1 post por dia,  Bauernmalerei

BARROCO ENVELHECIDO – 199

Olá, amigas (os), bom dia…

Hoje eu trouxe para vocês mais uma peça feita com uma das primeiras técnicas que desenvolvi em madeira, e também uma das que eu mais gosto de fazer. É uma variação do Bauernmalerei, adaptada por nossos artistas brasileiros, e muito aplicada em móveis do interior de Minas Gerais, a técnica do Barroco Mineiro:


Caixinha trabalhada

Eu já comentei aqui com vocês em outro post que esse trabalho tem algumas características fáceis de serem identificadas e que a diferem do bauern, essas características são:

– O acabamento, que no barroco é sempre envelhecido, e no bauernmalerei não necessariamente.

– As cores, que no barroco são mais esmaecidas, menos intensas, mas aparecem com uma variedade maior de combinações

– Os motivos, que no barroco são mais simplificados, enquanto que no bauern podem ser bastante elaborados.

Outra característica bem interessante desse estilo é sua aplicação em móveis bem rústicos, de madeira maciça e em peças com muitas imperfeições, o que torna o acabamento envelhecido ainda mais autêntico.

Legal, né? Eu estou preparando uns móveis ascim, com a pintura barroca para colocar na loja do meu ateliê… Aguardem! Ah, e uma das minhas próximas MINIAULAS será de envelhecimento, não deixem de assisitir!

Beijos,
Cristina
www.cristinabottallo.com.br


7 Comments

  • eni silva

    ola cris
    como eu tinha falado pra você, que ia mandar por email uma peça minha eu fiz mas ainda me confundo com as cores,mas saiu alguma coisa……….falando em barroco,bauernmalerei entre outras e outras sempre amei.esse trabalho e essa caixa ficou maravilhosa …amei muito…………..linda…..bjks

  • Juliana Valença

    Cris tudo bem? Amei a sua Miniaula.Nossa eu achava esse tipo de pintura super difícil, mais vendo você fazer me deu um super ânimo.
    Bjocas e tudo de bom.

    • Cristina Bottallo

      Oi, Juliana, que legal, fico feliz em saber que colaborei para fazer você conhecer melhor esse tipo de pintura, não é difícil mesmo, é só seguir as oreintações e praticar muito… E quanto às MINIAULAS, ainda pretendo colocar muitas novidades nessa página, fique de olho…
      Beijos!

    • Cristina Bottallo

      Oi, Juliana, é como eu sempre digo, essa técnica é fácil, precisa de muito treino apenas. E as dicas são sempre valiosas… beijos!

  • Flames

    Cris,
    Tá linda a caixa! Gosto do aspecto envelhecido que a técnica proporciona e da semelhança com o bauern! Não sei como você consegue ter tantas novidades!! Haja criatividade!!! Se é como dizem, que a Arte vem de Deus, entao, você tá bem abençoada!! rsrs
    Bjo.

    • Cristina Bottallo

      Eu também adoro esse acbamento, Flames, como falei, quero fazer umas peças grandes para minha futura loja… E quanto às novidades, confesso, meu bando de peças está esgotando, e embora eu esteja fazendo novas peças, vou ter que me apertar essa semana, se não vai faltar peças para meus posts…
      Beijão! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *