Pintando porcelanas, vidros e cerâmicas com a linha Decorfix 150

1. Antes da pintura:
– Limpe muito bem as peças que serão pintadas lavando-as com água e detergente, enxugando bem e limpando em seguida com álcool. Retire todos os resíduos de gordura, inclusive das mãos
– O uso de vinagre entre a lavagem com água e sabão e a aplicação do álcool para desengordurar é indicada para deixar a superfície levemente mais porosa e, dessa forma, mais fácil de receber a tinta.
– Misture muito bem as tintas dessa linha antes de utilizá-las. Utilize um palito e remova todo o pigmento que fica depositado no fundo do frasco. Esse “fenômeno” chama-se sedimentação e corresponde ao depósito do pigmento (que é mais pesado) no fundo do frasco. Ele é mais comum em tintas líquidas e com pigmento branco – quanto mais líquida a tinta e dependendo da quantidade de branco, mais se observa esse efeito. Isso não significa que a tinta não esteja boa para uso, ela apenas precisa ser bem misturada. Observação: não basta agitar o frasco, é necessário remover o pigmento do fundo com o palito.

2. Durante o trabalho:
– Prefira utilizar pincéis de pêlos macios, próprios para pintura de vidros e porcelanas.
– Como as superfícies mais utilizadas com essa linha são lisas e não aderentes, é comum que fiquem marcas das pinceladas. Evite movimentar demais os pincéis e procure fazer aplicações mais precisas, com poucas pinceladas.
– Utilize um cotonete levemente umedecido ou um borracha de pintura para retirar possíveis excessos e borrões da pintura enquanto as tintas ainda estão úmidas.
– Para fazer sobreposições, traços, e contornos, aguarde secagem completa da tinta que foi aplicada inicialmente antes de aplicar a seguinte. Quanto mais tempo secar, fica muito mais fácil trabalhar.
– Essa tinta não deve ser utilizada sobre a camada anterior não completa seca. Ou trabalha-se em seqüência, com as sobreposições de cores ou se aguarda a secagem completa para aplicar uma segunda demão.

3. Queima das peças:
– Aguarde secagem completa das tintas dessa linha ao ar por 24 horas antes de levar as peças para a queima.
– Coloque as peças pintadas e secas (por 24 horas) no forno doméstico e ligue-o na temperatura de 150 graus. Aguarde cerca de 10 minutos até que o forno atinja essa temperatura e feche a porta. Conte mais 35 minutos a partir desse momento e desligue o forno.
– Deixe que as peças esfriem dentro do forno fechado antes de retirá-las.

4. Limpeza e conservação das peças:
– As peças pintadas com a linha Decorfix 150 pode ser lavadas após a queima, tanto manualmente como em máquina de lavar louça.
– No caso de louças que serão utilizadas para fins domésticos, evite pintar nas áreas em que o alimento será colocado, como no centro dos pratos e na parte interna de canecas, vasos, xícaras, copos etc.

11 comentários sobre “Pintando porcelanas, vidros e cerâmicas com a linha Decorfix 150

  1. oi Cristina, só mais uma pergunta: o vidro, depois de todo o procedimento de limpeza, posso passar a tinta direto ou é necessário algum preparo antes. Esqueci de te falar, as pedrinhas que vou colocar são aquelas usadas para bijouterias (não sei o nome do material), existe algum problema? Obrigada. Beijos.

  2. ola boa noite, estou agora a começar a descobrir o artesanato. O seu trabalho e maravilhoso e o seu passo a passo ajuda muito quem quer iniciar. Gostava de fazer uma caneca com a foto dos meus filhos mas numa das suas tecnicas em que usava decorfix150 disse que so se podia usar guardanapo,ajude-me por favor. Beijo e fique bem

    1. Oi, Gloria, como vai? Bem-vinda ao meu blog e obrigada pelos elogios ao meu trabalho e site. Bem, para fazer decoupage em porcelana, você deve usar apenas guardanapos mesmo. O que pode ser feito é uma impressão em guardanapos para depois aplicá-los na porcelana. Vou pesquisar mais e colocar alguma sugestão de técnica aqui.
      Beijos!

  3. Olá Cristina! Esta técnica é realmente maravilhosa. Estou com um probleminha, meu forno o mínimo dele é de 180, não tenho forno elétrico, só o micro-ondas e a gás. Gostaria de saber se posso fazer a 180 e diminuir o tempo de 35 min., será que tem algum problema? Desde já muito obrigada e espero sua resposta. Beijos!

    1. Alba, não recomendo diminuir o tempo. faça um teste com uma peça simples usando a temperatura mínima do seu fogão, coloque as peças mais altas, mais longe do fogo. Se der certo, ok. Se não, da próxima vez deixe a porta do forno aberta colocando uma caixa de fósforo ou coisa parecida para evitar que a porta do forno fique fechada. Deve dar certo. Bom trabalho para vc!

  4. ola boa tarde muito obrigada por me ter respondido, sera que posso fazer as fotocopias em papel de seda para depois fazer a decoupage em ceramica. beijo

    1. Oi, Gloria… O papel correto para fazer a decoupage é guardanapo, por isso não adiantaria fazer a fotocópia em papel de seda. Eu já vi na internet um vídeo ensinando a fazer cópias em guardanapos. Dê uma procurada, talvez dê certo. Bom trabalho!

  5. cristiana eu amei os seus trabalhos e gotaria de oerguntar se pode pintar vidro com canetinhas criativa marker eu ainda nao sei pintar mais tenho votade de aprender aqui na minha cidade nao te m pprofesso que ensina este artezanato gotaria que vc me respondese. Desde ja agradeço

  6. Oi! Estou super curiosa e ansiosa para pintar peças com a Decorfix 150. Tenho algumas dúvidas e agradeceria se pudesse me esclarecer:
    1 – É possivel fazer a decoupage com guardanapos e combinar com pintura com a Decorfix 150. Será que o guardanapo ou a imagem do guardanapo vai ser danificada quando da queima da peça? Será que se eu passasse uma camada de verniz incolor da linha Decorrfix (nem sei se existe isso rsss) sobre o local da decoupage ele iria proteger o guardanapo e a imagem estampada nele?
    Desde já, muito obrigada.

    1. Sim, Maria Inês, é possível fazer a decoupagem e acabamento com pintura, sim…
      Usando a base incolor da Decorfix 150 como ensino no passo o guardanapo já estará protegido, não precisa aplicar mais nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *