Por que Matisse?

Há uns dias atrás apresentei meu caderninho Matisse…

E fiquei de explicar o por quê eu o batizei como Caderninho Matisse, então vejam, a próxima dupla de páginas dele:


Dupla “Matisse”

Amo, adoro, sou fã de carteirinha do pintor francês Matisse, um fauvista, movimento assim denominado pelo uso vibrante de cores na época do Modernismo. Fauve, em francês, quer dizer fogo… E esse calor que inspira emana dos quadros desse artista…


A inspiração

E não há nada mais inspirador que um artista que nos encanta, não é mesmo? Adoro as estampas que ele pintava em seus quadros, as cenas cheias de tecidos coloridos, com desenhos que me levam para longe…

Essa foi a inspiração aqui!


… é Matisse!

E para fazer essa página dupla, eu usei um material que adoro e que inspira também, o guache. Primeiro pintei os fundos das páginas com um tom de azul cerúleo misturado com branco.

Depois, na primeira página, usei um carimbo para estampar a imagem das flores, e depois pinte os detalhes (pétalas e folhas) com cores de guache. Aproveitei para fazer um barrado verde também…

Na página ao lado eu fiz mini-florzinhas com o cabo do pincel, sempre com guache. Imprimi os textos no computador, recortei e colei nas páginas. Recortei também um detalhe de uma das telas de Matisse, em fotocópia preto e branco, que depois foi pintado com guache.

Fiz os contornos em preto, com tinta guache preta e o aplicador fine linner. Colei a figura pintada na página e pronto!

Amanhã tem mais, pessoal!


10 comentários sobre “Por que Matisse?

  1. Oi Cris, tudo bem?
    Que bela inspiração Matisse te deu.
    Vc viu a mostra dele na PInacoteca? Acho que foi em 2009…
    Bjos
    PS: mas que calor faz nessa cidade hein? Não estou aguentando….
    Eu li o seguinte ontem no face: “aqui faz tanto calor que, se alguém me tratar friamente eu agradeço”!
    Estou pensando assim…rs.
    FÃ nº 6.

    1. Oi, Maristela! Adoro, adoro adoro o Matisse! Sim, fui na Pinacoteca, que, aliás, é um local que ADORO também. Foi demais!
      Ah, sobre o calor, adorei isso! Estou quase morrendo… Mas vivo dizendo que prefiro o calor, então agora tenho que aguentar… Beijos!

  2. Cris, bom dia
    Eu também gosto muito da Pinacoteca, tenho fotos lindas tiradas lá.
    Quando fui ver a mostra do Matisse vi uma coisa muito legal também. Um monte de tigelinhas de louça branca de vários tamanhos dentro de uma piscina rasa pintada de azul. O ar era injetado na água, as tigelinhas se moviam e faziam um barulhinho maravilhoso feito música. Vc lembra?
    Bjos.

  3. todo dia fico esperando pra ver o que tem de novo no seu blog , cada dia me encanto mais por ver quanta criatividade e inspiração vc tem . um abraço e parabens pelo caderno .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *