PINTURA EM SEDA COM CONTORNO EM GUTA PRETA

Olá, pessoal, bom dia!

Hoje eu trouxe uma técnica bem legal, com um tipo de tinta que adoro, a tinta para seda, ou aquarela para seda:


Blusa e Canga decoradas com aquarelas para tecido e guta preta

Essas peças fazem parte da revista “Técnicas de PIntura em Seda n.1” que fiz para a empresa Acrilex, há bastante tempo atrás…


“Técnicas de PIntura em Seda n.1”

Na época eu já vendia alguns produtos a distância, mas como ainda não era comum a venda pela internet, tudo era feito através de catálogos e envio por reembolso postal. Uma trabalheira danada! Ainda bem que as coisas ficaram bem mais fáceis agora…

Como eu tinha uma pequena quantidade dessas revistas em estoque ainda e nenhuma outra revista com esse tipo de trabalho, resolvi colocá-las a venda na minha loja (veja link ao lado), mas a quantidade é bem limitada mesmo, por isso não sei quanto tempo irá durar.

Essa publicação apresenta 5 passos completos de pintura em seda e tecidos finos com tintas aquarela para tecidos, além de trazer dicas e informações sobre os materiais utilizados.

Foi um dos trabalhos que mais gostei de fazer… e na época também tínhamos o passo em vídeo (nem havia DVD ainda). E embora eu tenha feito esse trabalho há mais de 10 anos atrás, as técnicas continuam atuais e as peças são bem bacanas. Vou mostrar as outras aqui também.

Para fazer as peças acima, primeiro pintei os motivos a mão livre, depois pintei o fundo de cada tecido e por fim contornei com a guta preta, definido os desenhos. Fácil e muito bonito, ideal para as cidades litorâneas de nosso país… Espero que vocês gostem!

E até amanhã!


17 comentários sobre “PINTURA EM SEDA COM CONTORNO EM GUTA PRETA

  1. Oi, Cris!!
    muito interessante essa técnica…lindas as suas peças.
    Passei aqui, para te desejar uma Feliz Páscoa em família.
    Até segunda, se Deus quiser!
    bjs
    Mary

  2. Não podia deixar de comentar esta técnica que é tao interessante e bonita. Tenho uma coleção de revistas que foi lançada no ano de 1999 pela ed.NETT S.A.(Pintura em Seda Internacional) com 9 números com publicação mensal e é como você falou. As técnicas continuam atuais. Com certeza a sua revista vai ser de grande valia prá quem quer praticar um pouquinho mais desta incrível arte milenária. Parabéns pelo trabalho e Boa Páscoa para você e toda sua família.

    1. Ah, que legal, Marlêde. Realmente as técnicas de pintura em seda e tecidos finos não “passam” nem ficam fora de moda nunca, são sempre atuais. Por isso essas coleções valem tanto. As técnicas dessa revista são básicas, mas muito práticas e versáteis. Obrigada pelo carinho e uma excelente Páscoa para você! Bjs.

  3. Adoro pintura em seda, comecei pintando seda e fazendo curso em SP, álias é a técnica que mais gosto!
    Gostei muito das pinturas, mesmo que as técnicas sejam básicas são muito lindas e como você mesmo disse não cai de moda.
    bjs

    1. Que legal, Jacque, com quem vc fez esse primeiro curso em SP, vc se lembra? Eu adoro… fiquei muito tempo sem fazer nada, quero retomar…

  4. Cristina, fui algumas vezes em SP, muitas vezes ficava a semana inteira fazendo curso, fiz curso com Susana Uribarri, com Mariza Tanaka e Denise Meneghello e também fiz curso com Tereza Frezza em tecido (lonita e percal). Gostaria de continuar mas foi ficando tão caro… e para compensar tinha que fazer individual e intensivo, mais passagem, hotel… ficou difícil!!! Espero poder fazer alguns cursos com você, é só ter dinheiro disponível.
    bjs

    1. Ah, que legal, Jacqueline, eu já fiz um curso com a Susana uma vez, e conheço bem a Denise, ela é ótima! Vc mora em que cidade mesmo?

  5. Cristina já morei em tantos lugares, sou capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, mas já morei no Rio, Curitiba, Vitória, vila velha, e estou agora em Marataízes, voltei a um ano atrás pois já morei aqui bastante tempo e talvez não fique muito tempo aqui, se tudo correr bem devo passar um tempo na itália (meu filho deve jogar na categoria de base e preciso ir com ele). Apesar de ter feito 3 anos e meio de engenharia elétrica e ter estagiado por 3 anos não terminei, descobri depois de estudar muito que não gostava e aí fiz modelagem de alta costura no Rio, cheguei a passar no vestibular de moda mas não fiz pois me mudei. Sou apaixonada por artesanato, mas sou insegura e aí não consigo dar continuidade. Gosto de todas as professoras que tive aula em SP mas a Susana e a Denise são maravilhosas, dois estilos completamente diferentes.
    bjs
    bjs

    1. OI, Jacqueline, nossa, que vida mais agitada! Gostei! Quando vc for à Itália poderá aprender e ver muita coisa bacana por lá… e levar muita coisa legal também, nós temos um tipo de traço, de colorido, que são particulares, as pessoas de fora adoram. Viajar nos dá essa visão ampla das coisas, e isso é muito bom…
      Ah, amanhã vou jantar na casa da Denise, vou comentar com ela sobre vc. Beijos!

  6. Cristina, essa conversa me deu saudade da pintura em seda e do batik. Diga a Denise que mandei um beijo e para lembrar de mim fiz três dias de aula com ela (individual) em 2006 e fui no Rio num curso dela em 2008 em Ipanema, inclusive fiquei muito feliz pois disse que se lembrava de mim e que tinha muito talento, que não parasse de pintar, mas aqui tudo é complicado, não se acha nada, tudo tem que vim de SP. E na verdade gosto de trabalhar com a seda pura, acho que não sei pintar seda mista pois o resultado não é o mesmo, apesar de achar bonito também.
    bjs

    1. Que pena, Jacque, porque esse é um trabalho incrível, mas entendo as dificuldades… de todo modo o que você aprendeu sempre estará contigo, qualquer hora dessas sua vida dá uma mudada radical e vc retoma esse trabalho. Vou falar com a Denise hoje e depois te conto. Beijos!

  7. olá, gostei demais desse espaço. Estava procurando na net informações sobre tecnicas de pintura em seda e, honestamente, seu blog foi o que me deu mais informações. Parabens! e obrigada. Pinto tecidos a muito tempo mas nunca tinha me aventurado em tecidos finos, ate encontar uma revista sobre o assunto no meio das minhas coisas. Fiz alguns “rascunhos” acho que tenho futuro… Vc pode me esclarecer uma duvida? A “tinta para tecidos”, (normal) serve para pintar na seda ou preciso adquirir tintas proprias para tecidos finos? Obrigada. (se possivel, pode me responder tambem por e-mail). E mais uma vez parabens, seus trabalhos sao incriveis!!!!

    1. Olá, Sheila, obrigada pelos elogios, e bem-vinda ao meu blog!
      Bem, respondendo à sua pergunta, não, a tinta comum, para tecidos, não serve para pintar sedas, são bem diferentes. Para pintar seda com ótima fixação e cor intensa, a tinta tem que ter uma base líquida e uma boa pigmentação. Se você simplesmente diluir a tinta para tecidos, que é bem pastosa, ela ficara rala, sem fixação e sem cor. Sem contar que as tintas comuns “pesam” nos tecidos finos. Para esse tipo de tecido, a tinta com fixação a quente é melhor, fica mais suave, com toque delicado. Bom trabalho!

  8. Cristina adorei seu blog, gostaria de aprende mais não pelo site e sim em um curso.
    Você tem aulas particular ?
    sabe que pode dar aulas de pintura em Seda .
    Muito obrigada

    1. Oi, Márcia, obrigada!
      Eu não dou aulas pessoalmente, apenas em alguns eventos e ocasiões especiais. Agradeço seu contato,d e todo modo… Um abraço!
      Cristina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *