Bloquinhos com Flores Prensadas

O passo-a passo da aula de hoje e mais sugestões com essa técnica seguem abaixo. E se você gostou dessa técnica, veja os produtos que ofereço na LOJA do meu site.


Bloquinho decorado com flores prensadas

No modelo acima eu trabalhei com colagem de retalhos de papéis artesanais em cores variadas, formando desenhos de corações e formas geométricas variadas, e finalizei colando pequenas florzinhas e folhas naturais secas e prensadas, espalhadas sobre as colagens.

Utilize cola branca para encadernação, que não mancha, para colar os papéis e Cola Gel para Decoupage para passar cola no verso das florzinhas e colá-las sobre os papéis. Proteja as colagens com verniz spray fosco.

Passo a Passo Básico de Flores Prensadas

Materiais:
– Prensa para secagem de flores
– Flores e folhagens naturais (ou já prensadas)
– Papel mata-borrão
– Jornal velho
– Papel-toalha
– Cartão de visita com envelope em papel reciclado
– Cola Gel para decoupage
– Tinta acrílica decorativa na cor dark chocolate
– Pincel linner n.0
– Tesoura
– Pinça
– Paninho macio
Modo de Fazer:
Prepare as flores e folhas na prensa seguindo as instruções:
– Colha as flores e folhas e com uma tesoura vá soltando-as uma a uma.
– Coloque-as para secar na prensa começando por uma camada de jornal, colocando uma folha de papel toalha por cima e depois uma folha de papel mata-borrão.
– Coloque as plantas sobre o mata-borrão e repita as camadas de papel toalha e jornal. Vá montando as diversas camadas, uma com cada tipo de planta, sempre colocando-as entre as folhas de mata-borrão e fazendo um “sanduiche” com papel toalha e jornal.
– Assim que terminar de montar as camadas, monte a prensa apertando bem os parafusos.
– Deixe secar por 3 semanas, trocando a cada semana as folhas de jornal e papel toalha. Não troque as folhas de papel mata-borrão.
– Retire as plantas da prensa e guarde-as em envelopes de papel.

Colagem das Flores nos cartões:
– Com uma pinça pegue as folhas e flores e disponha no cartão, montando o arranjo como desejar.
– Passe cola gel no verso de cada plantinha com um pincel linner e fixe-as bem.
– Utilize um tecido macio para retirar o excesso de cola. Deixe secar por meia hora.
– Com o pincel linner e a tinta dark chocolate diluída em água faça detalhes como filetes, galhinhos e arabescos. Deixe secar por uns minutos.


7 comentários sobre “Bloquinhos com Flores Prensadas

  1. Esse trabalho com flores prensadas são lindos! Comprei um kit completo de secagem de flores na sua loja e achei muito legal e prático. Só faltou vir as flores secas para o primeiro trabalho. Fica minha sugestão para acrescentar ao kit completo. Vou lhe explicar: É que a gente fica tão ansiosa para fazer o trabalho com o material que chega e ainda tem que esperar mais 15 dias para secagem das flores… Penso que seria interessante. O que você acha? Bjos.

    1. Ah, Marlêde, adorei sua sugestão! Vou colocar em prática logo… Aliás, semana que vem darei um workshop dessa técnica aqui em Sp, no SESC Itaquera, e já estou preparando uns kits completos para a aula, e com as flores prensadas. Vou montra uns a mais para colocar na minha LOJA. Obrigada pelo conselho. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *