Meu preferido em fevereiro

Oi, pessoal…

Nada como rever nossas anotações, escritos e coisas assim para encontrar uma série de surpresas. Pois bem, eu disse a vocês que organizei um álbum com meus trabalhos preferidos mês a mês… E não é que quando fui conferir o de fevereiro, percebi que, na verdade, ele foi publicado em março?

Pois é, vai ser bom fazer essa “retrospectiva”, assim passo a limpo uma série de coisinhas… De todo modo, escolhi meu trabalho preferido em fevereiro, e ele foi o post n.49, do dia 18 de fevereiro do ano passado:


Mini-gaveteiro com pintura floral mexicana


Visão da lateral da peça

Em 2008 eu estive no México, na Feira de Manualidades que eles realizam por lá, feira equivalente à nossa Mega Artesanal, e pude conhecer melhor a arte riquíssima dessa país tão interessante. Na verdade tive muito pouco tempo para visitar as atraçãoes que ele têm por lá, mas o pouco que vi só me fez gostar ainda mais do país, de suas cores e de sua cultura.

Na visita ao Museu de Antropologia da Cidade do México me encantei com a arte pré-colombina e também com o artesanato do país.


Tapeçaria mexicana

No mercado típico de lá é possível encontrar uma infinidade de peças, como as roupas bordadas, as madeiras laqueadas, que são aquelas pinturas com bastante brilho e muito artesanato em cabaças, muito mesmo… Eles fazem um técnoca muito legal, as cabaças são trabalhadas com um instrumento muito fino, como um buril, aquela ferramenta para fazer gravura em metal, e eles fazem vários desenhso muito delicados, e depois pintam as peças com cores bem vivas. Aliás, uma das coisas que eu mais gosto no trabalho de lá é o gosto por cores, é tudo bem colorido, alegre, vivo, como eu gosto.


Cerâmica pintada e adornada

Bem, voltando à técnica, eu pinto as peças de madeira ou MDF com tinta acrílica decorativa de acabamento fosco. Também é possível fazer com a tinta de acabamento brilhante, mas para esse tipo de tinta eu desenvolvi outra técnica para pintar peças de metla, que irei colocar aqui posteriormente.

Comece pintando o fundo da peça com cores fortes, combinando de duas a três cores, dependendo do modelo. Para melhor acabamento aplique três demãos da tinta de fundo. Depois faça o risco floral ou copie-o de alguma publicação. As flores e folhas são sempre as mesmas, mas você pode compor um arranjo diferente combinando tamanhos variados dos mesmos motivos (veja a foto do modelo).


Caixinha de chá

Para pintar as folhas e flores, utilize um pincel redondo de filamentos sintéticos, eu recomendo os da referência 485 da Pinctore Tigre, o número 12 é um bom tamanho. Procure fazer os movimentos das pinceladas de uma só vez, como na pintura bauernmalerei. Aliás, as técnocas são semelhantes, se você já faz o bauer, não terá dificuldades em fazer a pintura floral mexicana, o que muda de fato são as cores e desenhos das flores, mas o movimento das pinceladas é muito parecido.

Depois de terminada a pintura, aplique cera em pasta incolor em toda peça, para proteger a pintura e dar um brilho acetinado que fica muito legal. E se você gostou da sugestão, aguarde a variação dessa técnica em metal e com brilho, colocarei aqui mais pra frente…

Aproveitando que falei da pintura Bauermalerei, se você se interessa por essa técnica, visite a págima LOJA do meu site www.cristinabottallo.com.br e veja as opções de produtos, como o DVD completo da técnica e os Guias de Pinceladas.


DVD Bauernmalerei

Um abraço e até amanhã!
Cristina


16 comentários sobre “Meu preferido em fevereiro

  1. Olá, Cristina Fiquei praticamente sem computador por isso não estive por aqui…Desejo a vc tudo de bom e muito sucesso no ano que chega !!! Recebi os DVDs, maravilhosos!!!! indico cada um deles e cada revista, pincéis…Tudo!!! e olha que não tive tempo de ver com calma todos eles! Obrigada pela troca e tudo mais.
    Minha sugestão fazer um DVD de serigrafia e mais adiante outro de bauer tão bom quanto o primeiro com passos mais complicados.
    bjs

    1. Oi, Jacqueline, que bom saber que chegou tudo bem e que você gostou dos produtos… Sempre fico apreensiva com os correios… Obrigada! E obrigada por compartilhar sua opinião com todos aqui.
      Eu penso mesmo em fazer um DVD de serigrafia e um novo de Bauernmalerei, vou tentar me programar esse ano para fazê-los. Um beijão e um excelente 2011 para vc!

  2. Adorei, lindas suas peças e suas pinturas.

    Muito interessante as informações sobre tua estada no México.

    Também, gosto muito da arte desse país, assim como da do Peru e Chile. É incrível como eles abusam das cores de uma forma tão graciosa, as peças ficam incríveis mesmo.

    Vou procurar sobre a arte que eles fazem em cabaça, quero ver como é.

    Abraços pra ti e parabéns pela beleza e criatividade que transfere para tuas peças.

    Manu

    1. Olá, Manu, como vai? Bem-vinda ao meu blog…
      Ah, eu espero ainda voltar ao México e visitar muitos outros lugares, museus, ateliês… Adoro a arte da América Latina, e espero ainda fazer muitas matérias sobre minhas andanças por aí e colocar tudo aqui no blog.
      Um beijo, e parabéns pelo seu blog, eu o visitei.

  3. olá cris
    viu como eu tinha razão de ter gostado da retrospectiva muitos que não viram seu trabalho e que não conheciam hoje vão ter o prazer de vê-los legal né? e outra tem peças que dificilmente nem tivemos tempo para procurar por ser tantos como esse agora !!!parece que estamos vendo tudo pela primeira vez amei ………..bjks

    1. Que bom, né Eni? Eu imaginei mesmo que seria legal… Depois vou fazer a lista dos mais visitados, que é bem diferente da minha de preferidos. Bjs…

  4. Cris, enviei dois comentários pra vc dia 29/12, qdo vc postou aquela toalha maravilhosa de pintura com frutas, e vc não me respondeu…talvez vc não tenha visto.Caso vc não tenha visto, será que vc podia dar uma olhadinha lá?
    Aguardo a resposta tá?
    bjo

    1. Oi, Marli… Nossa, de fato eu não respondi os seus comentários, na verdade, se vc reparar, só respondi um comentário daquele post, devo ter pulado a página, sei lá…
      Bem, quanto à sua pergunta, os pincéis que uso para pintar o bauer em tecido não são os mesmo da pintura em madeira, não. Aliás, a adaptação que fiz do bauernmalerei para tecido é bem diferente do processo de pintura na madeira, vc deve ter reparado. Para pintar em tecido eu recomendaria o kit de pincéis básicos, que também ofereço na loja do meu site, composto pelos pincéis das referências 433, que é chato, 437, chanfrado e 442, redondo. Além disso, o pincel 442, redondo, é ideal para fazer as vírgulas em tecido, é mais firme que os pincéis para bauer na madeira. Vou te mandar um e-mail também. Bjs…

    1. Oi, Marlêde, que legal! Depois de colocar aqui os meus preferidos, vou colocar os mais visitados, que é uma relação bem diferente.
      Beijos…

  5. Oi Cris,

    A arte mexicana é muito vibrante e colorida.A cabaça e a tapeçaria estão lindas.

    Todos os seus trabalhos estão magnificos.Na minha opinião todos são preferidos.Porque cada um tem um detalhe diferente…
    O mini-gaveteiro e a caixinha de chá estão show!!!
    Beijos!!!

    1. Oi, Janaina, obrigada! Eu gosto de muitos dos trabalhos (sou suspeita!), e confesso que tive dificuldades para escolher os preferidos… Mas vou mostra a vocês os mais visitados, e a relação é bem diferente… Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *