APLICAÇÃO DE RELEVOS E TEXTURAS EM TELA

As técnicas que utilizam texturas e relevos nas pintura feitas com óleos e acrílicos sobre tela são muito apreciadas e, para garantir a qualidade desses trabalhos, é preciso conhecer bem os materiais e suas aplicações. Veja as dicas abaixo:

Gesso Acrílico: é o produto utilizado para preparar os tecidos das telas. Deve ser aplicado com rolo de espuma, para uma aplicação uniforme e sem excessos. Recomenda-se de duas a três demãos, sempre intercalando secagem. Pode-se lixar a superfície após a secagem completa para obter uma textura mais suave. O gesso é formulado com uma série de componentes que garantem uma boa impermeabilização do tecido e, ao mesmo tempo, uma perfeita aderência da tinta na superfície. Além disso, o gesso tem em sua formulação fungicidas que protegem o tecido contra mofo e fungos. Ao substituir o gesso por misturas feitas com tintas PVA e cola branca, corre-se o risco de aplicar um preparado que impermeabilize demais o tecido, vedando sua trama e impedindo a perfeita aderência da tinta. Além disso, tais materiais não são tão resistentes ao tempo e umidade e podem causar alterações na pintura com o passar do tempo. O gesso deve ser aplicado nas telas antes da pintura com óelos ou acrílicos, com ou sem texturas e relevos.

Pasta para Modelagem: a pasta para modelagem é o produto indicado para criar efeitos de textura e relevos em telas, pois trata-se de um produto extremamente resistente e ao mesmo tempo flexível, o que é fundamental para um bom trabalho, uma vez que será aplicado sobre um tecido igualmente flexível.Se aplicarmos nas telas texturas e outros produtos indicados para superfícies rígidas, como massa corrida ou texturas para parede, corre-se o risco de que tais aplicações, apenas com o movimento do tecido no bastidos da tela, causem rachaduras, craquelamentos e até mesmo o desprendimento da aplicação. A pasta para modelagem é o único prooduto indicado para esse trabalho justamente por ser flexível e acompanhar o movimento do tecido. Em sua formulação a pasta também apresenta fungicidas para evitar a formação de fungos e após a secagem completa é extremamente resistente.Veja abaixo com aplicar a pasta corretamente:

– Aplique com espátulas, esponjas ou pincéis, sempre em camadas mais finas sobrepostas (no caso de aplicações mais grossas) ou uma única camada aplicada de uma vez só, desde que não seja gorssa demais.
– Evite aplicar uma camada grossa de um única vez, pois a secagem mais lenta dessa camada pode causar a formação de rachaduras na aplicação. Isso ocorre porque, numa camada grossa, a secagem se dá inicialmente na superfície da pasta. Como a parte interna se mantém úmida por mais tempo, a parte superior seca primeiro e sofre uma retração natural (encolhimento), formando as rachaduras.
– Você pode tingir a pasta com tintas acrílicas se desejar a textura já colorida. Além disso, pode-se misturar outros elementos na pasta para criar efeitos diferentes, como areia, serragem, folhas desidratadas etc.
– Pode-se fixar objetos na tela diretamente sobre a aplicação feita com a pasta, basta colocá-los sobre uma boa camada de pasta ainda úmida. Você pode fixar tecidos, papéis, cordões, pedras, conchas, pedaços de plástico etc.
– As telas com aplicações de pasta ficam muito mais pesadas, por isso utilize uma tela ou painel de boa qualidade, com a estrutura reforçada ao fazer tais aplicações.
– A pasta apresenta acabamento fosco e, para obter um efeito mais intenso da pintura diretamente sobre as aplicações, aplique uma demão de tinta acrílica branca para telas sobre a pasta seca.
– A secagem da pasta varia de acordo com as condições climáticas e a espessuar das camadas aplicadas. Em geral, recomenda-se de dois a três dias para secagem.
– Caso você vá desenhar sobre a pasta, formando grafismos ou efeitos similares, trabalhe imediatamente após a aplicação da pasta, uma vez que a secagem inicia-se assim que a pasta entra em contato com o ar. Mantenha o pote de pasta bem tampado para que não seque.


11 comentários sobre “APLICAÇÃO DE RELEVOS E TEXTURAS EM TELA

  1. olá cristina,gostaria muito de pintar uma tela com tulipas,mas gostari q fosse com massa,não tenho muita ideia pq faz pouco tempo q pinto.Como vc é uma exelente professora gostaria muito de uma dica.
    obrigada se for atendida,bjs

  2. Boa noite,voce acha possivel pintar uma tela a oleo com paisagem e utilizar a massa para fazer os troncos de arvores em auto-relevo,gostaria de sua opiniao,obrigada.

    1. Oi, Edileuza, o que vc deve fazer é primeiro aplicar o relevo, que é feito com pasta para modelagem ou gesso acrílico e depois pintar com óleo ou acrílicos, mas nunca aplicar o acrílico sobre o óleo.

    1. Olá, Arlete… Vc deve usar a pasta para modelagem aplicada na tela e colocar as conchas sobre a pasta ainda úmida, para que ficquem presas na pasta e na tela. Bom trabalho!

  3. oi cristina. Gostaria de saber se o gesso ou a pasta podem ser usados com garrafas de vidro, como nakela técnica sua com referência na pré história, q está no passo a passo do seu site.
    Obrigada e tdo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *