Segundo dia no Mestres da Obra

Olá, pessoal, boa noite…

Ontem foi meu segundo encontro no projeto Mestres da Obra, minha segunda aula.

Quem está acompanhando aqui no blog já sabe que a proposta que eu levei foi de construirmos uma árvore. Na primeira aula lixamos e pintamos a árvore que eles fizeram com madeira da construção, a partir de um desenho que eu fiz. O desenho foi adaptado para que eles mesmos pudessem fazê-la.

No segundo encontro colocamos a árvore em pé, montando as duas metades com dobradiças, dessa maneira, a árvore, que mede 2 metros de altura, poderá ser transportada e guardada mais facilmente, quando não estiver em exposição.


Árvore em pé


Aqui estávamos colocando as primeiras dobradiças em uma das faces da árvore.


E continuando a montagem…

Para a decoração da árvore, e seguindo o meu estilo de trabalho, vamos utilizar pedaços de madeira de sobras da construção, em formatos e tamanhos diferentes, que serão lixados, pintados e posteriormente cobertos com papéis pintados.

Depois da etapa de montagem da árvore, iniciei a segunda etapa da minha proposta, o trabalho com cores. Para isso pegamos pedaços de papel cartão, tintas acrílicas para telas, esponjas, carimbos, rolinhos de espuma, pincéis e colocamos a mão na massa…


Dando as primeiras explicações da pintura…


Depois das explicações foi a vez dos alunos começarem a pintar…


E o resultado foi esse, mas ainda vamos continuar na próxima aula…

O trabalho foi muito divertido, trabalhar com tintas e pincéis, trabalhar com cores, sempre é bom. E os meninos estão se soltando mais… Acho que nosso trabalho está rendendo frutos já, e tenho certeza que a árvore ficará linda.

Eu gravei uns pequenos vídeos desse encontro e em breve irei postá-los aqui, aguardem
Um ótimo finalzinho de feriado para vocês e até amanhã…


4 comentários sobre “Segundo dia no Mestres da Obra

  1. Olá, Cristina. Meu nome é Iara, sou estudante do 4o semestre do curso de Design na UFPE. Estou fazendo uma pesquisa sobre xilogravura e me deparei com seu blog, achei-o fantástico! Nesse momento estou procurando especificamente impressão em xilogravura a CORES. Será que você pode me dizer como você coloriu aquele trabalho abstrato que você mostra no seu post sobre xilo? Se foi com mais de uma matriz, mascaramento… Muito obrigada!

    1. Olá, Iara, que legal, obrigada pelo contato. Essa gravura em cores que eu fiz foi com uma única matriz, eu fui imprimindo e reduzindo a matriz a cada impressão. Esse método chama-se matriz perdida, uma vez que não é possível recuperá-la a cada etapa. Espero trazer um passo dessa técnica para meu blog em algum momento, continue de olho por aqui, e bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *