XÍCARAS DE CHÁ COM PINTURA FLORAL- 26

As técnicas em porcelana e vidro são sempre muito apreciadas, afinal podemos fazer peças utilitárias também… Então vejam a sugestão de hoje:


Xícara com estampa floral

É bem fácil de fazer, mas observe que apenas as tintas específicas para esse tipo de material e que fixam a quente podem ser utilizadas em peças de porcelana a vidro. A tinta que utilizo é a Decorfix 150, que é a linha de tintas acrílicas da marca Corfix e que fixa em forno doméstico (a gás ou elétrico), na temperatura de 150 graus, que é o mínimo dos fogões…

Primeiro limpe bem as peças com água e sabão, enxugue-as e passe um apninho com álcool para retirar qualquer resíduo de gordura.

Depois escolha uma cor para pintar as bordas dos pires e xpicaras (eu escolhi o azul). Utilize um pincel chato de pêlos macios.

Por fim, faça as florzinhas e folhas com bolinhas, utilizando o cabo do pincel. Primeiro faça as bolinhas maiores, que são as flores, e deixe secar bem. Depois faça as bolinhas brancas menores, que são os miloinhos das flores. E por fim faça bolinhas mais estreitas, inclinando o cabo do pincel, para imitar as folhinhas. Pronto!

Agora é só deixar secar bem por 24 horas e levar para fixar em forno caseiro, na temperatura de 150 graus (ou o mínimo do forno), por 35 minutos.


Conjunto de chá…

Fica bacana, é fácil e útil!

Beijos e até mais,
Cristina
www.cristinabottallo.com.br


12 comentários sobre “XÍCARAS DE CHÁ COM PINTURA FLORAL- 26

  1. Oi, Bianca… Achoq ue sua amiga iria adorar um jogo de chás pintado por vc! Já pensou, que bacan? Exclusivo e bonito…E é bem fácil mesmo, faça sim, quem sabe vc até pega umas encomendas depois…
    Bom trablaho e boa sorte!
    Beijão…

  2. Cara Cristina, seus trabalhos são maravilhosos. Estou deslumbrada!
    Gostaria de saber, se vc puder me explicar, como se escreve em xícaras e canecas.
    Qual o material que se usa pra escrever e ficar bem feitinho.
    Obrigada e abraços.

    1. Olá, Elaine, obrigada! Bem, quanto à sua pergunta, você pode utilizar as tintas Decorfix 150 para canetar. Esse tipo de tinta “para canetar” é mais fluída e própria para escritas e tracejados. E você deve utilizar as canetas bico de pena, que também são próprias para essa técnica. A Corfix, que faz as tintas, também vende a caneta, mas você pode encontar canetas bico d epena em qualquer papelaria boa. E para ficar bem certinho, é preciso praticar um pouco, não é muito fácil… Mas dá para fazer. Bom trabalho e bem-vinda ao meu blog.

  3. Muito obrigada Cristina, pela atenção em me responder. Vc foi muito esclarecedora e vou tentar fazer o que vc disse.
    Quero pintar uma fôrma de bolo (aquelas de buraco no meio) de louça para dar de presente a uma amiga.
    Dá pra fazer esse tipo de pintura em louça branca tbm? Existem aqueles xicrões tbm de louça) que tbm tenho vontade de fazer esse trabalho tão bonito.
    Sempre gostei de artesanatos. Eu fiz muito biscuit, mas tive uma intoxicação muito séria pela tinta a óleo e pelo verniz. Tive que parar imediatamente. Agora estou bordando toalhas, faço caixas de presente (papelão) e agora quero fazer esse trabalho de pintura em porcelanas e/ou louças.
    Grande abraço e aguardo anciosa pela sua resposta.

    1. Olá, Elaine, fico feliz em saber que ajudei.
      Dá para pintar essas peças de louça com a Decorfix 150, sim, ams recomendo que você sempre aplique a pintura em partes da peça que não irão receber diretamente a comida ou bebida. E sobre essa forma de bolo, recomenda que ela seja usada apenas para ser vir, porque se for levada ao forno várias vezes em temperaturas variadas, pode ser que a tinta craquele e saia com o tempo.
      E que bom que as tintas de hoje são a base de água, né? Dá para fazer muitas coisas legais sem esse problema dos produtos… Bom trabalho e beijão!

  4. Muito obrigada, mais uma vez, Cristina.
    Vou repensar sobre a fôrma. Estou ainda pensando se dou um jogo de xícaras pintadas por mim ou essa fôrma mesmo. Vou resolver, mas muito obrigada por sua atenção e pode ter certeza que virei mais uma fã sua e de seus trabalhos.
    Já adicionei seu blog nos meus favoritos e sempre vou entrar pra ver as novidades. Como eu disse, eu amo artesanatos.
    Grande beijo e que Deus te abençoe!

  5. Oi Cristina, boa noite!
    Vc pode me esclarecer duas dúvidas? Então, é o seguinte:
    Eu tenho pouca facilidade pra desenhar, então eu te pergunto se posso fazer os riscos com um lápis ou usar carbono antes de pintar?
    A outra dúvida é quanto ao meu forno, que tem a temperatura mínima de 180º. Como devo proceder nesse caso?
    Desde já, agradeço novamente a sua atenção.
    Bjus

  6. Olá Cristina, mais uma vez estou escrevendo…
    Vc poderia me tirar duas dúvidas? Então lá vai…
    A primeira é quanto aos desenhos, eu não tenho habilidades pra desenhar, então quero saber se posso usar um lápis pra fazer os riscos ou até mesmo carbono, antes de pintar.
    A segunda é quanto ao meu forno que tem a temperatura mínima de 180º. Nesse caso, como devo proceder?
    Uma outra pergunta que queria fazer é a respeito de uma tinta que já vem dentro de uma caneta, dizem que é para pintar porcelanas tbm. Na papelaria eles oferecem tbm esse material, por isso que eu estou te perguntando isso, pois não conheço e gostaria de um conselho seu a respeito, se não for incômodo p/ vc.
    Desde já, agradeço a sua atenção, Cristina.
    Beijão.

    1. Olá, Elaine, vamos lá… Os desenhos podem ser transferidos para as peças com carbono próprio para porcelana, que é feito de grafite, ou com lápis dermatográfico, que pega em vidro e porcelana. A tempertaura mínima dos fornos varia entre 15, 160 ou 180 graus, e acredito que você não terá problemas para queimar suas peças, apenas deixe-as na grade mais alta, um pouco afastadas das chamas, por precaução. Eu, pessolamente, nunca usei essas canetas com tinta para porcelanas, sei que existe da marca Pebeo, francesa, que é muito boa, e da Compactor, nacional, mas como falei, eu nunca usei. O ideal seria você entrar em contato com os fabricantes. De todo modo, devem funcionar bem, afinal se as canetas são feitas coma s tintas próprias, não há porque não dar certo.

      Bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *