1 post por dia,  Pintura em Madeira

CRAQUELADO EM MADEIRA – 339

Oi, pessoal, bom dia e bom domingo para vocês!

Hoje é o dia do último post da minha Semana de Seleção de Técnicas, e não poderia faltar um trabalho com a técnica de craquelado:


Caixinha com Decoupage e Craquelado

Para fazer esse trabalho, assista ao vídeo abaixo e siga os passos… É mais fácil do que você imagina!

Dicas sobre Craquelados:

– Existem diversos tipos de craquelados, porém todos partem do mesmo princípio, que é a sobreposição de produtos que têm tempos de secagem diferentes, por isso a camada superior “racha”, “quebra”, criando o efeito do craquelado.
– Na técnica apresentada aqui o produto que craquela é um verniz incolor, por isso é possível fazer esse trabalho sobre a decoupage, que é a técnica de aplicação de guardanapos.
– Como o verniz é incolor, é necessário fazer uma pátina final para realçar os veios do craquelado, e para isso utilizamos a cera em metálica em pasta, que é mais espessa e penetra apenas nas rachaduras do verniz, realçando o efeito.
– Devemos aplicar de duas a três demãos do verniz base para que a camada de base seja mais profunda e, conseqüentemente, os veios mais destacados.
– Já o verniz craquelador deve ser aplicado uma única vez, evitando uma capa muito espessa que poderia não craquelar tão bem.
– Para obter um craquelado maior, aguarde menos tempo de secagem entre cada demão. Se você deixar secar por muito tempo, o craquelado tende a ficar menor.
– As peças trabalhadas com esse kit não precisam de outro tipo de acabamento, ficam com brilho intenso do próprio verniz do kit.
– Você pode usar qualquer outro tipo de papel para fazer a decoupage nessa técnica.


15 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *