MANDALAS DECORATIVAS EM PRATOS – 203

Oi, gente, bom dia!

Ontem eu trabalhei bastante, além de gravar mais algumas miniaulas (que estamos editando), consegui adiantar várias outras peças aqui para o blog. Que bom, porque o meu estoque de peças e posts já está quase esgotado…

Eu gosto sempre de ter alguns prontos para deixar o trabalho adiantado, mas como tive que desacelerar um pouco o ritmo de trabalho, acabei ficando sem essa margem, mas acho que essa semana e na próxima eu me organizo, é só as coisas continuaren sossegadas…

Bem, vamos á minha sugestão para hoje:


Mandala em prato

As mandalas são desenhos circulares que têm um significado especial em algumas culturas. Por exemplo, no site Wikipédia a definição de mandala é: “mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.”

Muitas pessoas costumam praticar meditação olhando para uma mandala e outras até têm como hobby o hábito de colorir desenhos de mandalas. Essas pessoas também estão praticando um tipo de meditação: ao ficar pintando o desenho, é feito um exercício prático de meditação também.

De todo modo, as mandalas são peças decorativas e inspiradoras, então aqui vai uma sugestão bacana para um peça que já é uma mandala, uma pintura com tintas relevo transparentes. Para quem não conhece essa tinta, ela vem em frascos com bico aplicador, e seu acabamento é semelhante ao do vitral, com brilho e transparência. Existe em várias cores e é uma tinta solúvel em água, sem cheiro e com secagem em 12 horas ao toque e 24 horas para secagem completa.

A peça em que eu trabalhei é um prato de cerâmica branca que já vem com esse desenho em relevo, é um prato decorativo. Preparei o prato com base acrílica para artesanato, duas demãos intercalando secagem. Depois apliquei mais uma demão de tinta acrílica fosca branca, para um acabamento melhor.

Em seguida ifaça a aplicação dos relevos transparentes, começando pelo círculo do centro, com a cor amarelo. Aplique as cores em seqüência, sempre de dentro para fora, e tomando cuidado para não colocar muita tinta, já que esse produto demora mais para secar e se você colocar tinta demais ela pode escorrer.

Posicione o bico do frasco na peça com uma leve inclinação e vá deixando a tinta sair aos poucos, não é necessário apertar demais o frasco. Depois faça a primeira camada de pétalas coma cor vermelho, em seguida a camada seguinte com a cor laranja e volte a aplicar o amarelo, vermelho e laranja em cada camada (veja a foto). Deixe secar em superfície plana por 24 horas sem tocar e a peça já estará pronta (não precisa verniz ou acabamento).

Essas tintas não são resistentes às lavagens, por isso a peça não pode ser usada, é um trabalho apenas decorativo. Se você quiser protegera pintura de poeira e umidade, aguarde mais 24 horas de secagem e passe uma camada fina de cera em pasta incolor no prato, Aguarde 10 minutos e lustre bem com uma flanela limpa, para que a peça não fique “embaçada” pela cera.


Outro modelo

Acho esse trabalho diferente e divertido! Espero que vocês tenham gostado também… E não deixem de visitar meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br

Até amanhã!


10 comentários sobre “MANDALAS DECORATIVAS EM PRATOS – 203

    1. Oi, Jana, que bom que você gostou… As peças de cerâmica que eu uso são compradas na loja O Casarão, que também tem peças de madeira maravilhosas. O endereço é Rua Almeida Torres, 169, no Bairrro da Aclimação, tel. (11) 3209-8477. Outro lugar bacana para comprar peças é a loja Nice Art’s, que fica em Santo André, tel. (11) 4436-9661.

  1. Ola tudo bem bom achei muito lindo seu site ,blog tudo muito colorido parabens msm visitei seu site pra ver combinação de cores e fiquei muito feliz e alegre lindo msm parabens e me ajudou tb ter inspiração bjss fique com DEUS,sucesso

  2. cristina sofri um acidente e lesionei a coluna ,mas sempre gosteide mosaicos artisticos ese possivel voce me dar alguma dica aonde compra pastilha ematerias eu te agradeceria pois penso em começar e fazer pois eu era pedreiro de manutenção ecom a lesão na coluna não poderei
    mais trabalhar nesta area desde ja te agradeço pois conheço algumas tecnicas obrigado e aguardo resposta parabens pelo blog e muito bonito

    1. Oi, Humberto, como vai? Lamento pelo seu acidente, mas fico feliz em saber que você está buscando algo para fazer. Quanto ao material para mosaico, eu nao trabalho com essa técnica, então compro materiais em qualquer lugar, não saberia te indicar um lugar melhor para vc comprar as pastilhas… Obriad apelios elogios ao meu trabalho, e continue porcurando uma atividade que você possa fazer, junto com sua habilidade, certamente você terá muito sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *