Pintura da parte de trás da bandeja

Oi, pessoal!

Na quinta-feira passada eu postei aqui a minha bandeja com a árvore, e em um dos comentários a Dirce disse que não entendeu como eu fiz a parte de trás, então aí vai uma explicação mais detalhada:


Parte de trás da bandeja

Essa é a parte de trás da bandeja, que eu fiz com círculos em tons de azul, amarelo e laranja.
Como falei no post anterior, a bandeja em MDF foi pintada com tintas acrílicas para telas, que é bem diferente da tinta acrílica decorativa. É uma tinta mais pastosa, consistente, com acabamento semi-brilho.

A primeira coisa que fiz foi pintar todo fundo de preto, com a tinta acrílica para telas e um rolinho de espuma. Depois fiz os círculos com um lápis branco para marcar a posição de cada um deles. A parte de trás da bandeja foi pintada de maneira um pouco diferente que a árvore mesmo, por isso a dúvida da Dirce faz sentido (vejam a foto da árvore mais abaixo). A diferença é que eu usei a sobreposição de cores. Vejam a foto em detalhes abaixo:


Detalhe da pintura

Vejam como há uma certa variação de cores na pintura acima. Isso porque primeiro pintei os círculos de amarelo e depois cobri com um verde. Como cada demão não cobre completamente a seguinte, é possível enxergar as diferentes camadas de tinta.

Preparei uma mistura com amarelo escuro e um pouco de branco (o branco ajuda a cor a ficar mais luminosa no fundo escuro, e é útil, sobretudo, em cores mais transparentes, como amarelos, vermelhos e violetas). Apliquei essa mistura nos círculos e deixei secar bem. Enquanto essa camada secava, pintei o entorno, o fundo, com a cor laranja. Depois voltei aos círculos, pintando-os com o verde inglês claro, sobre o fundo amarelo mas sem cobrir completamente.

Depois cobri o fundo pintado de laranja com um tom de azul preparado com as cores azul turquesa e branco. Observem também que eu deixo um espaço em preto, sem pintar, entre os círculos e o fundo. Isso dá uma certa leveza ao trabalho, faz com que ele “respire”.

Aí é só contornar com a tinta relevo branca e deixar secar bem por 24 horas, sem tocar.
Espero que a explicação ajude. Se vocês tiverem mais dúvidas, escrevam!

Beijos e boa noite!


Bandeja, parte da frente


6 comentários sobre “Pintura da parte de trás da bandeja

  1. Ficou bem claro, agora! Jamais teria descoberto sozinha!
    Esses são os detalhes q fazem toda a diferença!
    E deixam sua arte tão especial…
    Obrigada, querida!
    Bjins

    1. Ah, Dirce, obrigada… Na verdade estava faltando uma boa explicação mesmo, foi bom que vc me chamou a atenção para isso. Agora ficou legal! Obrigada pelo toque e pelo carinho, um ótimo domingo para vc e muitos beijos…

  2. Está vendo porque é tão bom vir aqui todos os dias? Na hora que li o pap também tive dúvida mas depois olhando melhor achei que tinha entendido mas com a explicação entendi melhor ainda. Você é tudo de bom mesmo!!!! Obrigada!!!
    bjs

    1. Oi, Jacqueline, que bom, fico feliz que você tenha aproveitado o novo texto, de fato estava faltando explicar melhor. Bom que gostou! Bom domingo e até… Beijos.

  3. Oi, gostaria de dizer que acho seu trabalho maravilhoso,fazia tempo que não entrava no seu blog e
    hoje estava vendo na internet sobre curso de boneca de
    pano,então vi você com várias bonecas, achei lindas.
    Já comprei apostilas com vc,gostaria de saber se também
    tem de boneca de pano,quanto é e se posso pedir.
    Quero dizer que te acho uma artesã genial,todos os seus
    trabalhos são lindos,com muito colorido,não a conheço pessoalmente mas te admiro muito.Bjs,Fátima.

    1. Oi, Maria, obrigada pelo carinho e pelos elogios ao meu trabalho, legal! Eu adoro bonecas de pano, tenho uma coleção! Até já fiz algumas, mas costura não é meu forte. Nunca ensinei nem fiz revistas ou apostilas do tema. Quem sabe um dia, né? Beijos e obrigada, de novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *