Peças de Madeira e MDF

– As peças de madeira vendidas hoje em dia normalmente são de MDF, que é um tipo de aglomerado, mistura de serragem e cola, por isso é mais liso e impermeável e não precisa ser lixado. A madeira natural é mais áspera, porosa e irregular, por isso precisa de lixamento e impermeabilização, que pode ser feita com uma base acrílica ou com goma laca. Peças que tenham MDF e madeira em partes distintas são mais complicadas de serem trabalhadas, uma vez que em cada parte o acabamento deve ser diferente e acabam ficando com acabamentos diferentes também.


38 comentários sobre “Peças de Madeira e MDF

  1. Não entendi o que você quis dizer… Nem a que técnica você se refere, de uma mulher em madeira antiga…
    Bem, se você quiser mais esclarecimentos sobre qualquer técnica que eu já ensinei, basta me dar mais informações e mandar suas dúvidas e perguntas.

    1. Oi tudo bem..preciso de uma informacao.posso passar verniz naltico em superficie revestida com pelicula de cor cetejeira…estou reformando uma mesa e queria deixala mais resistente…agradesso desde ja a sua atencao…

  2. Querida Cristina,sou uma super admiradora de seu trabalho maravilhoso.
    Gostaria que me tirasse duas dúvidas:o que devo passar no mdf para evitar mofo e oque posso passar em cima do tecido para que não suje.Aguardo anciosamente resposta.Bjs Juliana.

    1. Oi, Juliana, obrigada! Para evitar mofo em peças de mdf, limpe-as muiot bem com água sanitária. E para impermeabilizar tecidos, use Termolina Leitosa. Bem-vinda ao meu blog!

  3. Olá. Parabéns pelo seu blog.
    Preciso de uma ajudinha, rs.
    Tenho uns móveis na cor mogno mas são aglomerados. Quero pintá-los de branco e colocar alguns detalhes coloridos.
    Como devo proceder? além de lixar tenho que passar algum removedor de verniz? qual?
    Tinta para madeira a base de água pode ser usada?
    Preciso passar verniz para impermeabilizar?
    ficarei muito grata por sua ajuda.
    Abraços.

    1. Oi, Josiane… sim, vc vai precisar passar um solvente tipo pintoff, e depois lixar muito bem a peça. Se vc usar acrílicas, que são tintas a base de água, é bom aplicar pelo menos uma cera em pasta para proteger a pintura. Eu, particularmente, gosto mais do acabamento com cera do que com verniz. Veja meu post sobre pintura de móveis com mais dicas. E bom trabalho!

  4. olá tudo bem,estou precisando de sua ajuda faço peças de artesanatos em miniatura em quadros e agora estçao dando fungos e mofo o que faço

    1. Nino, se as peças estão com mofo, você precisa primeiro limpá-las com água sanitária em um paninho, deixar secar bem em local arejado e limpe bem com um pano seco. Só depois pinte como costuma, mas não passe verniz antes de tirar completamente o mofo.

  5. Ha muito tempo acompanho e admiro o seu trabalho. Gosto de artesanato principalmente pinturas. Gostaria de saber se vc pinta em veludo e que tinta se usa p/ esta pintira, especialmente o veludo preto. Espero uma resposta por e-mail. Obrigada. Ate breve!

    1. Oi, Iraci, obrigada por me acompanhar… Eu não pinto veludo, mas acho que você poderia usar as tintas acrílicas para tela, que cobrem mais. Bjs!

  6. Tirei um contacte que cobria toda porta de um quarda roupa de madeira mdf . Cor original lilás . O que eu faço pra remover o resíduo de cola que ficoi ? De forma que não danifique a cor .

    1. Olá, Nilsa, em geral peças laquedadas não são envernizadas, a laca já é uma tinta com brilho de verniz. Certeza que ela é laqueada? Não é outro acabemtno não?

    1. Oi, Daiana… depois que as peças de madeira ou MDF mofam, é meio complicado eliminar tudo, mas você pode “lavar” bem as peças com água sanitária e deixar secar ao ar, no calor, de preferência. Melhor não colocar direto no sol porque podem envergar. Lavar pode ser passar um pano e deixar bem umedecido com a água sanitária, ok?
      Bom trabalho!

  7. Boa tarde.. Estou pesquisando sobre a limpeza do mofo em MdF.. O estrado do berço do meu filho é em MDF e descobri que está todo esverdeado de mofo.. Passei apenas um pano seco e coloquei no sol, mas será que posso passar alguma outra coisa?

      1. Cristina, que blog legal!!!
        Estou com o mesmo problema da Tha, mas no meu caso, pegou no berço todo, não só no estrado. Depois que eu limpar bem com a água sanitária e colocar pra secar, tem algum tipo de verniz, goma laca, qualquer impermeabilizante que eu possa passar no berço? Pergunto isso porque moro numa casa alugada e percebemos que ela tem muitos problemas com umidade, e são problemas estruturais que não serão corrigidos até o próximo período de chuvas, então terei que me precaver e tentar proteger os móveis de outra forma. Uma outra coisa que pensei foi colocar pés de metal para deixar o berço um pouco afastado do piso, já que o piso fica úmido também.
        Agradeço desde já! Um grande abraço e parabéns pelo trabalho!!!!

        1. Oi, Regiane… Obrigada pelo comentário carinhoso sobre meu blog. Volte sempre para ver as novidades. 😀
          Sobre o seu problema, você pode passar um verniz náutico, que é o mais resistente, ou mesmo qualquer verniz para madeira que seja solúvel em solvente já deve ajudar. De todo modo, para evitar mofos e fungos é preciso acabar com o foco de umidade mesmo.
          Mantenha os ambientes bem arejados, isso ajuda. Beijos e boa sorte!

  8. Oi! Que bacana o seu blog. Quero uma opinião sua. Comprei uma cozinha em mdf, toda com pezinhos e é aí que está o problema. Embaixo ela não tem aquela cobertura brilhosa do super lacca que ela tem na frente e nos lados. Ela mofa completamente embaixo e em cada fresta dos cortes! Sempre limpo com pano úmido e depois passo vinagre. A última tentativa foi passar álcool, mas o mofo sempre volta. Será que passar verniz embaixo pode ajudar para o mofo não voltar? E essa goma que foi citada aí, será que pode me ajudar? Problemas de infiltração não temos aqui, a casa é nova, porém tem lage que me da a impressão de que mantém a umidade. Desde já, obrigada!

  9. Oi Boa tarde.
    Gostei muito do seu blog , tem perguntas e respostas super valiosas…
    Eu gostaria de saber se tem como remover pintura no mdf …
    No caso , eu pintei jarros em mdf e craquelei com termolina , aí gostaria de reaproveitar eles mas gostaria de mudar a cor …
    Aí quero saber se tem como Tirar?
    desde já agradeço.

    1. Obrigada, Jaqueline! Remover tintas de MDF apenas usando algum solvente para facilitar e depois lixando muito bem. Mesmo assim, alguns resíduos podem permanecer. Dá trabalho, mas é possível fazer…

  10. Oi tenho um armário de mdf gostaria de saber oq posso passar nas placas q ficam na parede para não mofar mais q não estufe a peça , pois está mofando e criando bichinho de mofo q está indo para dentro do armário

    1. Puxa, Josi… se está mofado, você precisa primeiro tirar esse mofo, com cloro ou água sanitária… e depois, o que você pode fazer é usar um verniz acrílico com proteção a fungos. Mas se não limpar o que já tem, até eliminar completamente, não vai dar certo.

    1. Oi, Mirian,não dá para dizer se a água sanitária vai tirar a tinta sem saber o tipo de tinta usada e como foi feita a pintura. Mas o mofo só sai com água sanitária mesmo… Ou cloro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *