FLORAL “FOLK ART” – 201

Olá, amigas (os), bom dia!

Hoje é o dia do meu post n.200! Ja passei da metade da minha proposta de uma nova ideia por dia aqui no blog, e isso é muito bom… Estou gostando bastante da “brincadeira”, e já começo a pensar em o que farei no ano que vem…

A sugestão de hoje é um trabalho bem legal, e para comemorar a data, vou colocar o passo-a-passo aqui. Vamos começar com um motivo mais simples, porque amanhã eu continuarei nessa técnica:


Pintura floral “Folk Art”

O folk art nada mais é que o country americano, uma pintura decorativa estilizada. Imaginem que o folk arte equivale ao bauernmalerei para os americanos, uma pintura popular, acessível a todos… Os motivos e cores são típicos dessa cultura, e naturalmente diferente dos motivos europeus, não apenas no aspecto mas também no modo de fazer.

As pintura do folk art também são feitas principalmente em peças de madeira e com tintas acrílicas de acabamento fosco. Abaixo segue o passo-a-passo da pintura de uma folha:


Fundo da folha

Sobre a peça ja preparada (no modelo acima eu fiz uma pintura esponjada com tons neutros de areia, camurça e salmão), risque o motivo. Comece preenchendo todo fundo da folha com a tinta acrílica branca. Aguarde secagem por alguns minutos.


Sombreado da folha

Em, seguida, peque um tom de verde mais escuro (verde musgo) e com um pincel de filamentos sintéticos chanfrado, sombreie um dos cantos da folha com essa cor. Coloque a cor mais intensa desde o canto superior da folha e puxe a pincelada para dentro, de forma que ela vá “sumindo” até terminar em nada… Para facilitar, trabalhe também com o Gel Médium para matizar no pincel, ele ajuda o pincel a deslizar mais facilmente.


Sombreando do outro lado

Faça o mesmo do outro lado da folha, só que nesse lado sombreie menos.


Pinceladas de contorno

Para definir melhor as folhas, utilize um pincel linner e com a mesma cor de verde mais concentrada, faça as pinceladas laterais com traços interrompidos…


Nervuras

… e depois complete com as nervuras, feitas do mesmo jeito com o mesmo pincel.

Não é complicado, como vocês puderam observar. E amanhã eu continuarei com o passo de uma flor. Depois pretendo gravar uma mini-aula dessa pintura, aguardem…

Até amanha!


6 comentários sobre “FLORAL “FOLK ART” – 201

  1. Oi cris
    Você já sabe que eu acompanho aos seus trabalhos há muito tempo desde o programa da Ana Maria Braga na Record.
    Sempre admirei você pelo seu talento,humildade e sempre que você pode me ajudou nas minhas caravanas sou muito grata a você.
    Agora admiro ainda mais. Você é uma guerreira. Com todos os problemas que anda passando consegue passar pra gente todo este carinho.
    Estou amando este Blog e com video ainda mais.
    Acho a pintura Bauer linda e ainda vou aprender.
    Já adicionei vc no orkut e facebook.Ma confesso que ainda não sei quase nada do facebook.
    Bjssssssssssssssssssss

    1. Oi, Toninha, adorei seu recado, fiquei feliz mesmo… Estou muito feliz com as coisas no meu blog, esse foi meu grande projeto desse ano, e embora de fato minha vida esteja no momento bem complicada, eu não poderia deixar de me dedicar ao trabalho também. Espero ainda fazer muito mais aqui, estou indo aos poucos, mas fico muito feliz em saber que vocês já estão gostando bastante do que já fiz. Obrigada por me acompanhar nesse tempo todo, e prometo que para o ano que vem sua caravana terá mutio mais para visitar na MEGA, se tudo der certo, estarei lá na feira esperando vocês. Um beijão, Toninha!

  2. Oi Cris,

    Gostei! Esse primeiro PAP da pintura d folha está bem legal.eu assisti a mini aula do Bauer e gostei muito.Estou tentada a comprar o material para tentar uma pinceladas.RSRS.Vamos ver.

    Obrigada mais uma vez por compartilhar.

    Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *