O preferido em julho

Olá, amigas e amigos! Bom dia!

Mais uma reedição dos meus preferidos, hoje o do mês de julho. Esse é um dos meus trabalhos preferidos do ano todo. Espero que vocês gostem também!

Ah, hoje estou no ateliê, produzindo peças inéditas para minha primeira apresentação na TV esse ano, que será na próxima quinta-feira, na Rede Vida, no programa Vida Melhor. Já se programem para não perder a aula, será bem legal.

Beijinhos… E bom dia para vocês!

“Então aí vai a foto do trabalho do dia:


Caderno Beeko “dia”


Caderno Beeko “noite”

O Beeko é o meu passarinho de serigrafia, um desenho que irá aparecer muito por aqui. Eu fiz essa gravurinha ano passado, mas não tinha explorado ainda sua imagem, e essa primeira peça, um caderno que eu comprei pronto e que alterei trabalhando na capa e contra-capa com textura e pintura. Essa técnica “Arte Alterada”, muito conhecida nos EUA e na Europa (Altered Art), ainda é novidade por aqui, mas acredito que é uma tendência e que deve fazer muito sucesso, principalmente entre as pessoas que gostam de scrapbook e colagens. Ah, e só para ilustrar melhor, a técnica do post de ontem, o mini-álbum com janela, também é uma “arte alterada”.


Serigrafia “Beeko”

Para decorar as capas, primeiro eu desmontei o caderno, comprado pronto, retirando a espiral, de forma que as capas ficassem soltas. Aliás, as capas desse caderno eram de papelão grosso natural, ou seja na cor pardo. Depois fiz uma aplicação de gesso acrílico com uma espátula, em toda capa, e enquanto o gesso ainda estava úmido, utilizei um pedaço de tela plástica quadriculada para marcar o gesso em algumas partes. Depois recortei com as mãos um pedaço de folha de revista e colei diretamente sobre o gesso. Deixei secar bem de um dia para o outro e depois fiz a mesma textura no avesso das capas, só não colei os recortes de revista nesses lados. Deixei secar de um dia para o outro.

A pintura foi feita com aquarelas líquidas, que são tintas um pouco diferentes das aquarelas que já citei aqui (em breve vou fazer um post só falando desse produto). Eu fiz um leve esboço a lápis dos desenhos que imaginei para cada uma das capas, e depois pintei com as cores escolhidas, trabalhando com pincéis de pelos macios e com a tinta ainda mais diluída com água, criando efeitos manchados e de mesclas de cores. Aguarde secagem completa novamente. Ah, e não pintei as colagens de recortes de revistas.

Depois, utilizando tinta guache, defini e colori ainda mais os motivos, como o sol, as flores, a vegetação, a lua e o telhado da casinha:


Detalhe


Mais um detalhe

Depois peguei tinta guache preta levemente diluída com água e com um pincel linner n.0 defini os desenhos com traços irregulares, bem gestuais. Nos avessos das capas apenas pintei com algumas cores de fundo e desenhei com traços simples as paisagens, sem colorir cada elemento.


Verso da capa “dia”


Verso da capa “noite”

Para finalizar, recortei e colei os passarinhos, sendo que na capa “dia” e u recortei apenas o corpo do Beeko, sem as perninhas, e para a capa “noite” eu utilizei o Beeko com o fundo rosa. E apliquei uma demão de verniz spray fosco para proteger a pintura e a colagem. E montei o caderno novamente com a espiral.

É isso, pessoal eu adorei fazer esse trabalho, e já estou preparando mais projetos com o Beeko. E se você gostou dessa técnica “Arte Alterada”, acho que vai gostar também da minha revista Cadernos Artísticos, disponível na loja do meu site (veja link ao lado). Até amanhã!”


8 comentários sobre “O preferido em julho

  1. Oi Cris
    Adoro trabalhar com papel e a arte do scrapbooking, mas pra fazer tudo fica muito caro . Por isto estou sempre de olhos no que você ensina e as dicas e também posso reaproveitar muita coisa que tenho em casa.
    O meu neto que tem 9 anos não aceita ninguém encapar os cadernos deles só eu, porque eu decoro os cadernos de capa dura lisa com cenário de papel e adesivo e e este ano já decorei os 6 cadernos ficou uma graça .
    Vai ser uma pena não poder assistir você na TV porque é horário de almoço e eu fico na casa da minha mãe que esta de repouso absoluto há quase um mês e lá tem antena comum e não pega a Rede vida..
    Bjssss

    1. Oi, Toninha,q ue pena que não deu para vc assistir ao programa, foi legal!
      Eu também não gosto desse estilo de scrap muito caro e cheio de coisas, só muito mais o meu estilo, limpo, poucos elementos. E imagino os lindos cadernos que vc decorou para seu netinho, que legal! Mande fotos… e beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *