Conversando

Projeto Mestres da Obra, árvore finalizada.

Olá, pessoal, boa tarde!

Ando bem sumida, não é mesmo? Sim, eu sei, e lamento a minha ausência, naturalmente… Sinto falta de falar mais com vocês, de escrever, de compartilhar minhas coisas. Uma certeza vocês podem ter, continuo com vários projetos, alguns já conhecidos de vocês, outros novos e bem diferentes, e o que me afastou um pouquinho daqui foi só a absoluta falta de tempo, nunca de vontade.

Mas, por falar em tempo, e para não perdê-lo, vamos ao que interessa. Um dos projetos que eu havia iniciado nesse mês de outubro chegou ao final ontem. Como havia contado a vocês, eu fui convidada pela ONG Mestres da Obra para ministrar um módulo no projeto e dar aulas de arte para uma turma de operários de uma obra aqui de São Paulo.

Eu orientei os alunos, que não tinham nenhuma experiência com arte, a criarem uma árvore com materiais retirados da obra. Apresentei um desenho de árvore como modelo e eles fizeram algumas adaptações, principalmente trocando os “arredondados” do desneho original para formas mais angulosos, de modo que pudessem cortar a árvore com madeira da própria obra e com as ferramentas manuais que eles usam em seu trabalho regular.


Desenho de árvore que mostrei como sugestão aos alunos

A ONG Mestres da Obra monta ateliês no próprio canteiro de obras, e os alunos são voluntários, todos são convidados, participam aqueles que quiserem. A rotatividade dos alunos é bem grande porque muitos vão mudando de trabalho, ou ficam por períodos pequenos em cada obra. E, além dos arte educadores fixos do projeto, eles sempre chamam artistas com diferentes experiências e áreas de atuação para apresentarem esse módulos, como eu fiz. Eu conversei com os criadores do projeto antes de iniciarmos meu módulo, decidimos juntos por fazer uma árvore só, com 2 metros de altura, então eu passei a minha sugestão de desenho acima, eles cortaram a árvore em duas metades, com madeira e ferramentas da própria obra.


Ângela e Dimas, da ONG Mestres da Obra


Galpão-ateliê onde estávamos trabalhando nessa última aula


Visão interna do ateliê

Na primeira aula, com a árvore já cortada em duas metades, eu mostrei alguns dos meus trabalhos que têm como tema as árvores e conversamos sobre o que poderíamos fazer para decorá-la. Decidimos também serrar uma das metades ao meio e prender as partes com dobradiças, para que a árvore pudesse ficar dobrada. Em seguida eles pintaram todas as peças com tinta látex preta.


Árvore pronta sem a decoração

Na segunda aula nós fizemos um exercício com cores, eu mostrei alguns papéis pintados que uso em meus trabalhos (vocês que me acompanham sempre já devem ter visto vários deles aplicados de várias maneiras). E eles pintaram seus próprios papéis.


Papéis pintados pelos alunos… eles são mais contidos que eu com as cores, mas gostaram da experiência…

Na terceira aula eles pegaram várias recortes de madeira, da madeira que sobrou da árvore,e pintaram as laterais com tinta preta. Depois forraram esse apliques com os papéis pintados por eles.


Apliques já forrados

E, por fim, na última aulas eles fixaram os apliques na árvore.


Árvore pronta!


Turma final de alunos

Vários alunos participaram desse projeto, algo ente 15 ou 20. Mas a cada aula estavam apenas uns 5. Infelizmente não consegui anotar o nome de todos, mas vou ver com a equipe se eles podem me passar, porque eles anotam tudo, os nomes, de onde cada umd eles vêm, quanto tempo trabalham na obra, para onde vão depois, essas coisas…

E aí vão mais algumas fotos do nosso trabalho:

É isso aí, mais um projeto concluído. Gostei! Até o próximo, pessoal!


10 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *