1 post por dia,  Trabalhos Manuais

PÁTINA REAGENTE FERRUGEM – 362

Oi, pessoal, bom dia…

Não é porque o ano está acabando que não vou trazer um passo a passo novo para vocês… então aí vai, o post de hoje, que é bem interessante:


As peças ao lado e abaixo são de cerâmica branca (vasinho com margaridas) e gesso (castiçal), mas você pode fazer esse trabalho em diversos materiais, incluindo papel e madeira.

Os produtos dessa linha, Pátina Reagente, da marca Corfix, combinam uma série de materiais que, como o próprio nome diz, reagem quando usados juntos, criando efeitos bem interessantes.

A ideia básica é dar à peça a aparência de metal envelhecido. Os líquidos reagentes funcionam quando em contato com alguma base metálica. E os acabamentos podem variar. Quando a base metálica é de ferro, o líquido reagente simula o efeito de ferrugem.

Quando a base metálica é feita com pigmentos que imitam ouro ou qualquer liga que contenha ouro, os líquidos reagentes podem ser azul ou verde, e o acabamento fica com aspecto de cobre envelhecido, esverdeado ou azulado.







Siga os passos para fazer:

1. Limpe bem a peça e remova o pó. Pinte a peça com a Base Acrílica para Artesanato, utilizando o pincel chato sintético. Apenas uma demão, bem aplicada, é suficiente. Aguarde secagem.

2. Aplique uma demão da pasta ferro diluída em um pouco do Diluente Eco (algumas gotinhas), em toda a peça, usando um pincel macio, de pêlos. Se necessário, tirar o excesso com um pano seco. Aguarde secagem por algumas horas.

3. Coloque um pouco do reagente num pote de vidro e com o auxílio de um pincel macio vá depositando o líquido em alguns pontos, principalmente nos pontos de profundidade da peça. Pode-se aplicar mais de uma camada para obter o efeito desejado. A reação continua por um longo período, por isso é necessário o acompanhamento, até atingir a oxidação desejada.

4. Assim que alcançar a aparência desejada , esse processo deve der interrompido com a aplicação do verniz fixador, evitando assim que a reação modifique a cor e textura desejada e também que a película de oxidação possa ser removida.

5. Em seguida aplique com as pontas dos dedos um pouco da Goldfix (cera em pasta metálica) na cor ouro pálido por toda peça.

6. Agora pingue algumas gotas do reagente verde nas partes que têm a goldifx e aguarde a reação.

7. Para finalizar e interromper o processo, aplique mais uma demão de verniz spray na peça e está pronto!

Ah, e antes de me despedir até o post de amanhã, gostaria de esclarecer que o objetivo do meu blog não é divulgar materiais nem fazer merchandising para nenhuma empresa, mas não posso deixar de dizer que produto utilizo em meus trabalhos quando o resultado depende exclusivamente de algum material, como é o caso desse trabalho, por isso citei os produtos e a marca. De todo modo, quem me acompanha sabe que há anos eu uso os produtos da Corfix, e sempre vale a pena dizer, a qualidade dos materiais é fundamental para que o resultado de nosso trabalho seja o melhor também.

Um abraço e até amanhã!


10 Comments

  • Marlêde Galvão Malta

    Muito bacana! Estou amando acompanhar seu trabalho. Se bem que nesse finalzinho de ano, com visita em casa… quando percebo já passou o dia! Então, cheia de expectativa para ver qual é a novidade do dia, corro para seu blog. E fico encantada com a simplicidade que você usa para transmitir a técnica usada e transformar simples peças em obra de arte. Grande abraço.

    • Cristina Bottallo

      Ana, é assim mesmo como está no post, existe um produto da Corfix, que a é a Pátina reagente ferrugem. Tem até o passo a passo no post… como sua peça já é de metal, não precisa fazer o preparo que fiz no gesso, é só continuar do ponto em que a peça já estea dourada.
      Bom trabalho!

  • Marilurdes

    Gostei do seu trabalho, também faço algumas pelas em gesso. Gostaria de tirar uma dúvida, quero usar o medium envelhecedor da corfix, em uma pela de gesso, mas não sei como. Posso usar na peça toda ou só em algumas partes. Também gostaria de saber se em vez de tinta acrilica posso usar o PVA.

    • Cristina Bottallo

      Pode usar o médium como quiser, Marilurdes em toda peça ou em partes… Eu não recomendo o uso de PVA porque é uma tonta menos resistente. Mas pode ser aplicado, se você não tiver outra. Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *