1 post por dia,  Trabalhos em Papel

AQUARELA SOBRE PAPEL (PRIMEIRA AULA) – 206

Olá a todos, bom dia…

Hoje eu trouxe um trabalho diferente, que foge um pouco do meu estilo, mas vale como dica de técnicas para vocês, uma pintura em aquarela sobre papel. E como eu pretendo falar mais sobre essa técnica e esse material, resolvi dividir esse post em duas partes, então hoje seguem as primeiras explicações e amanhã irei complementar. Espero que vocês gostem dessa proposta, e se for bem aceita, até pretendo fazer o mesmo com outros materiais, contando um pouco sobre cada produto, como se utilizam, quais suas características e até algumas dicas úteis. Não deixem de mandar seus comentários, ok?

Vamos lá, primeiro post de aquarela:


Paisagem em Aquarela

A pintura com aquarela é uma das técnicas artísticas mais difíceis. Isso porque não dá para fazer correções nessa técnica e nossos eventuais “erros” devem ser incorporados ao projeto.

Para quem não conhece a aquarela, esse tipo de tinta pode ser encontrado em duas versões: pastilhas (ou tabletes) e bisnagas. A aquarela é um tinta solúvel em água, com intensa pigmentação e acabamento fosco, que permite um alta diluição mantendo a intensidade da cor. Na composição a aquarela se assemelha ao guache, e não tem nenhuma relação nenhuma com tintas acrílicas.


Aquarelas em pastilhas


Aquarelas em bisnagas

As aquarelas em pastilhas devem ser diluidas na hora do uso com o pincel carregado de água. Você vai pegando a tinta diretamente no estojo e aplicando-a na sua pintura. Já as aquerelas em bisnagas devem ser usadas como todas as tintas que vêm em bisnagas ou frascos, colocando um pequena quantidade em um godê ou pratinho e diluindo com água em seguida.

Na aquarela não existe a cor branco, o branco, quando utilizado, é na verdade tinta guache. mas o correto mesmo, nessa técnica, é que o branco seja o papel sem pintura, ou seja, as pertes mais claras e luminosas da pintura devem ser feitas deixando o papel sem pintar.

Para isso existe um produto específico que se chama “Máscara Líquida para Aquarela”. Essa máscara eu até já utilizei aqui em algumas técnicas em madeira, se vocês procurarem como Máscara Líquida para Artesanato ou Máscara Líquida para Aquarela irão encontrar outras referências aqui no blog. A máscara é um tipo de borracha líquida que forma uma película protetora, que impede que a tinta fixe no papel. Depois de aplicada, a máscara seca em 15 a 20 mintuos. Aí então é feita a pintura e ao final, quando a aquarela já está bem seca, retiramos essa película facilmente com os dedos, e as áreas cobertas ficarão em branco, apenas no papel.

A aquarela é um pintura caracterizada pela transparência e sobreposição de cores, e é possível criar uma infinidade de novas cores e tons com essas tintas. Um exercício que fazemos durante um curso de aquarela é pintar uma paisagem com uma única cor, como no modelo abaixo:


Paisagem em verde

Eu fiz um curso de aquarela no ano de 1998 co um artista premiado d aminha cidade, Santo André – SP, o Carmelo Gentil. Foi muito interessante, e embora eu não tenha me dedicado mais às técnicas “clássicas” da pitnura em aquarela, que era o estilo desse meu professor, o que aprendi com ele me ajudou muito em meus outros trabalhos.

Seguem abaixo mais algumas das minhas primeiras aquarelas:


Paisagem marinha – essa foi uma das primeiras que fiz, ainda sem a orientação do professor


Paisagem em Aquarela – essa já foi feita com a orientação do meu professor

Bem, pessoal, por hoje é isso, amanhã vou continuar falando dessa técnica, ok? Mandem seus comentários…


23 Comments

  • toninhs

    OLá Cristina
    Fiquei muito feliz com as noticias sobre o seu pai.
    Acho lindo pintura aquarelada . Tenho vontade de aprender para fazer cartões e com estas dicas vou ate tentar fazer sozinha.
    bjsssssssssssssss

    • Cristina Bottallo

      Oi, Toninha, obrigada, realmente as coisas estão melhorando… E faça seus cartõe, mas não se esqueça de me mandar as fotos, viu? Beijos…

  • Vanir

    OI, Cristina,
    Tudo bem?
    Fiquei super contente por saber das melhoras de seu pai…Também passo por isto e sei muito bem como são as coisas….
    Seus posts continuam o máximo….
    Beijos da Vanir

    • Cristina Bottallo

      Pois é, vanir, não é nada fácil ter uma pessoa doente na família, mas faz parte, né? Mas ele tá melhorando mesmo, obrigada, viu? Beijos…

  • Flames

    Cris,
    Adorei as dicas sobre a técnica da Aquarela! Você é muito didática e ensina com muita naturalidade, e os exemplos ajudam quem não tem experiência! … Você começou seu livro e tá ficando muito bom!!!!
    Sempre gostei de aquarela, pois acho uma pintura tão delicada e suave! Tenho lápis aquareláveis(escolar) e, às vezes, brinco um pouco com eles! O efeito não é o mesmo, mas gosto do resultado assim mesmo!!
    Tenha uma boa semana!
    Bjo.

    • Cristina Bottallo

      Adorei seu comentário, Flames, eu estava desanimada por não conseguir levar esse projeto do livro adiante no ritmo que eu gostaria, mas saber que vocês estão gostando da ideia e que o materials erá bem-vindo é muito bom. Com essa situação do meu pai meus planos mudaram um pouco, mas estou preparando o livro, é só uma questão de tempo…
      Beijos!

  • Cristina Lombardi

    Olá, Cristina
    Primeiramente peço desculpas em usar este espaço para peguntar acerca da saúde de seu pai. Fui aluna do prof. Marcelo na Estácio, no bairro de Interlagos, e acho que não anotei o e-mail de seu irmão corretamente e, por esta razão os e-mails estão retornando. Como está a saúde de seu pai? Espero que esteja melhor. Vários alunos tem perguntado mas como não temos mais aula com o Marcelo quase que perdemos o contacto. Se puder repassar meu e-mail para ele, agradeceria.
    Parabéns pelo teu trabalho, realmente, você é muito talentosa. Teu irmão sempre elogiou muito teu trabalho em nossa sala de aula, e agora posso comprovar que realmente não era somente “confete” de irmão.
    Parabéns!

    • Cristina Bottallo

      Olá, Cristina, fiquei muito feliz com sua mensagem! Eu e meus irmãos somos “corujas”, um sempre eogiando e promovendo o outro… Mas o Marcelo é asism todo carinhoso mesmo, vou passar sua mensagem para ele, fique sossegada. Meu pai segue internado, ele está se recuperando, mas ainda não tem previsão de alta… Estamos otimistas, rezando e torcendo admirados com sua força. Eu agradeço sua atenção, viu? Beijos…

    • Cristina Bottallo

      Olá, Cristina, fiquei muito feliz com sua mensagem! Eu e meus irmãos somos “corujas”, um sempre eogiando e promovendo o outro… Mas o Marcelo é asism todo carinhoso mesmo, vou passar sua mensagem para ele, fique sossegada. Meu pai segue internado, ele está se recuperando, mas ainda não tem previsão de alta… Estamos otimistas, rezando e torcendo admirados com sua força. Eu agradeço sua atenção, viu? Beijos…

    • Cristina Bottallo

      Olá, Snadra, como vai? Bem-vinda ao meu blog… Fico feliz em saber que você gostou das minhas sugestões…
      Infelizmente eu não tenho como enviar desenhso por e-mail, mas coloco vários passos e até mesmo alguns riscos aqui no blog, é só voc~e dar uma olhada…
      Um abraço,
      Cristina

  • Vinicius

    Bom dia Cristina achei lindo os seu trabalhos…eu gostaira de aprender a aqurelar qual tinta vc achei q eu devo proucurar para eu poder começar a aprender?

    • Cristina Bottallo

      OlÁ, Vinícius, como vai?
      Você pode começar com qualquer marca de aquarela… A Sakura é boa e mais barata, a Reeves também.
      Bom trabalho!

  • DilmaOliveira de Mendinça

    Cristina , achei sua ideia maravilhosa, pois estou a procura de pintar papel para eu fazer um trabalho de decoupage.Eu quero pintar guardanapo rendado de tampar bolo em um só tom.Mande-me uma solução.
    por favor.Bjssss Dilma Mendonça.

    • Cristina Bottallo

      Ah, que legal, Dilma, que bom que você gostou. Aqui tem um montão de ideias para quem gosta de trabalhos manuais e artes. Beijos e fique por perto…

  • siomara Pereira dell arno

    Oi,Cristina! Conheço teus trabalhos desde muito tempo,quando te via na tv!Que surpresa agradável te encontrar depois de tantos anos! Estou anciosa por fazer as aulas de aquarela!Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *