PÁTINA EM MÓVEL DE MADEIRA – 20

Olá a todos!

O post de ontem foi bem visitado, acho que preciso fazer mais trabalhos em tecido… E vou fazer, em breve trarei as novidades, ok?
Hoje vou fazer as fotos para a loja do meu site, já estou indo para o estúdio…Não vejo a hora de ver meu site realmente pronto…Ufh!

Bem vamos ao que interessa: o post de hoje…
Você gostaria de reciclar um móvel antigo, que já está meio “judiado” e não combina mais com sua decoração?

Então veja a seguinte sugestão:


Mesa com pátina e estêncil

Se o móvel estiver no acabamento da própria madeira, mesmo que com verniz ou cera, o resultado para essa pátina é melhor. Limpe bem a peça com água e sabão neutro, deixe secar bem e lixe-a começando com uma lixa média, n.180, por exemplo, e depois finalizando com uma mais fina, como a n.220. Retire o pó. Se o verniz ou cera estiver aplicado em camadas muito grossas talvez seja necessário aplicar um produto para retirá-los, um tipo de solvente, que você encontra em lojas de materiais para construção e pintura, conhecido como pintoff.

Com uma trincha larga (pincel chato e largo, de cabo curto e com mais cerdas), aplique uma demão de tinta acrílica decorativa levemente diluída com água. Deixe secar bem e lixe com uma lixa grossa, como a n.150. Ao lixar a peça, deixe a pintura ficar “desgastada”, mostrando o acabamento natural da madeira. Limpe bem retirando todo pó. No aparador acima eu utilizei a tinta acrílica decorativa na cor branco para a estrutura e na cor castanho para as gavetas e pés.


Mesa com pátina e estêncil

Para decorar os tampos do aparador e a frente das gavetas, escolha um estêncil (tipo de molde vazado) e estampe a figura também com tinta acrílica decorativa de acabamento fosco, fazendo a composição que desejar. Aplique cera em pasta incolor em toda peça, que protege a pintura e dá acabamento aveludado. Se desejar, aplique um pouquinho de pasta metálica em cera na cor ouro nos puxadores e detalhes dos pés do aparador mesa para enfeitar ainda mais. Tenho certeza que seu móvel ficará completamente renovado com essa sugestão de pintura!

Em meu site estão outras sugestões de peças pintadas com pátinas e estênceis, não deixem de visitá-lo…

Até amanhã,

Cristina
www.cristinabottallo.com.br


2 comentários sobre “PÁTINA EM MÓVEL DE MADEIRA – 20

  1. Olá, Eni…
    Fico contente em saber que seu trabalho está rendendo. Na próxima quarta, dia 27/01, vou apresentar uma aula na TV Gazeta, se der, assista…
    E sucesso com sua loja!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *