JOGO DE CAFÉ EM PORCELANA – 349

Oi, pessoal, muito bom dia!

Hoje eu trouxe mais uma sugestão de pintura em porcelana, e sei que todos adoram essas peças… e não é para menos, afinal além de bonitas, as peças de porcelana são úteis, e ainda podem ser uma excelente sugestão para um presente original…

Então vejam o passo a seguir e pintem um jogo vocês também!

A sugestão que eu trouxe é um jogo de café, mas esse mesmo trabalho pode ser feito em pratos, canecas,objetos decorativos e até me peças de vidro (vejam passo a passo ao lado). Vejam o passo:





O primeiro passo sempre é limpar muito bem as peças, lavando-as com água e detergente. Depois, passe um paninho com álcool para retirar todo tipo de sujeira.

Utilize as tintas da linha Decorfix 150 Brilhante, que são acrílicas
com fixação em forno caseiro, a 150 graus. As tintas brilhantes apresentam um resultado melhor nesse trabalho. Misture-as muito bem com um palito antes de usar, removendo todo fundo do frasco, que costuma ficar com uma camada mais espessa, sedimentada.

Utilize pincéis de pelos macios, e com pinceladas mais precisas (sem ficar refazendo), vá pintando círculos com as cores amarelo claro e laranja.

Depois contorne os círculos com um tom de amarelo mais escuro, mantendo uma pequena distância entre uma pincelada e outra.

Finalize fazendo bolinhas em vermelho na alça da xícara e entre os círculos pintados. Utilize uma haste de algodão, é mais fácil para evitar que a tinta escorra. Aguarde secagem completa por 24 horas.

Após a secagem, leve a peça para queimar em forno caseiro, na temperatura de 150 graus, por 35 minutos. A peça pode ser lavada até em máquina de lavar louça, apenas evite deixar de molho e usar produtos abrasivos.

Como já falei, essa é uma boa ideia para um presente de Natal para aquelas pessoas que já têm de tudo… Um abraço e até amanhã, pessoal…


16 comentários sobre “JOGO DE CAFÉ EM PORCELANA – 349

    1. Olá, Cida, obrigada! Esse jogo ficou bem legal mesmo (eu sou suspeita…). Um excelente Natal e uma Ano Novo ainda melhor para você e sua família também!

    1. Oi, Bianca, que bom que vc gostou, são peças com a minha cor preferida, o laranja… As fotos ajudam, né? Nada como fazer uma produção bonita… De vez em quando dá, e é bom! Um beijão!

  1. amei saber dessa novedade sobre porcelana com queima em forno caseiro,agora posso fazer meus trabalhos em casa,pq eu ñ tinha forno para queima em porcelana com a ourta tinta em pó e disolvida com óleo.vc deve saber?kkbjuss

    1. Pois é, Sandra essa tinta Decorfix 150 é muito prática mesmo, você vai adorar. Eu até tenho um forno pequeno para queima em altas temperaturas, mas não é tão prática. Bom trabalho e sucesso para vc!

  2. Ola cristina acompanho seu trabalho pele televisao.Ja fiz pintura em madeira, mas agora to curtindo porcelana.Gostaria de obter uns riscos, ou dicas suas. Beijos .

    1. Oi, Silvia, que legal, fico feliz em saber que você acompanha meu trabalho… Já escrevi alguns posts aqui falando sobre a técnica, alguns bem completos… Vá na página TODAS AS TECNICAS e veja por lá os posts de pintura em porcelana. Também tem alguns passos com fotos no meu site. Beijos!

  3. Oi, Cristina! Adoro seu trabalho. Mas tenho uma dúvida sobre as tintas Decorfix 150 para pintar porcelana. Como gosto de fazer pratos diferentes para meu filho almoçar neles, fico com medo desta tinta ser tóxica. Você saberia me dizer se a tinta Decorfix 150 é tóxica?

    Ah! Gostaria de dizer também que sempre neguei meu lado artistico, o qual achava pouco racional e prático. Mas depois que vi e me inspirei nos seus trabalhos, assumi minha paixão pela pintura e pelo artesato o que me faz muito mais feliz hoje. Obrigada! Beijos!

    1. Nataly, as tintas não são tóxicas, mas a pintura deve ser feita apenas nas bordas e não no local em que os alimentos são colocados.
      Nossa, adorei seu comentário, pôxa, que legal! São essas coisas que me motivam a fazer o blog, o site, atualizá-los, essas coisas… Obrigada e parabéns por ter encontrado um espacinho para o universo das artes em sua vida…

  4. Cristina, estava querendo dar um aparelho de jantar personalizada para uma amiga que vai se casar mas não sei qual a duração dessas tintas, pois não quero dar um presente que desbote ou perca o desenho.
    ah tambem li sobre as canetas creative marker para porcelana. Queria muito dar algo original para eles, sera que é possível?
    ps. adorei o seu blog, muito bacana!

    1. Letícia, essas peças que vão ao forno doméstico não têm a mesma durabilidade que as peças pintadas com tintas que vão ao forno de altas temperaturas. Elas duram bastante, eu tenho peças que uso, mas a lavagem tem que ser mais cuidadosa, não podemos raspar nada na peça… Não é como as peças que queima a 730 graus, nesse caso a tinta não sai mais de jeito nenhum. Sobre essas canetas, eu particularmente não conheço e não sei te falar sobre durabilidade… Talvez com o fabricante vc consiga mais informações.
      Obrigada pelos elogios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *