IMITAÇÃO DE BATIK EM MADEIRA – 24

Olá, pessoal…
Bom domingo para vocês! Como eu falei antes, amanhã é feriado aqui na cidade de São Paulo, então nós vamos aproveitar!
Eu pretendo passar o feriado pintando… E vocês?

Bem, vamos à técnica do dia… Para hoje eu preparei uma técnica que eu gosto muito, o Falso Batik em Madeira. Vejam uma das peças:


Cesto com falso batik

Para quem não conhece, o batik é uma técnica muito tradicional de pintura em tecidos, principalmente em seda. A técnica original consiste em cobrirmos partes do tecido com cera liquida (derretida com aquecimento e aplicada com uma espécie de pincel especial dessa técnica), e depois tingirmos o tecido com tintas líquidas. A cada nova cor que se aplica ao tecido, novas camadas de cera são aplicadas, sempre bloqueando a tinta aplicada, impedindo que essa tinta cubra o tecido e o que já foi aplicado. Ao final a cera é retirada (também com calor) e está pronta a pintura.

Nessa sugestão em madeira eu fiz uma simplificação do batik utilizando um produto que se chama “máscara líquida para artesanato”. A função dessa máscara é impedir que a tinta fixe nas partes da peça que eu desejo manter sem pintura.


Baú com a técnica do falso batik

– Para fazer esse trabalho, prefira peças de madeira natural. Lixe bem as peças e retire o pó.

– Faça desenhos simples na peça com a máscara líquida. Como ela gruda bastante no pincel, utilize um pincel usado e passe sabonete nos filamentos, formando uma espécie de isolante. A máscara é bem líquida e pode escorrer, por isso trabalhe com a peça por partes, sempre colocando-a na posição horizontal.

– Desenhe figuras simples, como flores, arabescos, corações… E aguarde secagem por cerca de 20 minutos. Cubra todas as partes que vc deseja que permaneçam na cor natural da peça. No modelo do baú eu fiz as flores e folhas. A máscara, depois de seca, formará uma película emborrachada sobre a peça.

– Cubra toda peça com uma tinta, passando-a, inclusive, sobre as aplicações da máscara. Nessas peças eu utilizei ó Médium Envelhecedor na cor betume (da marca Corfix), que é um tipo de tinta que tinge a peça. Aplique o envelhecedor com um pincel chato e retire o ecxcesso em seguida com um paninho. Deixe secar bem, por umas duas horas ou mais.

– Retire a película de máscara com a ponta dos dedos, deslizando-os pela peça. Se preferir utilize um paninho limpo e seco para facilitar. Você verá que nas partes aonde a máscara foi aplicada o envelhecedor não fixou na peça, e os desenhos de flores e folhas estão na madeira natural.

– Pinte os motivos reservados com tintas acrílicas decorativas de acabamento fosco nas cores desejadas. Observe que eu deixo um pequeno espaço entre apintura e o fundo envelhecido, criando uam espécie de contorno natural. Deixe secar bem.

– Para finalizar, aplique uma demão de cera em pasta incolor para proteger a pintura e dar acabamento aveludado.

Gostaram? Eu adoro essa técnica… É legal por que o procedimento facilita a aplicação da cor de fundo e dá uma efeito bem diferente… Quem olha a peça não imagina como ela foi feita.

E se você gostou da máscara, veja em meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br uma técnica com esse produto na página ATELIER – PASSO-A-PASSO – CERÂMICA. A técnica chama-se “Estamparia com Máscara”.

Um abraço e até amanhã,
Cristina


3 comentários sobre “IMITAÇÃO DE BATIK EM MADEIRA – 24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *