

    com que tipo de sabão devo lavar o tecido com transfer? quanto tempo depois?

    ele desbota? é durável? um beijo e mto obrigada.

    1. Você pode usar a Termolina Leitosa para impermeabilizar os tecidos, Sandra. O transfer deve ser lavado delicadamente, sem deixar de molho ou esfregar. Mas os tecidos devem ser sempre de algodão e pré-lavados ao fazer o transfer, ok?
      Bjs!

  24. porque na retirada do transfer fica sempre restos de produtos prejudicando o trabalho? o verniz fosco não da bom resultado no transfer se não for bem limpo a cola?
    tenho um pouco de dificuldade no acabamento me ajude.

    1. O transfer print é um processo demorado, Marli, você tem que fazer várias vezes o mesmo procedimento, com cuidado e paciência para tirar tudo, e a fotocópia deve ser mesmo a laser e não muito nova (recente). Se você não retirar toda película de papel, não adianta passar o verniz fosco.

  25. Bom dia, gostei do vídeo sobre transferencia , gostaria de fazer em tela o que devo passar antes e depois de transferir a imagem? Bjs e obrigada

    1. Elisa, na tela você tem que tomar muito cuidado para que não estrague o processo. A tela precisar estar impermeabilizada, pode ser pintada com tintas acrílicas, por exemplo.

  26. tenho uma outra fórmula que ganhei por acaso no passado
    numa dessas receitas de fazer sabão e sabonetes caseiros mais ainda não a coloquei em prática, pois um dos compostos
    é altamente tóxico , mas, muito obrigado……….

  27. Boa noite Cristina, eu gostaria de usar esta técnica em peças de couro, tu sabes se é possível? há necessidade de fazer algum tipo de preparo no couro tipo um fundo antes de aplicar a técnica de transfer?desde já agradeço tua resposta

    1. Nunc afiz em couro, você teria que testar, Paulo. Em princípio acho que funciona. Mas sempre é melhor fazer testes. sobre o preparo, acho que não precisa nada, se for couro natural.

  28. quero transferir uma foto pro vidro e não estou conseguindo,na madeira deu certo mas no vidro,sniff,qual material devo usar ???por favor me explique ,transferencia de imagem pro porta retrato de vidro entendeu ??muito grata pela atençao

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>