Cartão com Flores Prensadas e Colagem de Papel Artesanal

Oi, pessoal, bom dia!

Hoje estarei na Rede Vida, no programa Vida Melhor, a partir das 12h30, apresentando uma técnica de secagem de flores com prensa, não percam!
A Rede Vida está em Canal Aberto em todo Brasil e também em várias operadoras de Tv a cabo, vejam mais informações no www.redevida.com.br

O passo-a passo da aula de hoje e mais sugestões com essa técnica seguem abaixo. E se você gostou dessa técnica, veja os produtos que ofereço na LOJA do meu site.


Cartão com Flores e Colagem de Papel Artesanal


Cartão com envelope

No modelo acima eu trabalhei com colagem de retalhos de papéis artesanais em cores variadas, formando desenhos de corações e formas geométricas variadas, e finalizei colando pequenas florzinhas e folhas naturais secas e prensadas, espalhadas sobre as colagens.

Utilize cola branca para encadernação, que não mancha, para colar os papéis e Cola Gel para Decoupage para passar cola no verso das florzinhas e colá-las sobre os papéis. Proteja as colagens com verniz spray fosco.

Passo a Passo Básico de Cartões com Flores Prensadas

Materiais:
– Prensa para secagem de flores
– Flores e folhagens naturais (ou já prensadas)
– Papel mata-borrão
– Jornal velho
– Papel-toalha
– Cartão de visita com envelope em papel reciclado
– Cola Gel para decoupage
– Tinta acrílica decorativa na cor dark chocolate
– Pincel linner n.0
– Tesoura
– Pinça
– Paninho macio
Modo de Fazer:
Prepare as flores e folhas na prensa seguindo as instruções:
– Colha as flores e folhas e com uma tesoura vá soltando-as uma a uma.
– Coloque-as para secar na prensa começando por uma camada de jornal, colocando uma folha de papel toalha por cima e depois uma folha de papel mata-borrão.
– Coloque as plantas sobre o mata-borrão e repita as camadas de papel toalha e jornal. Vá montando as diversas camadas, uma com cada tipo de planta, sempre colocando-as entre as folhas de mata-borrão e fazendo um “sanduiche” com papel toalha e jornal.
– Assim que terminar de montar as camadas, monte a prensa apertando bem os parafusos.
– Deixe secar por 3 semanas, trocando a cada semana as folhas de jornal e papel toalha. Não troque as folhas de papel mata-borrão.
– Retire as plantas da prensa e guarde-as em envelopes de papel.

Colagem das Flores nos cartões:
– Com uma pinça pegue as folhas e flores e disponha no cartão, montando o arranjo como desejar.
– Passe cola gel no verso de cada plantinha com um pincel linner e fixe-as bem.
– Utilize um tecido macio para retirar o excesso de cola. Deixe secar por meia hora.
– Com o pincel linner e a tinta dark chocolate diluída em água faça detalhes como filetes, galhinhos e arabescos. Deixe secar por uns minutos.


12 comentários sobre “Cartão com Flores Prensadas e Colagem de Papel Artesanal

  1. Cristina, vi sua aula no programa, pena que teve gosto de pouco, normalmente é tão boa que passa rápido demais, sem contar que hoje vc arrasou, estava muito linda! Parabéns!!!!
    bjs

    1. Oi, Jacqueline, que bom que você assistiu! De fato a aula de hoje foi mais curta, acho que estavam com o programa atrasado, por isso cortaram o tempo. Eu ia ensinar como fazer o cartão com os papéis artesanais também, pena que não deu.
      De todo modo, valeu!
      Beijos!

    1. Oi, Marcita, é mesmo, você já tinha me falado desse trabalho, eu não identifiquei o nome. Mas há trabalhos como esse, mola panamenha, no México, sim, talvez não tão elaboradas, mas eu vi vários, é lindo!
      Obrigada de novo pela indicação.

  2. Oi Cris,

    Assisti a aula.Pena que foi curta.Só deu agua na boca,rsrsrs.

    O cartão ficou lindissimo.Peguei as medidas da prensa que você passou vou pedir para o marceneiro cortar para mim,quero fazer também…é muito delicado.

    Você estava muito bonita.O look estava caprichado,hehehe.

    Beijos e tudo de bom!

    1. Verdade, Janaína, a aula foi curtinha mesmo, o pessoal da TV até se desculpou. Vou ter que voltar outro dia para fazer o cartão…
      Faça a prensa, sim, é muito gostoso trabalhar com essa técnica. E obrigada pelos elogios, acho que hoje estava bacana mesmo, mais natural. Beijos!

  3. Oi Cristina,
    Como é lindo o seu trabalho. Amo flores. Já estou secando algumas. Valeu as explicações.Vou comprar os materiais e assim que eu fizer um trabalho, vou te enviar. Tenho um jardim em minha casa. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *