Como fazer texturas em telas

17 de janeiro de 2011

Olá, amigos, boa tarde.

Hoje segue mais um texto de dicas sobre materiais e suas aplicações. Ainda não consegui organizar a página exclusiva para colocar essas dicas, mas assim que for possível, farei essa alteração. Espero que vocês aproveitem o texto e até o próximo!


Tela com textura e barbante, pintada com tinta a óleo – post n.291 de 18/10/2010

Dicas sobre Texturas em Telas

As técnicas que utilizam texturas e relevos nas pintura feitas com óleos e acrílicos sobre tela são muito apreciadas e, para garantir a qualidade desses trabalhos, é preciso conhecer bem os materiais e suas aplicações. Então vamos começar por esses materiais:

Gesso Acrílico
É o produto utilizado para preparar os tecidos das telas. Deve ser aplicado com rolo de espuma, para uma aplicação uniforme e sem excessos. Recomenda-se de duas a três demãos, sempre intercalando secagem. Pode-se lixar a superfície após a secagem completa para obter uma textura mais suave. O gesso é formulado com uma série de componentes que garantem uma boa impermeabilização do tecido e, ao mesmo tempo, uma perfeita aderência da tinta na superfície. Além disso, o gesso tem em sua formulação fungicidas que protegem o tecido contra mofo e fungos. Ao substituir o gesso por misturas feitas com tintas PVA e cola branca, corre-se o risco de aplicar um preparado que impermeabilize demais o tecido, vedando sua trama e impedindo a perfeita aderência da tinta. Além disso, tais materiais não são tão resistentes ao tempo e umidade e podem causar alterações na pintura com o passar do tempo. O gesso deve ser aplicado nas telas antes da pintura com óleos ou acrílicos, com ou sem texturas e relevos.
As texturas feitas com o gesso são, em geral, menos intensas e mais “baixas” que as texturas feitas com a pasta para modelagem, mas podem ser feitas com espátulas, esponjas, trinchas, carimbos, plásticos etc. E podem ser lixadas.


Textura feita com pasta para modelagem e pintada com acrílicos – post n.292, de 19/10/2010

Pasta para Modelagem
A pasta para modelagem é o produto indicado para criar efeitos de textura e relevos em telas, pois trata-se de um produto extremamente resistente e ao mesmo tempo flexível, o que é fundamental para um bom trabalho, uma vez que será aplicado sobre um tecido igualmente flexível.Se aplicarmos nas telas texturas e outros produtos indicados para superfícies rígidas, como massa corrida ou texturas para parede, corre-se o risco de que tais aplicações, apenas com o movimento do tecido no bastidos da tela, causem rachaduras, craquelamentos e até mesmo o desprendimento da aplicação. A pasta para modelagem é o único prooduto indicado para esse trabalho justamente por ser flexível e acompanhar o movimento do tecido. Em sua formulação a pasta também apresenta fungicidas para evitar a formação de fungos e após a secagem completa é extremamente resistente.


Textura feita com pasta para modelagem e pintada com tintas a óleo – post n.294, de 21/10/2010

Veja abaixo com aplicar a pasta corretamente:

– Aplique com espátulas, esponjas ou pincéis, sempre em camadas mais finas sobrepostas (no caso de aplicações mais grossas) ou uma única camada aplicada de uma vez só, desde que não seja gorssa demais.
– Evite aplicar uma camada grossa de um única vez, pois a secagem mais lenta dessa camada pode causar a formação de rachaduras na aplicação. Isso ocorre porque, numa camada grossa, a secagem se dá inicialmente na superfície da pasta. Como a parte interna se mantém úmida por mais tempo, a parte superior seca primeiro e sofre uma retração natural (encolhimento), formando as rachaduras.
– Você pode tingir a pasta com tintas acrílicas se desejar a textura já colorida. Além disso, pode-se misturar outros elementos na pasta para criar efeitos diferentes, como areia, serragem, folhas desidratadas etc.
– Pode-se fixar objetos na tela diretamente sobre a aplicação feita com a pasta, basta colocá-los sobre uma boa camada de pasta ainda úmida. Você pode fixar tecidos, papéis, cordões, pedras, conchas, pedaços de plástico etc.
– As telas com aplicações de pasta ficam muito mais pesadas, por isso utilize uma tela ou painel de boa qualidade, com a estrutura reforçada ao fazer tais aplicações.
– A pasta apresenta acabamento fosco e, para obter um efeito mais intenso da pintura diretamente sobre as aplicações, aplique uma demão de tinta acrílica branca para telas sobre a pasta seca.
– A secagem da pasta varia de acordo com as condições climáticas e a espessuar das camadas aplicadas. Em geral, recomenda-se de dois a três dias para secagem.
– Caso você vá desenhar sobre a pasta, formando grafismos ou efeitos similares, trabalhe imediatamente após a aplicação da pasta, uma vez que a secagem inicia-se assim que a pasta entra em contato com o ar. Mantenha o pote de pasta bem tampado para que não seque.

Amanhã vou postar aqui um passo a passo inédito de textura sobre tela com gesso acrílico e decouapage, não percam!


Filed under: Dicas do Ateliê

47 Comentários Deixe um comentário

  • 1. Jacqueline Geaquinto  |  17 de janeiro de 2011 às 17:32

    Adoro suas dicas! Obrigada!!! E parabéns pelo sucesso do blog.
    bjs

  • 2. Cristina Bottallo  |  17 de janeiro de 2011 às 18:58

    Oi, Jacqueline, obrigada! Um beijão…

  • 3. eni silva  |  18 de janeiro de 2011 às 0:08

    olá cris
    que bom você ter postado essa técnica !!!!!sabes o quanto eu amo telas,quadros,paineis e tudo mais !!!!todos lindos mas este com barbante me marcou muito amei…..bjks

  • 4. Ana Paula  |  18 de janeiro de 2011 às 4:41

    Bom dia Cris, amei demais esta tecnica de textura em tela.
    Para quando uma mini aula desta tecnica?
    Beijinhos de Portugal -Açores.

  • 5. Cristina Bottallo  |  18 de janeiro de 2011 às 20:39

    Que bom, Ana Paula, é muito bacana saber que tem gente do outro lado do oceano que me acompanha. Bem-vinda ao meu blog. Muito obrigada.

  • 6. Cristina Bottallo  |  18 de janeiro de 2011 às 20:40

    Legal, Eni! Beijão…

  • 7. Mary Moreira  |  19 de janeiro de 2011 às 11:08

    Olá Bom Dia. Amei a tela, gostaria de saber se posso usar foto cópis de retrato ao invés de figuras e betume no lugar do medium envelhecedor e massa corrida no lugar do gesso? pois tenho esses materias e se puder acho que deverá ficar bom. Obrigada Beijinhos.

  • 8. Cristina Bottallo  |  20 de janeiro de 2011 às 10:59

    Olá, Mary, como vai? Sim, você pode usar todos os elementos que mencionou e adaptar a técnica com seus materiais, só não recomendo a massa corrida, com o tempo ela racha, craquela e solta da tela. É que a massa corrida não foi feita para superfícies flexíveis como a tela, mas as figuras e o betume você pode usar sem medo.

  • 9. cathya silva  |  8 de março de 2011 às 21:35

    cristina, eu preciso de algumas dicas para trabalhar com massa corrida sobre tela obg

  • 10. Cristina Bottallo  |  8 de março de 2011 às 22:46

    Cathya, eu não recomendo que você use massa corrida sobre telas. Os materiais indicados para texturas em telas são gesso acrílico ou pasta para modelagem. Isso porque a tela é um tecido, portanto um material flexível, e a massa corrida é indicada apenas para parede e materiais rígidos.

  • 11. fernanda  |  14 de março de 2011 às 16:44

    olá,lindos trabalhos,gostaria de saber como usar massa corrida sobre tela…
    um abraço

  • 12. Cristina Bottallo  |  14 de março de 2011 às 23:01

    Oi, Fernanda, obrigada pela visita. Como você pode ler nesse post, eu não recomendo o uso de massa corrida em telas. Use gesso acrílico ou Pasta para Modelagem. E bom trabalho!

  • 13. lohane  |  8 de julho de 2011 às 20:19

    legal!

  • 14. lohane  |  8 de julho de 2011 às 20:20

    legal!!!

  • 15. Monica  |  4 de agosto de 2011 às 3:16

    Oi,gostaria de saber qual tipo de textura vc recomenda para tela pintada a oleo.
    Moro nos EUA e hoje tentei comprar gesso, areia, pastas de modelagem e tudo era para acrilico, nao tinha nada para oleo.
    Obrigada

  • 16. Cristina Bottallo  |  5 de agosto de 2011 às 16:00

    Oi, Mônica. As texturas para preparar telas são sempre acrílicas, o óleo pode ser aplicado sobre elas. Que eu saiba, não existe textura que não seja acrílica, mas aí nos EUA deve ter muita coisa. O ideal é a pasta de modelagem mesmo. Beijo e bom trabalho!

  • 17. céu  |  25 de agosto de 2011 às 19:59

    adorei seu trabalho envie umas discas para meu email trabalho com crianças autistas na AMA- PIAUI e fazer texturas com elas seria otimo um abraço professora céu

  • 18. céu  |  25 de agosto de 2011 às 20:00

    sou professora da AMA-PIAUI gpostaria de receber mais dicas para trabalhar meus alunos que são autistas beijos visite meu blog

  • 19. Cristina Bottallo  |  25 de agosto de 2011 às 21:10

    Olá, Céu, obrigada por visitar meu blog. Todas as dicas que eu tenho estão postadas aqui no blog, visite a página TODAS AS TECNICAS e veja os passos em cada categoria. Eu não tenho como enviar nenhum material por e-mail, mas tudo que você procura está aqui e no meu site. Um abraço.

  • 20. Antonieta  |  28 de setembro de 2011 às 23:12

    Será que posso misturar pasta acrílica com tinta a óleo para tingi-la?

  • 21. Cristina Bottallo  |  29 de setembro de 2011 às 22:09

    Antonieta, a pasta acrílica deve ser tingida com tintas acrílicas. Melhor não misturar com óleo, não.

  • 22. Lucienne Santos  |  3 de janeiro de 2012 às 23:33

    Cristina, acompanho seu trabalho a bastante tempo e sei que você é doutora no assunto, por isso te peço este favor. Aqui na minha cidade eu não encontro esses materiais ( gesso acrílico e pasta para modelar ) e o lugar mais próximo fica a mais de 600Km., então eu gostaria de saber se misturando cola cascorex rótulo azul a massa corrida é possível fazer uma textura em tela sem o perigo de rachar, como dizem alguns sites sobre pintura?

  • 23. Cristina Bottallo  |  6 de janeiro de 2012 às 21:41

    Lucienne, obrigada pelos elogios ao meu trabalho! Olha, essa mistura não é equivalente aos produtos, não. Essa mistura pode rachar e craquelar, sim, porque são produtos para superfícies rígidas, e não para telas, que são flexíveis. Peça-os pela internet na Casa da Arte http://www.casadaarte.com.br
    Sucesso!

  • 24. Andreia  |  15 de janeiro de 2012 às 9:06

    Cristina, obrigada por nos presentear com dicas e trabalhos tão legais.

    Tenho uma tela que comprei há alguns anos, ela foi feita com textutização e tinta relevo, hoje nã combina mais com minha decoração e gostaria de dar uma transformada na tela, por isso gostaria que vc me desse algumas dicar de como remover esta texturização e o que vc acha de encapa-la com tecido.

    Aguardo seu retorno.

    Abraços

    Andeia

  • 25. Cristina Bottallo  |  15 de janeiro de 2012 às 11:32

    André, que legal seu comentário, obrigada!
    Bem, retirar textura de telas não é muito fácil… o ideal seria vc tirar com um estilete ou epspátula metálica o máximo que consgeuir, e forrar em seguida. Pode ser uma boa ideia, assim mesmo as imperfeições ou restos da textura não ficariam aparentes. Bom trabalho e sucesso!

  • 26. lucineide  |  3 de fevereiro de 2012 às 18:45

    ola…. gostaria de saber se posso usar essas tecnicas em luninarias de vidro. aguardo sua resposta obrigado .

  • 27. Cristina Bottallo  |  7 de fevereiro de 2012 às 22:07

    Lucineide, esse trabalho só funciona bem em telas mesmo… para as suas luminárias você teria que escolher outra técnica… Bom trabalho!

  • 28. ELSIO SANTOS  |  27 de fevereiro de 2012 às 21:12

    OLa…gostaria de saber se o tecido da tela texturizada com a pasta de modelagem , pode ser retirado do bastidor e dobrado sem danificar ou craquelar etc.

  • 29. Cristina Bottallo  |  29 de fevereiro de 2012 às 15:21

    Sim, Elsio, se for pasta para modelagem mesmo e a camada não muito grossa, o tecido pode ser retirado e enrolado com cuidado.
    Abraços.

  • 30. renata souza  |  9 de abril de 2012 às 11:03

    comecei a pintar agora e na verdade n tenho nenhuma noçao, tudo faço por invençao, gostaria de saber como se faz o sombreado e se posso aplicar massa corrida antes de pintar para dar leves relevos??

  • 31. Cristina Bottallo  |  10 de abril de 2012 às 12:54

    Olá, Renata, que bom, espero que você tenha muito sucesso nos seus trabalhos.
    Bem, eu não recomendo uso de massa corrida de jeito nenhum, apenas de gesso acrílico ou pasta para modelagem. O sombreado pode ser feito com uma camada de tinta mais transparente sobre outra, já quase seca ou úmida, ou ainda com um gel médium, que é um tipo de tinta transparente que ajuda a fazer esse efeito.

  • 32. maria erisvania de oliveira  |  14 de maio de 2012 às 20:56

    olar cris gostaria de saber porquer nao pode usar massa corrida ela raxa no decorrer dos tenpos qui diferencia tem da massa acrilica para massa corrida vania de caraguatatuba sao paulo

  • 33. Cristina Bottallo  |  22 de maio de 2012 às 18:35

    Oi, Maria Erisvânia, a massa corrida é uma material rígido, e não produzido para superfícies flexíveis como as telas, que são tecidos. Por isso ela racha com o tempo, craquela e solta. O gesso acrílico é indicado, e é feito com resina acrílica. Massa corrida é feita com uma mistura que contém PVA.

  • 34. Giu Coelho  |  19 de junho de 2012 às 17:31

    Oi, o que vc acha de usar o eucatex e colar um tecido sobre ele fazendo o preparo com tinta pva e cola? o fica melhor usar o lado oposto do eucatex, já que parece com a trama do tecido?
    obrigada, adoro seus posts. Sucesso sempre……

  • 35. Cristina Bottallo  |  21 de junho de 2012 às 13:48

    Giu, usar o eucatex com tecido, ok, ams no lugar do pva e cola, use o gesso acrílico, é muito melhor. A cola e o pva, com o tempo podem mofar e soltar.
    Obrigada pelos elogios! Beijos!

  • 36. josé souza cecatto  |  9 de setembro de 2012 às 23:29

    cristina muito obrigado pelas dicas foi muito importante para mim,porque estou querendo aprender a pintar.(estive em uma loja e comprei base acrílica,porque não achei gesso acrílico,e usei a base com tinta pva acriílica mais cola cascorez no preparo das telas,fiz bem em usar base acrilica?)

  • 37. Cristina Bottallo  |  10 de setembro de 2012 às 10:29

    José, base acrílica com cola e pva não é equivalente ao gesso acrílico. A base nem precsia ser mistura à cola e pva. Na verdade, eu não recomendo essa mistura, que com o tempo craquela e racha, podendo até soltar da tela. Você poderia usar a pasta de modelagem no lugar do gesso. Obrigada pelo contato e bons trabalhos por aí…

  • 38. Ana Rita  |  30 de novembro de 2012 às 7:47

    Bom Dia,
    Estou com um problema, fiz uma tela em que pus bastante gesso. mas quando o mesmo secou começou a estalar, o tempo está húmido e frio. será que deva dar alguma cola antes de colocar o gesso para que não volte a acontecer?

  • 39. Cristina Bottallo  |  2 de dezembro de 2012 às 17:31

    OlÁ, Ana Rita, você usou gesso em pó? Porque o ideal é o gesso acrílico, já preparada para telas. É difícil te dizer o que houve sem ver, mas deve ser por isso…

  • 40. Roberto Almeida  |  23 de outubro de 2013 às 12:47

    Olá Cristina, parabéns pelos belos trabalhos.
    A minha duvida é: se posso substituir o gesso por tinta acrílica para parede e selante acrílico? inclusive tem um vídeo no youtube. Só estou encontrando gesso acrílico aqui em Salvador de 250g e com preço um pouco alto, em média R$ 8,00. Desde já muito obrigado.
    Atenciosamente,
    Roberto Almeida

  • 41. Cristina Bottallo  |  27 de outubro de 2013 às 18:10

    Roberto, o melhor é o gesso mesmo… Qualquer outra mistura não é a mesma coisa, mas se vc não tiver, pode usar esses materiais. Mas o ideal para texturas é a pasta para modelagem ou o gesso acrílico.
    Bom trabalho!

  • 42. Waleska Correia  |  11 de fevereiro de 2014 às 14:57

    Cris… É muito importante as suas dicas para pessoas como eu, que estou começando neste campo da arte. Tenho lido bastante coisa aqui pela internet e aprendendo, também. Estou usando pasta para modelagem na hora de cobrir o tecido da tela, mas nunca consigo uma textura fina. Fica sempre grossa. Deve ser por falta de técnica… hehehehehehe. Assisti a um video, onde a pessoa misturava Borra de Café (usado) na massa. Dá um efeito legal. Vou tentar numa tela uma hora destas. Agora me esclareça, por favor, o que é Plátina??? Tem também um gel e outros materiais usados para pinturas e texturas. Gostaria de acrescentar este conhecimento às telas que tenho produzido. Obrigada pela atenção,
    Waleska Correia.

  • 43. Waleska Correia  |  11 de fevereiro de 2014 às 15:04

    Cristina… Tenho tentado encontrar telas interligadas entre si por um pino de prata. Não consigo achar. Os pinos são colocados depois que uma tela é pintada ou já se compra a tela desta forma???? Se for original de fábrica, onde consigo comprar telas virgens desta forma???? Se eu tiver que colocar os pinos depois da tela pintada, quem faz este serviço???? Moro em Fortaleza – CE
    Obrigada,
    Waleska Correia

  • 44. marcelo  |  22 de fevereiro de 2014 às 20:01

    Cara muito legal essas dicas mas eu continuo com dúvida, eu posso cobrir com massa corrida minha tela e ter boa garantia que nunca vai se perder a pintura??

  • 45. Cristina Bottallo  |  27 de fevereiro de 2014 às 9:50

    Se usa a pasta para modelagem e gesso acrílico apenas, sim, Marcelo. Mas não use tinta látex, cola ou massa corrida, ok?

  • 46. Cristina Bottallo  |  27 de fevereiro de 2014 às 11:26

    Oi, Waleska, acho que você encontra dos dois tipos, já montadas ou para colcoar dwpois…Sei que aqui em São Paulo na Casa Elias tem. Mas aí em Fortaleza eu não conheço…

  • 47. Cristina Bottallo  |  27 de fevereiro de 2014 às 11:28

    Waleska, a pasta para modelagem é bem grossa mesmo, e pode ser misturada com areia, serragem, e até borra de café, pelo jeito…
    Na verdade a técnica que você pergunta é Pátina, uma pintura em que a tinta é aplicada e depois retirada, com lixa, trapo ou outros materiais. O Gel para matizar é usado para dar transparência às tintas.

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