SCRAPBOOK – BÁSICO – TÉCNICA 07

7 de janeiro de 2010

Oi, amigos…

Aproveito que ainda estou em ritmo de férias e com bastante tempo para atender a um pedido de uma visitante do blog que pediu umas dicas sobre scrapbook…Então minha sugestão para hoje é:


Página de scrapbook “Viva e deixe viver…”

De um modo geral Scrapbook ou Scrapbooking é a arte de decorar álbuns fotográficos. Atualmente essa técnica tornou-se um hobby muito popular, realizado por inúmeras pessoas do mundo todo, e também é um segmento do artesanato. Com a téncica do scrapbook também se faz uma infinidade de trabalhos em papel, como: convites para diversas ocasiões, agendas, marcadores de livro, lembrancinhas, embalagens para presentes, cartões e muito mais…

Conhecido também como “Álbum de Memórias”, tem origem nas palavras inglesas scrap – retalhos book – livro, portanto sua tradução literal é “livro de retalhos”. Nos álbuns realizados com essa técnica criamos páginas em que as fotos são os “personagens” principais e também são utilizados outros elementos para complementar o tema, como enfeites, lembranças e textos, que servem tanto para documentar o evento como para criar um efeito visual mais interessante.

O modelo acima é um exemplo simples de como montar uma página.

– Comece escolhendo as fotos e defindo seus tamanhos. Hoje em dia é possível fazer ampliações, reduções, cortes e inúmeras alterações em fotos digitais. E caso a foto que você tenha seja de papel tradicional, basta escaneá-la e trabalhar em seu micro com o programa de sua preferência.

– Se você não tem prática nem equipamento para alterar suas fotos em casa, basta levra as fotos desejadas em uma loja especializada, existem inúmeras em todos os locais atualmente…

– Escolhidas as fotos, defina o papel de base da página. A escolha pode ser por cor, estampa, textura… Nesse modelo eu optei por uam estampa neutra nos tons do vestido da Aninha.

– Agora escolha os detalhes que irão cômpor a página. Em geral eles têm alguma relação com o papel base, seja nas cores ou estampas. Eu escolhi trabalhar com serigrafias de flores em 3D que faço, e utilizei três modelos diferentes em tons de azul e lilás. E, por fim, utilizei também retalhos de papel listrado, também feitos em serigrafia e nos mesmos tons para completar.

– Posicione todos os elementos da página antes começar a fixá-los, assim você poderá experimentar a melhor composição. Só então foxe os elementos, sempre começando pelos que virão por baixo dos detalhes que ficarão em primeiro plano.

– Para escrever os nomes, títulos, textos e legendas utilize programas simples de computador e uma impressora caseira, ou então vá até um local que o faça. Escolha os tipos de letra, cores das impressões, tipos de papel… As possibilidades são inúmeras. Normalmente esse stextos e palavras são os últimos elemntos a serem fixados em uma página de scrapbook. Pronto. Sua página está pronta!

Não é preciso fazer um curso para aprender scrapbook, qualquer um pode criar suas páginas, mas existem alguns procedimentos muito utilizados e materiais específicos, por isso conhecê-los poderá ajudar bastante. A maioria dos termos e nomes dos materiais e ferramentas da técnica são em inglês, influência dos Estados Unidos, país em que essa técnica é muito popular e que produz grande parte dos materiais e livros sobre o tema.

Segue abaixo um resumo bem básico sobre a técnica e ao longo dos meus posts irei publicar mais dicas e um glossário de termos de scrapbook. Os primeiros termos do glossário serão os começados com a letra “A” (seguem abaixo).

– As páginas de um álbum tradicional de scrapbook medem 30,5×30,5 cm. E essas páginas ficam em plásticos com furos, que serão colocadas nos álbuns em geral em formato de fichários.

– Um álbum pode ter quantas um número variável de páginas, e elas poderão ou não ser relacionadas ao mesmo tema.

– É costume dar um título às páginas, um nome, frase ou texto que define do que se trata a página.

– É recomendável que se utilize materiais de boa qualidade e produtos (principalmente as colas e adesivos) livres de ácido, para que estes não danifiquem as fotografias com o passar do tempo.

GLOSSÁRIO

Accent – É qualquer enfeite que colocamos nas páginas de scrapbooking. Pode ser feito de papel, botões, miçangas ou qualquer outro material.

Acidez – Extremamente ruim para as fotografias, por isso procure sempre utilizar material sem acidez (acid-free) com as fotos. Se não for possível utilizar todo o material sem acidez, procure fazer com que o material com acidez não esteja em contato direto com as fotos. Em geral, se o produto usado não indica se é sem acidez, provavelmente é porque ele possui.

Acid Free – Termo usado quando um produto contém nivel de pH acima de 7.0. Um produto acid free é livre de acidez e seguro para ser usado em scrapbooking.

Acid Migration – É a tranferência da acidez de um item para outro através do contato de um produto livre de acidez com um produto ácido.

Acrilic Paint – Tinta acrilica que pode ser utilizada para pintar papéis, metais e outros enfeites que compõem uma página de scrapbooking.

Adhesives – Cola.

Aging – Técnica que consiste em fazer com que alguma coisa pareça velha, amarelada e antiga.

Álbum 3-Ring-Binder – Álbum do tipo fichário que possui três anéis, onde se pode prender folhas de plástico protetoras para organizar as páginas de scrapbooking.

Álbum ABC – Álbum em que se procura desenvolver o tema principal com palavras ou adjetivos começando com todas as letras do alfabeto. Por exemplo, para fazer um álbum da filha, a mãe poderá explorar cada página com palavras tais quais: A – amiga, B – bonita, C – criança e assim por diante.

Álbum Cronológico – O álbum cronológico é organizado de acordo com o tempo (ordem, período) em que as fotos foram tiradas. Assim, as fotos mais antigas aparecem antes das mais recentes.

Álbum Decorado – Também conhecido como “Álbum de Memórias”, tem origem na palavra inglesa “Scrapbook”, cuja tradução ao pé da letra significa “livro de retalhos”. Neste álbum, além de fotos, procuramos complementar o tema com enfeites, lembranças e textos para documentar o evento.

Álbum Espiral - Álbum encadernado com arame espiralado geralmente sem plástico e número de páginas pré-definidos. Esse tipo de álbum é geralmente utilizado quando se deseja fazer páginas sobre um tema único.

Álbum Magnético – Esses álbuns não são realmente magnéticos. Eles possuem uma camada adesiva na página aonde se fixa as fotos, e o protetor de página (de plástico) é usado para cobrir as fotos, expondo-as a restos de adesivo do protetor. Alguns desses álbuns possuem acidez. Outros se dizem seguro para as fotos (photo-safe). De qualquer forma, é bom evitá-los nem que seja por causa da fina camada de adesivo que ficará sobre as fotos.

Álbum Temático – Álbum feito sobre um único tema. Os álbuns temáticos mais comuns geralmente são sobre aniversário, amor, Natal, bebê etc…

Archival Mist – Produto utilizado para tornar o papel livre de acidez.

Archival Quality – Termo sugerido quando queremos dizer que uma substância ou produto é quimicamente estável, durável e permanente. Na prática, significa que a qualidade do produto é adequada para o arquivamento e a preservação.

Artist Trading Cards (ATC) – São pequenos cartões (medindo aproximadamente 6.5 x 9cm) feitos com o propósito de serem trocados com outras pessoas. Estes cartões também podem ser usados como enfeites de páginas, altered books etc.

Nas próximas edições publicarei o restante do Glossário.
Aproveitem as dicas e comecem suas páginas de scrapbooking hoje mesmo!
Um abraço a todos,
Cristina

Filed under: Scrapbook,Técnica do dia

Tags:, ,

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório), (Hidden)

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

TrackBack URL  |  Feed RSS para comentários sobre este post.


Lista de Links

UM POST POR DIA

Durante todo ano de 2010 eu postei aqui no blog uma nova técnica por dia, com fotos, passo a passo, algumas com vídeos... Todos esses 365 trabalhos estão aqui, e você pode vê-los buscando no calendário abaixo (use as setas para recuar ou avançar nos meses) ou veja todas as técnicas já publicadas no link "Todas as Técnicas" acima. Aproveitem e naveguem por aí... Abraços e obrigada pela visita, Cristina Bottallo
dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

LOJA DE CRISTINA BOTTALLO

PROJETO PASSO A PASSO

Arquivos

Tags

Anunciantes