COLAGEM COM FLORES PRENSADAS EM PAPEL ARTESANAL – 208

Oi, pessoal, boa tarde…

O post de hoje segue a linha de trabalhos em papel… E é tão bom fazer trabalhos assim, não é mesmo? Eu adoro… Ainda mais combinados com as flores prensadas:


Colagem de flores prensadas sobre papel

Essa sugestão vale para vocês aplicarem em diversas peças: páginas de scrapbook, cartões, quadrinhos decorativos, capas de agenda e cadernos artísticos. E a ideia é bem simples, flores prensadas coladas sobre papéis artesanais feitos com fibra de bananeira e depois colados em papel colorset colorido.

A secagem das flores vocês já conhecem, é feita em prensa, entre folhas de papel mata-borrão, papel jornal e toalhas descartáveis de papel (procure aqui no blog posts anteriores com o passo-a-passo dessa técnica, e no meu site você também irá achar).

A composição aqui é que faz a diferença, usei poucas flores coladas sozinhas sobre retalhos de papel artesanal de fibra de bananeira, que é um papel bem interessante. Ao cortá-lo com as mãos as fibras ficarão aparentes e irregulares, criando um efeito bem interessante. E o melhor é que você pode aproveitar retalhos, pequenas sobras desse papel.

A colagem das flores deve ser feita sobre papel branco. Eu utilizei retalhos de papel para aquarela, mas você poderá usar papel canson ou similar, desde que seja um papel mais encorpado. Isso porque as flores, depois de prensadas, ficam um pouco transparentes e a colagem sobre fundos mais escuros não fica com o acabamento muito bom.


Outro modelo de colagem

As flores podem ser coladas com a cola grude, que eu também já ensinei a fazer aqui em um post anterior. Ou, se você quiser, pode utilizar cola gel para decoupage. Já as colagens do papel canson ou para aquarela sobre o papel artesanal e este sobre o colorset (que foi o papel utilizado para fazer as montagens), pode ser feito com cola branca.


Mais um modelo…

Para finalizar, aplique uma demão de verniz spray fosco, que serve para proteger a colagem e fixar ainda mais as flores e folhas prensadas. Depois é só utilizar suas colagens para fazer a peça decorativa que você quiser…


… e mais uma ideia.

E se você quer saber mais sobre essa técnicam veja na LOJA do meu site os produtos que ofereço para secagem com prensa, como a prensa e uma revista especial sobre a técnica:

Amanhã tem mais, pessoal!


9 comentários sobre “COLAGEM COM FLORES PRENSADAS EM PAPEL ARTESANAL – 208

  1. bom dia, cristina. seus trabalhos estão cada dia mais maravilhosos. parabéns! gostaria de saber se você vende esses papéis de fibra de bananeira. moro em juiz de fora, minas. e aqui não tem nada dessas coisas. se você vender, estou interessada. se não vender, sabe onde posso adquiri-los? um grande beijo, christina.

    1. Oi, Christina, obrigada pelos elogios ao meu trabalho. Eu não vendo esses papéis, mas aqui em SP há uma empresa chamada VSP Papers, eles vende, e devem ter um site, procure no google. Beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *