O preferido em março

Olá, amigas e amigos, bom dia!
nem preciso dizer que a chuva continua por aqui, como, aliás, é comum nos meses de janeiro em São Paulo. e aí vai mais um post dos “preferidos”, esse do mês de março passado. Então vejam o post de novo:


Prato com gato sentado

Essa é uma pintura decorativa em porcelana que pode ser fieta em forno convencional, a 150 graus. Para quem não sabe, as técnicas de pintura em porcelana devem ser feitas com tintas que vão ao forno especial para que se fixem na peça, uma vez que os materiais vitrificados e esmaltados não oferecem aderência para as tintas comuns. Em geral essas tintas queimam a cerca de 730-750 graus e são feitas a partir de pigmentos e resinas em pó e óleos.

Mas já existem tintas a base de água e com fixação em fonro comum, elétrico ou a gás, na temperatura mínima, cerca de 150 graus. Uma dessas tintas é a Decorfix 150, da marca Corfix, e foi essa tinta que utilizei nas peças desse post. Essa linha apresenta tintas de acabamento fosco, metálico e brilhante. Para fazer, siga os passos:

– Antes de mais nada limpe muito bem a peça lavando-a com água e detergente. Enxugue e passe álcool para tirar qulaquer resíduo de gordura.
– Faça um desenho no prato ou peça de porcelana utilizando lápis dernatiográfico (que escreve em qualquer superfície) ou utilize carbono de grafite para passar o risco de um papel vegetal.
– Se você não tiver carbono de grafite improvise um: pegue um pedaço de papel de seda e passe grafite 6B (de lápis 6B) em grande quantidade em um dos lados. Utilize como um carbono com o lado do grafite voltado para baixo.
– Pinte os motivos utilizando a técnica sombreada feita com sobreposição de cores: aplique uma cor de tom mais claro na parte da peça que desejar e em seguida, utilizando um pincel pata-de-vaca, dê batidinhas na peça com uma cor de tom mais forte, criando um efeito sombreado. carregue mais em algumas partes e menos em outras para que o efeito fique mais intenso.
– O pincel pata-de-vaca é um pincel tipo brochinha com cerdas brancas e cortado em ângulo, e deve ser usado sempre em pé, com batidinhas, como uma brachinha. É próprio para criara efeitos de textura e sobreposição de cores.
– Depois de pintar os motivos, ou seja, cada parte do desenho do gato, pinte o fundo do prato. Deixe secar bem de um dia para outro.
– Pegue agora um pincel linner (para filetes) bem fino e com a tinta preta faça os contornos, grafismos e detalhes. Faça também bolinhas com a tinta metálica ouro. Deixe secar completamente por 24 horas.
– Leve para queimar em forno caseiro, pré-aquecido por 5 minutos na temperatura de 150 graus por 35 minutos com a porta fechada. Desligue o forno após esse tempo e deixe a peça esfriar dentro do mesmo.


Prato com pássaro e sol

Essa técnica pode ser feita em qulaquer modelo de peça de porcelana, como pratos, porta-jóias, canecas, jarras, louças em geral e até mesmo em azulejos. Após a queima a pintura fica resistente à água, porém é recomendável evitar pintar as partes da peça que possam sofrer alguma atrito. Por isso, caso queira pintar um prato para utilizá-lo com comida, pinte apenas as bordas e evite pintar nas partes que entram em contato com os talheres.

Bem, amanhã conto como foi o show… e como está meu ateliê.

Beijos e até lá…
Cristina
www.cristinabottallo.com.br


8 comentários sobre “O preferido em março

  1. olá cris
    por incrivel que parece o sol está birlhante um dia muito lindo mas com certeza mais a tarde vem chuva!!! como de costume
    ainda quero aprender fazer esta técnica para encher minhas paredes vazias tenho certeza que irá mudar um pouco …são lindos amo essas coisas para decorar…bjks

  2. Olá,

    Somos um grupo de profissionais que trabalha no desenvolvimento de livros e cd-rom’s didáticos para serem comercializados em escolas do Brasil.

    Não fazemos parte de nenhuma editora, nosso trabalho é subsidiado pela escola Jean Piaget, em São Bernardo do Campo, SP, que atualmente produz seu próprio material didático, baseado em 25 anos de experiência de ensino.

    Gostaríamos de saber se poderíamos utilizar as imagens dessa técnica sua postada no endereço:

    http://facavocemesma.blogspot.com/2008/10/vasinho-de-cermica-com-pintura-rupestre.html

    para inserirmos em nossa apostila didática da matéria de História

    Claro que faríamos as devidas referências.
    Ficaríamos muito gratos em poder contar com vossa ajuda.

    Qualquer dúvida quanto a nossa empresa você pode saber um pouco mais acessando nosso site: http://www.jpiaget.com.br.

    Aguardo resposta e obrigado.

    1. Ah, é mesmo Bianca, que legal! E como está a vida de casada? Sabe que hoje eu completo 27 anos com meu marido? São 24 de casados, que completaremos em março próximo, e 27 anos juntos, que completamos hoje. Nossa, é muito tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *